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Simone Catelli

*Simone Catelli é gerente de Marketing da Globant Brasil, empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras.

Com a chegada da Inteligência Artificial, o marketing, assim como todos os demais departamentos das empresas, está testemunhando um cenário inovador jamais visto na história. E isso, não só no Brasil, mas no mundo todo. Há, portanto, dúvidas sobre como adotar essa realidade dentro dos processos para garantir uma integração eficaz entre a tecnologia e a estratégia.

Segundo o Gartner, uma das principais consultorias de tecnologia no mundo, até 2025, organizações que usam a IA no marketing deslocarão 75% das operações para atividades mais estratégicas, e o tempo para relacionamento também entra nesse mesmo ganho.

Por meio deste dado, é possível afirmar que a chegada dessa tecnologia já vem alterando o mundo do marketing definitivamente, tendo em vista que o profissional ganhou mais tempo para se dedicar a análises estratégicas da função, ofício que só ele pode exercer com excelência, deixando nas mãos da IA outras atividades, como geração e personalização de conteúdo, otimização de design, estudo de tendências, entre outras.

Além disso, é importante destacar que a tecnologia permite ampliar as ações para tornar as marcas mais envolventes, com conceitos ainda mais criativos. Tudo isso podendo ser explorado na variedade de linguagens, ferramentas e estruturas para construir diferentes experiências, produtos e comunicações adaptadas às necessidades do cliente. Imaginem a complexidade que é fazer campanhas a nível nacional, explorando diferentes expressões e costumes para chegar o mais próximo possível da realidade do consumidor?

Embora a IA seja positiva em diversos aspectos, o mercado ainda enfrenta alguns obstáculos para sua aderência mais ampla no país. De acordo com a pesquisa encomendada pela H2R Insights & Trends, consultoria e serviços de marketing, 42% dos profissionais de marketing e vendas têm algum receio em relação à evolução da IA, sobretudo os impactos negativos que podem atingir suas posições.

Este indicador nos chama para a reflexão sobre a importância do investimento em treinamentos de novas ferramentas e a aplicação efetiva da IA nas rotinas do marketing, visando apoiar os profissionais a estarem a par dos benefícios oferecidos pela tecnologia, ao mesmo tempo em que aproveitam o seu potencial.

É preciso explorar cada vez mais a eficiência desta. Por exemplo, entre as funções elementares da IA está a capacidade de integrar dados e de automatizar os processos, atividades que são potencializadas devido à capacidade de coletar e analisar informações de maneira ainda mais eficiente, dando espaço para criação de um material ainda mais atrativo e atualizado.

A IA também permite coletar insights valiosos sobre o comportamento e as preferências dos clientes, assim segmentar o público-alvo e otimizar campanhas em tempo real, colocando sempre a criatividade em evidência em todos os processos. Funções automatizadas que eram inimagináveis há anos atrás.

As vantagens são diversas e a nova era da Inteligência Artificial vai nos permitir uma melhora significativa no fluxo das atividades de marketing, incluindo recomendações personalizadas e análises preditivas de respostas e engajamento baseado em tendências de comportamento.

No entanto, não podemos desconsiderar outros desafios existentes nessa demanda. Se por um lado há eficiência, por outro, a ética e a privacidade dos dados dos clientes devem estar acima de qualquer objetivo das entregas. Além disso, mesmo que seja algo inovador, a adoção e a aceitação do recurso entre os profissionais de marketing requerem esforços contínuos, já que todos os dias temos novidades no setor.

Diante de tantas novidades, desafios e questionamentos sobre o uso da ferramenta, a IA é um destaque, se tratando de inovação. Com os avanços certos e uma abordagem ética centrada no cliente, essa tecnologia promete trazer inúmeros benefícios às corporações.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do veículo

 

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