A produção intelectual brasileira no SXSW 2023
O Brasil marca presença no maior festival de criatividade e inovação do mundo
Adnews
10.03.2023

Mesmo já tendo acesso à programação do evento, é sempre uma surpresa o que podemos encontrar por lá. O objetivo do SXSW, como eles bem dizem, é “ajudar pessoas criativas a alcançarem seus objetivos”, então enxergo o fator surpresa como diferencial nesse processo.

Na minha primeira ida ao festival, me planejei para assistir aos principais painéis do setor de comunicação. Meu voo atrasou, tive que mudar o roteiro e cai de paraquedas numa sala onde estavam falando sobre “agricultura em Marte”. Esse momento foi uma virada de chave para mim, desde então procuro fugir do óbvio – técnica que tem dado certo e recomendo.
Neste ano, as trilhas do SXSW são pautas pelos seguintes temas: 2050; Advertising & Brand Experience; Cannabis; Engajamento Cívico; Mudança Climática; Criação de Cinema & TV; Cultura; Design; Energia; Filmes & Indústria Televisiva; Alimentação; Indústria de Games; Saúde & Tecnologia Médica; Mercados & Economias; Indústria da Mídia; Música & Tecnologia; Carreiras Musicais; Psicodélicos; Esportes; Startups; Indústria da Tecnologia; Transporte; Viagens & Lazer; Revolução do Local de Trabalho; e Experiência Imersivas & Metaverso.
Assunto é o que não falta.
Para se ter uma dimensão da grandiosidade desse evento, no ano passado, foram 3.520 speakers presentes em 1.446 painéis. E isso só nas conferências, sem contar as sessões de música, cinema e comédia. Ao todo, foram mais de 205 mil pessoas acompanhando o SXSW em todo o mundo, entre o on-line e o presencial.
A presença dos brasileiros vem crescendo a cada edição. Entre speakers, hosts e mentores, em 2023, serão cerca de 40. Nomes como Eduardo Lyra, do Gerando Falcões, Emily Wells, da Pantys, e Natália Arcuri, do Me Poupe!, são alguns dos representantes. Por lá, um dos temas que será mais explorado pelos nossos conterrâneos, é a tecnologia: da saúde ao agronegócio. Produção de conteúdo, pautas sociais e novas experiências também estar ão presentes.
Para além de conhecer as novidades do mercado estrangeiro, recomendo (muito) acompanhar o que a nossa gente está produzindo aqui no Brasil. Abaixo você confere os painéis brasileiros nesta edição do SXSW. Alguns você pode acompanhar presencialmente, outras também estarão disponíveis no on-line, importante verificar no site e/ou no aplicativo do evento.
SEXTA-FEIRA, DIA 10
Speaker: Yasodora Cordova, Unico
“Breaking Paradigms About the Future of Digital ID”
Friday, March 10
11:30 am
Hilton Austin Downtown
Salon J
SÁBADO, DIA 11
Speaker: Bruno Senna, Senna Foundation
“The (Data) Science of Moneyballing Motorsport”
Saturday, March 11
10:00 am
Four Seasons
Ballroom CD
DOMINGO, DIA 12
“In the Creative Industries Exhibition: Eve Air Mobility, Tecnopuc, Streamshop”
Speaker: Phillip Trauer, Valor Capital
“SXSW Pitch Event: Smart Cities, Transportation & Sustainability”
Sunday, March 12
10:00
Hilton Austin Downtown
Salon DE
Speakers: João Pedro Resende, Hotmart; e Nathalia Arcuri, Me Poupe
“How LATAM Creators Generate Inclusion and Income”
Sunday, March 12
10:00am
Hilton Austin Downtown
Salon K
Speaker: Ronaldo Lemos
“Evolving Content Moderation: The Next 10 Years”
Sunday, March 12
11:30
Hilton Austin Downtown
Salon A
Speaker: Leticia Gonçalves, ADM Associates
“The Space-Age Science Fighting Global Hunger”
Sunday, March 12
11:30am
JW Marriott
Salon AB
Speaker: Adriano da Rocha, Government of the State of Goias
“From Goais to the World: Smart Agribusiness to Save Lives”
March 12, 2023
2:30pm
Austin Marriott Downtown
Waterloo Ballroom 4
Speaker: Dr. Sidney Klajner, Hospital Israelita Albert Einstein
“5 Ways to Use Technology for Health Equity”
Sunday, March 12
4:00pm
Austin Convention Center
Room 5ABC
SEGUNDA-FEIRA, DIA 13
Filmmakers in Competition Dinner hosted by SP Cine
Speaker: Bruno Ávila, City of Amsterdam