Eduardo Tracanella lança consultoria após saída do Itaú e inicia nova fase como empreendedor

Após 27 anos de atuação no Itaú, o ex-CMO Eduardo Tracanella volta ao mercado com o lançamento da consultoria Al.in...

Pedro Aguirra

02.07.2025

Eduardo Tracanella lança consultoria após saída do Itaú e inicia nova fase como empreendedor

Após 27 anos de atuação no Itaú, o ex-CMO Eduardo Tracanella volta ao mercado com o lançamento da consultoria Al.in. A iniciativa marca sua estreia como empreendedor, sete meses após sua saída do banco, que ocorreu no fim de novembro de 2024, em meio a um episódio público relacionado ao uso indevido do cartão corporativo.

Durante esse período, Tracanella optou por manter discrição e se dedicou à concepção de sua nova empresa. A Al.in se apresenta como uma casa de estratégia criativa, com foco em marketing, branding, conteúdo e criatividade.

“O que aprendi de mais valioso com esse episódio todo foram duas coisas. A primeira delas é que a gente tem de estar atento aos nossos ciclos na vida. Talvez eu já tivesse encerrado o meu ciclo no Itaú. (...) Outra coisa que aprendi é que quando você deixa o sobrenome corporativo de uma grande posição (...) pessoas entram e pessoas saem da sua vida. (...) A vida fica mais leve quando as pessoas que pulam do barco pulam, porque elas não deveriam estar com você”, afirma Tracanella.

Segundo ele, o processo trouxe aprendizados sobre como lidar com perdas e redefinir prioridades. “As mágoas acontecem, as cicatrizes ficam, mas a gente tem um compromisso com a vida de ser feliz. (...) Isso é o que eu sempre busquei na minha vida e não poderia ser diferente agora.”

Sobre a relação com o Itaú, Tracanella garante que não há litígios. “Posso dizer, tranquilamente, que sou muito grato pela história que a gente construiu juntos. Virei a página, estou seguindo a minha vida, animado com o futuro.”

Durante o garden leave, período contratual que impedia sua atuação no mercado, Tracanella planejou a estrutura da Al.in. “Já poderia trabalhar com outras empresas e hoje posso trabalhar com qualquer marca, de qualquer segmento. (...) A cultura da Al.in é a de falar depois de fazer.”

A decisão de empreender surgiu após considerar outras possibilidades. “Decidi ir em outra direção porque concluí que tenho paixão por construir marcas. (...) Foi por isso que eu decidi empreender, porque quero usar meu tempo menos para a vida corporativa e mais para criar e contribuir de forma mais ampla para o mercado.”

Sobre o posicionamento da nova consultoria, ele explica: “Durante esse tempo, eu pude pensar muito sobre o que me levou a ter sucesso à frente da marca Itaú. (...) A Al.in nasce para potencializar e reenergizar marcas, a partir dessa crença de que alma mais inteligência são dois ingredientes que, se tratados de forma adequada e bem equilibrada, fazem marcas serem mais fortes.”

A Al.in atuará com marcas de diferentes segmentos e perfis, incluindo anunciantes já consolidados e empresas com marketing menos estruturado. Também poderá trabalhar com agências, veículos e fundos de private equity.

“Se eu for contratado por uma agência de publicidade, preciso trabalhar também junto com os clientes dessa agência. Eu não posso ser um player isolado, tenho que ser um player integrador”, explica.

Inicialmente, a empresa atenderá até dez clientes, com exclusividade por segmento. A escolha por atuar de forma solo neste primeiro momento foi estratégica: “Achei que seria mais sólido, do ponto de vista conceitual, se eu entrasse sem tantas variáveis. Agora, quero estabelecer um conceito, no qual acredito muito, que é o da sociedade por projeto.”

Com relação às dores atuais das marcas, Tracanella aponta desafios comuns. “Hoje, o anunciante, a pessoa que está sentada numa cadeira de marketing, se depara com um contexto que, ao mesmo tempo, é fascinante e um pouco apavorante. (...) Tenho condições, com toda a experiência que tenho e, agora, com uma visão ampla do mercado, de também ajudar as marcas na curadoria de quais caminhos estratégicos percorrer.”

A proposta também inclui ajudar na mediação entre marcas e agências, criadores de conteúdo e fornecedores. “Acho que adquiri o traquejo para falar com fluência o idioma de cada um deles. (...) Eu fazia isso no Itaú e agora estou pronto para fazer isso para outras marcas.”

Este texto não reflete necessariamente a opinião do veículo

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24 | Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental