Skip to main content

A Amazon planeja introduzir anúncios em seu serviço de streaming, o Prime Video, a partir de 2024, à medida que busca investir na criação de programas de TV e filmes. Os clientes Prime do Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e Canadá serão os primeiros a perceberem a mudança, a menos que assinem um plano sem anúncios por um custo adicional. Até o final do próximo ano, o padrão será adotado também na França, Itália, Espanha, México e Austrália. Por enquanto, o Brasil não consta na lista divulgada pela empresa.

Os preços do plano sem anúncios vão variar de um país para outro. Com essa mudança, a Amazon segue os passos de concorrentes, como Disney+ e Netflix, que também introduziram opções de streaming com exibição de anúncios.

A introdução de anúncios em serviços pagos de streaming é uma tendência que se tornou comum na indústria, permitindo que as empresas gerem receita adicional e ofereçam preços de assinatura mais baixos para os clientes dispostos a lidar com a publicidade. A Amazon, com seu amplo conjunto de serviços para membros Prime, pode ser capaz de fazer essa mudança sem um grande impacto em sua base de assinantes, pois a conveniência oferecida pelo pacote ainda é um forte atrativo. No entanto, alguns clientes expressaram decepção pela decisão, porque já pagam por uma assinatura para evitar anúncios.

Para a analista Hanna Kahlert, da Midia Research, algumas pessoas podem aceitar a prática se isso tornar o plano de streaming mais barato.

“A competição não é igual. O público não está apenas tomando a decisão de se inscrever por causa de seu conteúdo ou experiência em vídeo, mas por uma série de fatores de conveniência. Com ou sem anúncios, a Amazon ainda ganha em conveniência, e seu conteúdo é, sem dúvida, um bônus”, explica.

Já o analista sênior da Insider Intelligence, Max Willens, acredita que os níveis suportados por anúncios se tornaram padrão na indústria de streaming, preparando o terreno para a mudança da Amazon.

“É um pouco incomum para a Amazon, que se posiciona incansavelmente como uma empresa que prioriza o cliente, degradar um serviço que oferece a esses clientes, especialmente um serviço cujo preço aumentou 75% desde que foi introduzido pela primeira vez, mas isso não surpreende”, afirma.

Em comunicado, a Amazon enfatizou que seu objetivo é ter significativamente menos anúncios do que a TV linear e outros provedores de streaming de TV”. A empresa também afirmou que entrará em contato com os membros Prime antes do lançamento dos anúncios para mostrar como eles podem se inscrever na opção sem anúncios, se desejarem. Vale ressaltar que as transmissões de eventos ao vivo, como partidas esportivas, ainda vão incluir anúncios, mesmo para quem assinar o plano sem anúncios.

* Com informações da BBC

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????