O ato de se comunicar pode parecer mais fácil hoje em dia, com o avanço da tecnologia e a facilidade de se obter informações, porém, saber o que falar e saber como falar são habilidades diferentes.

Sirley Maciel, especialista em oratória, nos lembra uma citação do inglês David Ogilvy, pai da publicidade: “Comunicação não é o que você diz, mas sim o que os outros entendem. Dizer o que você pensa ou falar na lata só vai aumentar as chances de ser incompreendida”.

A fala não pode ser apagada nem retirada, não é possível pegar de volta o que já foi dito. Mas como é possível falar o que quer ou o que precisa, e se comunicar sem provocar conflitos? Separamos algumas dicas para melhorar sua comunicação. Confira:

 

1. Saiba a hora certa de falar

Perceba que há hora certa, contexto certo e forma certa de falar cada coisa. Assim como não se deve festejar em um enterro, não é legal falar sobre trabalho em momentos de lazer com seus colegas.

 

2. Evite ruídos

Quando algo é direcionado a alguém, fale especificamente para esta pessoa. Se você precisa dizer algo para a pessoa A, evite comentar com a pessoa B, isso apenas causa intrigas e fofoca.

 

3. Seja racional

Não se deixe levar pelas emoções, explodir e dar de dedo na cara de alguém apenas tira sua razão e prejudica a própria imagem.

 

4. Busque aprender com a prática

Desenvolva suas habilidades com relações interpessoais e oratória. Conhecimento torna qualquer tarefa mais fácil.

 

5. Preste atenção na suas expressões faciais

Aposte na comunicação não verbal. Ela é responsável por 55% do entendimento de outros sobre o que estamos falando. Se sua imagem não condiz com o que foi dito, não terá credibilidade.

 

6. Use a autocrítica construtiva em seu favor

Seja seu principal crítico. Autoconhecimento, autodesenvolvimento e autofeedback são a melhor forma de analisar seu comportamento e resultados para melhorar.

 

“Com essas técnicas, dicas e orientações, você pode desenvolver o seu poder comunicacional e poderá enfrentar esse grande desafio da humanidade: a comunicação eficiente e assertiva”, afirma, Sirley.