Skip to main content

Vem cá, conta pra gente. Quais são os emojis que você mais usa? Seriam as carinhas chorando de tanto rir (????) e rolando de tanto rir (????) para responder os memes dos amigos? Ou seria o famoso like (????) para dar um OK quando está com pressa? Talvez as mãos em prece (????) para agradecer algo ou alguém?

Não, o Adnews não ativou o mood stalker. É que nesta segunda-feira (17) celebramos o Dia Mundial do Emoji, as divertidas figurinhas que dão aquele toque especial nas conversas online, sendo utilizados em diversas plataformas, como redes sociais, aplicativos de mensagens e até mesmo e-mails. A data existe desde 2014 e foi criada pelo fundador da Emojipedia, Jeremy Burge, como forma de promover a utilização das figurinhas, mas as famosas carinhas surgiram há mais de 20 anos e passaram por várias mudanças até chegarem aos padrões atuais.

E se você está se perguntando o motivo do dia 17, aqui vai a Apple lançando tendências novamente. A data foi escolhida por conta do emoji de calendário do iOS, que mostra a data de 17 de julho. Desde então, a celebração foi incorporada também pela Microsoft e pelo Android, que passaram a exibir a mesma data em seus calendários.

Uma curiosidade é que os emojis são regulados pelo Consórcio Unicode, ou seja, eles possuem um padrão que garante que sejam exibidos corretamente em diferentes dispositivos e sistemas operacionais. Mas, essa não é a única curiosidades que você provavelmente não sabia sobre as carinhas. Tem cada história curiosa em torno delas! Vem cá descobrir.

#1 Um emoji para chamar de seu

Pouca gente sabe, mas qualquer pessoa pode sugerir emojis novos. Para que isso aconteça, é preciso atender a alguns critérios, como justificar porque a figura é necessária e comprovar que há demanda (aqui pensando qual é a demanda para um emoji de pager (????)…). Não é possível sugerir figuras que tenham marcas famosas, divindades religiosas, conteúdo ofensivo ou algo muito específico, como bandeiras de cidades. O processo entre o envio da sugestão, aprovação e lançamento do emoji pode levar até um ano e meio!

#2 Monitorar emojis o Tio Musk ainda deixa

O site Emoji Tracker monitora em tempo real o uso de cada emoji no Twitter. Os números são atualizados com base na análise de todos os tuítes publicados desde 2013, ano de criação da plataforma. Atualmente, o primeiro lugar é a carinha chorando de rir (????).

#3 Emoji ganha até prêmio

Desde 2017, todos os anos, a Emojipedia realiza o World Emoji Awards, premiação que reconhece os ícones mais utilizados no mundo. A votação é realizada por meio de análise do número de visitas às páginas da Emojipedia, e também por votação no Twitter. O emoji da seringa (????), muito associado à vacinação contra a Covid-19, foi eleito o mais representativo de 2021.

#4 Temos dados

O emoji mais utilizado em todo o mundo é a carinha chorando de rir (????), seguida pela carinha chorando copiosamente (????) e pela carinha de súplica (????). De acordo com a Emojipedia, ao menos metade dos comentários do Instagram incluem um emoji. No Twitter, um em cada cinco tweets também são acompanhados das figurinhas.

#5 Não entenda mal

A imagem de bater palmas (????) na China é considerada tão inapropriada, sexualmente falando, quanto o uso da berinjela (????) e do pêssego (????) no Brasil. No oriente, o símbolo sugere “fazer amor” e só deve ser enviado entre casais.

#6 Dislike?

Na Grécia, o polegar para cima (????), símbolo conhecido como curtir ou like, é considerado ofensivo.

E aí, curtiu? Então, toma aqui um coraçãozinho (❤️).

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.