Skip to main content

O Dia Internacional da Mulher é mais do que uma data comemorativa, ele reafirma o impacto das mulheres em todos os setores da sociedade e a representatividade feminina no mundo. Em espaços de celebração do entretenimento como as grandes premiações anuais, percebe-se que as mulheres vêm conquistando cada vez mais posições de destaque.

No último ano, as figuras femininas provaram não ser apenas personagens nas telas: elas estão moldando as narrativas e redefinindo padrões, tanto em premiações glamourosas, quanto em todos os âmbitos da vida cultural.

À medida que mais mulheres assumem papéis-chave na direção e roteirização de filmes e na produção musical, a narrativa do entretenimento torna-se mais rica e plural. O reconhecimento crescente dessas profissionais nas principais premiações é um testemunho das mudanças de paradigmas na indústria do entretenimento.

Acompanhe a leitura e conheça os principais feitos femininos nas mais recentes cerimônias do entretenimento mundial!

A participação feminina nas principais premiações do entretenimento

 

Grammy 2024

No Grammy 2024, as mulheres foram as grandes vencedoras das quatro principais categorias da noite: Álbum do Ano (Taylor Swift), Música do Ano (Billie Eilish), Gravação do Ano (Miley Cyrus) e Artista Revelação (Victoria Monét).

Entre os artistas mais indicados, oito dos nove eram mulheres, com destaque para SZA, líder em indicações da 66ª edição do Grammy Awards com nove indicações ao todo. Outras grandes artistas como Kylie Minogue, Karol G, Tyla e Phoebe Bridgers também conquistaram o troféu de gramofone.

 

Globo de Ouro 2024

A 81ª edição do Globo de Ouro 2024 foi palco de performances notáveis e vitórias inspiradoras para as mulheres.

A força feminina e suas contribuições para a indústria do entretenimento foram reconhecidas em várias categorias, com ganhadoras como Lily Gladstone (Melhor Atriz em Filme – Drama), Emma Stone (Melhor Atriz em Filme – Comédia/Musical), Justine Triet (Melhor Roteiro), Billie Eilish (Melhor Canção Original em Filme), entre outras.

 

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023

No cenário nacional, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 evidenciou o talento das mulheres na produção cinematográfica. De 29 categorias, 23 tiveram pelo menos uma mulher indicada.

Três filmes dirigidos por mulheres, “A Viagem de Pedro”, “Pluft, o Fantasminha” e “Carvão”, ficaram entre os 10 mais indicados, destacando a diversidade de talentos e perspectivas no cinema brasileiro.

Outras estrelas também receberam a homenagem, como Dira Paes (Melhor Atriz) e Adriana Esteves (Melhor Atriz Coadjuvante).

 

Oscar 2024

O Oscar, maior prêmio do cinema mundial, acontecerá com transmissão ao vivo no dia 10 de março de 2024, em Los Angeles, e já bateu recorde de inclusão e representatividade.

Das 22 categorias, 18 apresentaram ao menos uma mulher indicada. Em um terço das indicações as mulheres brilharam e três dos indicados a “Melhor Filme” tiveram direção feminina.

Os principais nomes indicados são Emma Stone e Lily Gladstone (Melhor Atriz), Justine Triet (Melhor Direção), Emily Blunt e America Ferrera (Melhor Atriz Coadjuvante), entre outras estrelas.

 

*Foto de capa: baona / iStock

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens