Skip to main content

Na próxima semana, um grupo de streamers brasileiros da Twitch irá realizar uma greve para reivindicar pagamentos justos e transparência por parte da Amazon. O ato acontece em 23 de agosto e envolve a comunidade de criadores do Brasil, que não farão lives na data e pedem para que os usuários também não entrem em transmissões.

O chamado “Apagão da Twitch” é motivado pela mudança nos subs e bits da Twitch em julho, que diminuiu em 65% o valor das assinaturas. Para aproveitar os benefícios de assinante, os usuários passaram a pagar R$ 7,90 e os criadores agora também recebem menos por cada inscrito.

No entanto, a grande reclamação não é pela diminuição no preço das assinaturas, mas pela falta de ajuste dos repasses, mesmo após a redução. Atualmente, a Twitch dá 50% do valor para os criadores e cobra 30% de imposto dos streamers.

Além do movimento do Apagão na Twitch, ainda neste mês surgiu a “União dos Streamers“, que também pedia mudanças no repasse dos valores das assinaturas na plataforma. Criadores como Picoca, Sasa, Maethe fazem parte dos envolvidos no projeto.

No Twitter, o grupo fez um comunicado sobre as motivações da greve:

“Nossa luta não é apenas por melhores repasses financeiros. Também lutamos para que a Twitch seja um ambiente sadio e acolhedor para comunidades minoritárias. Queremos mais transparência e ferramentas melhores para lidarmos com ataques de ódio dentro da plataforma. Muites companheires streamers, principalmente mulheres, membros da comunidade LGBTQIAP+ e outras minorias sociais recebem ataques de ódio, seja na forma de “raids hostis”, seja na forma de bots, seja na forma de viewers individuais com nicks ou conteúdo ofensivos. Há um esforço grande, dentre streamers e mods, para evitar esses ataques e nos defendermos deles, mas a Twitch em si não é colaborativa para esse esforço. Denúncias raramente são respondidas e, quando são, são negadas sem nenhuma transparência quanto aos motivos.”

Leave a Reply