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Fernando Migrone

Fernando Migrone é vice-presidente de Marketing da Zendesk para a América Latina. Atua com Marketing há mais de 26 anos, tendo o digital como uma de suas principais expertises. Acumula passagens por grandes empresas de tecnologia B2B e B2C, como SAP, Microsoft, Samsung e Nokia, além de consultorias e agências de publicidade. Gosta de desafiar o status quo de onde passa e gerar negócios de alto impacto.

Se a propaganda é a alma do negócio, a experiência, definitivamente, é o coração. A história está cheia de exemplos de campanhas incríveis, cujas frases ou músicas ficaram guardadas na memória de uma infinidade de pessoas, e tiveram impacto positivo na consolidação de marcas e produtos, e também no aumento dos resultados de vendas.

Mas tudo isso pode ser passageiro, se as promessas das campanhas publicitárias não se tornarem realidade. E não estou falando apenas de produtos ou serviços de qualidade. Mas sim dos fatores intangíveis que a propaganda traz, e só uma experiência de qualidade é capaz de replicar.

Vamos tomar como exemplo o Turismo. Esse segmento da Economia possui características únicas (como turistas buscando vivências personalizadas e com baixa tolerância a atrasos, por exemplo) que potencializam o desafio do negócio, ainda mais afetado pela Experiência do Cliente.

Para completar, a indicação tem um peso muito grande na construção da reputação das empresas de turismo. Quando alguém tem uma experiência incrível, ela compartilha com seus amigos e familiares para que tenham a mesma vivência. E quando a experiência é negativa, a palavra se espalha ainda mais rapidamente. Os guias digitais de viagem se popularizaram a partir desse cenário e, hoje, milhares se dedicam, entre outras coisas, a consolidar e compartilhar as avaliações de clientes.

Então não é surpresa que 67% das empresas de turismo planejam aumentar seus gastos com personalização em relação a experiência e suporte ao cliente, como indicou o CX Trends 2023. E o uso de soluções de Inteligência Artificial pode ser o diferencial entre oferecer as férias dos sonhosou se tornar uma grande roubada”.

A IA pode ajudar a aprimorar os esforços de personalização, explorando vastas quantidades de dados e criando recomendações individualizadas para cada viajante. Ela também pode ajudar a tornar mais eficiente e humanoum bot de suporte ao cliente, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

As tecnologias sempre existiram para, de uma forma ou de outra, tornar nossas vidas mais fáceis, produtivas e prazerosas. E, ainda, para tornar os negócios cada vez mais bem sucedidos, até em setores como o Turismo, onde as pessoas buscam desconectar para poder aproveitar o momento. O mundo não para de mudar e, no que diz respeito à relevância no mercado, apenas as marcas que seguem o ritmo das mudanças continuarão sendo admiradas.

* Este conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião do Adnews

 

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