Skip to main content

Para amenizar os impactos negativos causados pela pandemia do coronavírus para a população idosa, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, junto com a Schutz, empresa do grupo Arezzo&Co., firmaram parceria para impulsionar a campanha “Um gesto de carinho para ninguém ficar sozinho”, que estimula o envio de mensagens para os mais de 18 mil idosos em situação de vulnerabilidade social e isolados das famílias ou pessoas queridas.

“Este é um dos públicos prioritários para o Governo do Estado de São Paulo e que, desde o fechamento dos Abrigos (em 17 de março), tiveram as visitas suspensas visando à saúde física”, explica Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. “O cuidar emocional e metal são pontos essenciais para continuarmos unidos no enfrentamento da pandemia, especialmente agora com as festas de final de ano”, detalha a Secretária de Estado.

Esta é a segunda edição da campanha que tem como objetivo levar uma palavra amiga, um gesto de carinho e conforto psicológico aos idosos abrigados em equipamentos de todo território paulista. Em março, em parceria com o Ministério Público de São Paulo, a ação fomentou o envio de mais de 850 cartas e e-mails, além da doação de máscaras de pano.

Para a Diretora de Comunicação Institucional da Secretaria, Barbara Bayer, firmar parcerias como esta contribui para o alcance da comunicação, engajamento da população e reforça o nosso compromisso como cidadãos e sociedade. “Esta campanha é um ato genuíno de amor para idosos que muitas vezes têm vínculo familiar parcialmente rompido ou interrompido ou foram vítimas de violência”.

A campanha está sendo disponibilizada nas mais de 82 lojas físicas da Schutz em todo o Brasil, onde os visitantes poderão escrever sua mensagem e depositar na urna. As cartas serão higienizadas e enviadas para os abrigos no dia 28/12. Já os consumidores que quiserem participar online poderão enviar mensagens para o e-mail: [email protected].

“O projeto foi uma forma de manifestar amor ao próximo, em um momento tão delicado que precisamos de mais amor e cuidado, além dos cartões para os asilos, distribuímos cartões na nossa flaghship localizada na rua Oscar Freire, para incentivar nossas clientes e passantes para entregar uma mensagem a alguém especial, ou deixar uma mensagem para a próxima pessoa como forma de surpresa”, afirma Ana Carolina Luz, Coordenadora de Trade Marketing da Schutz.

Outras iniciativas para os idosos durante a pandemia

Além do projeto, foi criado e publicado uma Cartilha de Orientações Técnicas para todos os técnicos responsáveis pelos abrigos institucionais e gestores municipais, atualmente disponível no site da pasta, e para subsidiar a substituição de funcionários (nos casos de suspeita de diagnóstico do coronavírus quando é devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência), além da hospedagem de idosos em hotéis, que acompanhados pela rede de assistência social, fornece todo o suporte necessário para sua recuperação, e em caso de agravamento, transferido para atendimento hospitalar.

A ampliação do programa ‘Viva leite’, distribuindo 15 litros de leite a mais por mês, enriquecidos com Ferro e Vitaminas A e D, além da doação de 77 mil latas de suplementação alimentar pela empresa Nestlé, o que garantirá uma nutrição com alto teor de proteínas, cálcio e vitamina D, por 2 meses, para os idosos em acolhimento.

E em conjunto com Ministério Público de São Paulo via CAO Idoso – Centro de Apoio, foi organizado um grupo de trabalho para o alinhamento de todas as ações relacionadas a Covid-19 nas instituições de longa permanência de idosos. Entre as ações implementadas, há o monitoramento dos casos nos equipamentos.

Leave a Reply