Skip to main content

Que o corpo cansa depois de um dia longo de trabalho, todos nós sabemos. Mas, você sabia que o seu cérebro também cansa? Pois é, e esse cansaço mental se agrava ainda mais no contexto em que estamos vivendo já que o excesso de videoconferências e acesso às telas aumentaram.

Empreendedores e publicitários vivem sob constante pressão, estão entre as principais pessoas que sofrem com o cansaço e o esgotamento mental. Mas, a verdade é que este é um problema que pode acontecer com qualquer um de nós.

E é aí que entram os suplementos naturais para o cérebro. Produtos que aliviam o cansaço e o estresse da mente, melhorando o funcionamento cerebral.

São substâncias naturais, que agem diretamente no sistema nervoso central, melhorando aspectos como:

● Memória;

● Concentração;

● Foco;

● Capacidade de aprendizado.

E ainda contribuem para combater a sonolência durante o dia, a fadiga e o cansaço mental. Confira:

 

Ômega 3

omega 3

O ômega-3 é um ácido graxo, uma gordura natural saudável, que faz bem para o cérebro e para o coração. De acordo com o site biohigh.com.br, um dos principais benefícios do ômega 3 é estimular a memória. Portanto, é um bom suplemento para manter a mente fresca.

A presença adequada de ômega 3 no organismo, também promove a melhora na capacidade de leitura. Além de ajudar a atenuar os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Onde eu posso encontrar o ômega 3?

Além de encontrar o ômega 3 como suplemento alimentar, você também pode obter esse nutriente dos seguintes grupos alimentares:

1. Peixes e frutos do mar: sardinha, salmão, arenque, atum, entre outros;

2. Algumas pimentas: chia, amendoim, linhaça;

3. Plantas e frutas oleaginosas: amêndoas, castanhas e nozes.

Você também encontra o ômega 3 no óleo de fígado de bacalhau.

 

Taurina

Taurina

A taurina é outro suplemento alimentar com ação direta no sistema nervoso central. É um aminoácido não essencial.

Ou seja, é um nutriente produzido pelo organismo humano e também encontrado em alguns alimentos, entre eles as carnes, os peixes e o leite.

Suas propriedades incluem:

1. Desintoxicar o organismo;

2. Fortalecer a imunidade;

3. Prevenir o diabetes;

4. Melhorar a concentração.

Isso ocorre porque, no sistema nervoso humano, a taurina aumenta os níveis de Gaba, principal neurotransmissor que é responsável por promover a calma, o relaxamento e a concentração.

 

Cafeína

Cafeína

Já a cafeína, uma substância encontrada principalmente no café, é um estimulante do sistema nervoso central. Isso porque ela diminui a ação da adenosina, um neurotransmissor responsável pelo sono e por inibir o estado de alerta no nosso organismo.

Portanto, a cafeína afasta o sono durante o dia e o cansaço, deixando você mais ativo para suas tarefas diárias. Importante destacar que o consumo da cafeína não deve ultrapassar 300 mg por dia, seja como suplemento alimentar ou como parte da sua dieta.

Mas cafeína tem algum outro benefício para o funcionamento cerebral?

Alguns estudos indicam que a cafeína também estimula a produção de serotonina e dopamina. Portanto, ajuda a atenuar os sintomas da depressão e quadro depressivo.

 

L-Teanina

L-Teanina para cansaço mental

Não tão conhecido quanto os outros três, o suplemento alimentar L-Teanina é um dos mais eficazes para melhorar o funcionamento cerebral.

A L-Teanina é uma substância encontrada somente em algumas plantas, como o chá verde e o cogumelo xerocomus badius. É um aminoácido não essencial, e não produzido pelo corpo humano. Mas, traz benefícios à nossa saúde podendo ser utilizado como suplemento ou como parte da sua alimentação.

Muito utilizada em vários países orientais, a L-Teanina aumenta os níveis de serotonina e dopamina. E desta forma proporciona mais concentração e melhora o funcionamento cognitivo.

Permitindo que o cérebro desempenhe melhor suas funções como o raciocínio e maior capacidade de atenção.

Além de tudo, a L-Teanina também melhora o humor. Pois combate o cortisol, principal hormônio do estresse.

 

Concluindo

Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. E um bom suplemento natural para o cérebro pode ser o que faltava para você ter mais qualidade de vida.

E uma última dica: antes de iniciar o consumo é recomendado consultar um profissional médico da sua confiança.

Até a próxima!

Leave a Reply