Skip to main content

O Google decidiu interromper sua ferramenta de Inteligência Artificial responsável pela geração de imagens após usuários relatarem distorções e imprecisões em representações históricas criadas pelo sistema. Essa funcionalidade foi lançada no início deste mês e faz parte do Gemini, a IA do Google, que compete com outras plataformas, como o ChatGPT.

“Estamos cientes de que a Gemini está oferecendo imprecisões em algumas representações históricas de geração de imagens”, disse o Google nesta quarta-feira (21).

Quando a empresa lançou seu chatbot Bard no ano passado, foram mostradas imagens imprecisas de um planeta fora do sistema solar em um vídeo promocional, fazendo com que as ações caíssem até 9% na ocasião. O Bard foi repaginado como Gemini neste mês, quando o Google anunciou planos pagos para a ferramenta, o que, em tese, melhoraria a experiência do cliente, com um sistema mais treinado.

“Os contextos históricos têm mais nuances e vamos ajustar ainda mais para acomodar isso”, disse Jack Krawczyk, diretor sênior de Produtos do Gemini no Google, também na quarta-feira.

Essa interrupção destaca os desafios enfrentados pelas empresas no desenvolvimento de tecnologias de IA, especialmente quando se trata de garantir precisão e contexto adequados. Desde o lançamento do ChatGPT da OpenAI, em novembro de 2022, o Google vem trabalhando intensamente para produzir um software de IA que rivalize com o que a empresa, apoiada pela Microsoft, apresentou, e que atualmente domina o mercado.

* Com informações da Exame

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens