Skip to main content

Como extensão da terceira edição do projeto “Eu Sou”, a SouthRock – operadora licenciada da Starbucks no Brasil – anunciou a mais nova iniciativa de empregabilidade para ampliar o seu apoio à comunidade LGBTQIA+. A ação inclui entrevistas de emprego e um programa de capacitação desenvolvido exclusivamente para membros da comunidade transgênero interessados em vagas disponíveis na Starbucks e nas outras marcas operadas pela SouthRock no Brasil.

A iniciativa dá início a um mês de eventos que incentivam a inclusão LGBTQIA+ e compreendem o lançamento do Pride Frappuccino® Blended Beverage, disponível de 16 a 19 de junho e com lucro líquido destinado para ONGs locais em apoio à comunidade LGBTQIA+, e a participação dos partners (como a marca chama seus colaboradores) na Parada do Orgulho de São Paulo, no dia 19 de junho.

Starbucks lidera conversas sobre empregabilidade transgênero

Como a comunidade transgênero historicamente tem menos oportunidades no mercado de trabalho brasileiro, a iniciativa de empregabilidade do projeto “Eu Sou” incluiu workshops sobre como atuar em um ambiente corporativo e em processos de entrevistas. As sessões foram realizadas por parceiros da Starbucks no Brasil em conjunto com uma equipe de psicólogos e profissionais de recrutamento do Nube, empresa privada especializada em promover a entrada de jovens adultos no mercado de trabalho nacional. O Nube também auxiliou na preparação de um kit para entrevistas que incluiu dicas sobre currículo e um teste de habilidades.

O primeiro mutirão de entrevistas de emprego “Eu Sou” aconteceu durante o mês de abril em São Paulo, na loja Starbucks da Rua Haddock Lobo, que orgulhosamente exibiu a bandeira transgênero para receber os candidatos trans. Como resultado, sete pessoas foram contratadas para trabalhar com as marcas operadas pela SouthRock no Brasil, incluindo quatro partners (colaboradores) na Starbucks. Ainda este ano, haverá uma segunda rodada do programa.

“Servir como um lugar acolhedor e inclusivo é essencial para a Starbucks como empresa”, comenta Sandra Collier, diretora de marketing, fidelidade e ESG da SouthRock. “Por meio da expansão do nosso projeto ‘Eu Sou’, a Starbucks no Brasil reforça seu compromisso de fazer mudanças tangíveis e duradouras, facilitando a entrada de membros da comunidade trans no mercado de trabalho.”

Concebido pela VMLY&R para a Starbucks no Brasil, o projeto “Eu Sou” foi lançado em 29 de janeiro de 2020, em apoio ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. Agora em seu terceiro ano, o programa oferece apoio jurídico e psicológico gratuito para partners (colaboradores) que desejam alterar seus nomes e gêneros em suas certidões de nascimento. Desde o lançamento, mais de 70 partners (colaboradores) e membros das organizações brasileiras sem fins lucrativos Casa 1 e Casa Florescer tiveram seus nomes retificados. Com a permissão dos participantes, a jornada emocional do primeiro ano da ação foi registrada para dar ao público uma visão do impacto significativo do projeto. O vídeo ganhou o Grand Prix no Cannes Lions Festival em 2021 e, mais recentemente, dois Effie Awards, além de outros reconhecimentos do setor.

Celebre o Mês do Orgulho na Starbucks apoiando a comunidade LGBTQIA+

Para deixar a comemoração do Mês do Orgulho ainda mais colorida, neste mês de junho a Starbucks no Brasil oferecerá o Pride Frappuccino® Blended Beverage em todas as lojas no país, entre 16 e 19 de junho. O lucro líquido da venda do produto será doado a grupos de apoio à comunidade LGBTQIA+ localizados nas cidades onde a Starbucks está presente, como Casa 1 e Casa Florescer em São Paulo, Grupo Arco-Íris no Rio de Janeiro, Casa Rosa em Brasília, Grupo Dignidade em Curitiba e a ONG Somos em Porto Alegre.

A Starbucks no Brasil selecionou o sabor maracujá para ser a estrela de seu Pride Frappuccino® Blended Beverage 2022. Feita à base de creme, a bebida oferece um blend de purê de maracujá, gelo e leite coberto com chantili de baunilha e calda de maracujá.

Desde 2018, a Starbucks no Brasil trabalha com organizações locais para apoiar ações de inclusão LGBTQIA+ por meio da doação do lucro das vendas de seus produtos, incluindo o Pride Frappuccino® Blended Beverage e camisetas Pride, para ajudar pessoas em situações de vulnerabilidade devido à sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!