Skip to main content

Mais uma vez, Anitta fez história no Video Music Awards (VMA) deste ano, a maior premiação de videoclipes do mundo. A cantora brasileira venceu pela segunda vez na categoria de Melhor Artista Latino, com o clipe da música Funk Rave. Ela é a primeira artista a conquistar o prêmio duas vezes em músicas solo, ou seja, sem a participação de outros artistas no trabalho.

A categoria de Melhor Artista Latino no VMA existe desde 2010, e apesar de algumas interrupções, foi reintegrada em 2018. Anitta já havia vencido o prêmio em 2022 com o clipe da música Envolver, e repetiu a vitória este ano.

A conquista de Anitta é notável porque muitos artistas que venceram essa categoria no passado contavam com participações de outros artistas latinos em seus clipes. É o caso de J Balvin, colombiano considerado o “príncipe do Reggaeton”, que já venceu o prêmio de melhor clipe de artista latino três vezes, e de Rosalía, cantora espanhola que competia pelo prêmio deste ano com Anitta e ficou com o Astronauta de Prata (como é conhecida a estatueta do VMA), que venceu duas vezes a premiação.

Noite dos recordes

Além de Anitta, o VMA 2023 foi marcado por quebra de recordes, com Taylor Swift se destacando como artista com mais prêmios de Vídeo do Ano (quatro), artista feminina com mais prêmios em uma única noite (nove) e segunda artista mais premiada na história do VMA, com 23 Astronautas de Prata, atrás apenas de Beyoncé, que tem 25. Com Anti-Hero, a artista pop venceu nas categorias Vídeo do Ano e Música do Ano, e venceu também o prêmio de Artista do Ano. Já o prêmio de Revelação do Ano ficou com a rapper Ice Spice.

Outras artistas, como Nicki Minaj e Shakira, também tiveram destaque na premiação, que foi dominada por mulheres pela primeira vez na história, com as quatro principais categorias sendo vencidas por artistas femininas. Nicki ampliou seu status de artista com mais prêmios de melhor clipe de hip hop, com cinco vitórias, deixando para trás nomes como Drake (com três prêmios), e Eminem, OutKast e Missy Elliot (com dois prêmios cada).

Já Shakira, que concorreu com Anitta na categoria de melhor clipe de artista latino e foi vencida pela brasileira, empatou com Lady Gaga e Taylor Swift (dois prêmios) como a segunda artista mais premiada na categoria de melhor participação do ano, atrás apenas de Beyoncé, que tem três prêmios. A cantora colombiana venceu com a sua colaboração com Karol G, no clipe TQG.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????