Skip to main content

A Apple demitiu mais de 600 funcionários após supostamente abandonar seus planos de carro autônomo.

A maioria dos cortes vem do endereço do local que estava trabalhando no projeto de carro autônomo recentemente abandonado na Califórnia, de acordo com a Bloomberg.

O departamento de emprego do estado foi notificado em 28 de março de que 614 funcionários serão demitidos em maio.

A Apple foi abordada para comentar.

A gigante de tecnologia evitou grandes demissões nos últimos anos, ao contrário de outras empresas que cortaram centenas de milhares de empregos desde a pandemia.

Em maio do ano passado, o chefe da Apple, Tim Cook, disse à CNBC que as demissões seriam um “último recurso”.

Já houve mais de 50.000 demissões na indústria até agora em 2024, de acordo com o rastreador layoffs.fyi.

Empresas de destaque como Amazon, Google, Microsoft, Snap e PayPal estão entre as empresas de tecnologia que anunciaram cortes em 2024.

No entanto, a Apple demitiu muito menos pessoas em comparação com seus concorrentes.

Ela possui uma força de trabalho global de cerca de 161.000, de acordo com a GlobalData.

A Apple é a empresa mais valiosa do mundo – mas “ninguém está imune a cortes de empregos”, diz o analista do setor Paolo Pescatore, da PP Foresight.

“Embora isso possa parecer significativo, dado que se relaciona à Apple como um dos últimos grandes gigantes da tecnologia a fazer cortes de empregos, isso não é motivado pela necessidade de eficiências”, diz o Sr. Pescatore.

“Parece mais uma mudança de foco estratégico para outras novas áreas emergentes como a inteligência artificial”, acrescenta.

Pesquisa desacelera
Relatos de que a Apple encerraria seu investimento de vários bilhões de dólares em seu projeto de carro autônomo surgiram pela primeira vez em fevereiro.

No entanto, a empresa nunca reconheceu publicamente sua existência.

A Apple supostamente gastou bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de um veículo totalmente autônomo sem volante e pedais.

Mas entendia-se que ainda estava a anos de produzir um veículo.

Outras empresas, como Ford e General Motors, também desaceleraram a pesquisa de veículos autônomos à medida que os custos aumentam.

Foi relatado que a Apple transferiria muitos de seus 2.000 membros da equipe de carros elétricos para trabalhar em projetos de IA.

Um arquivo separado no relatório de empregos da Califórnia mostra que, em janeiro, a Apple demitiu 121 trabalhadores em seu escritório em San Diego.

Segundo a Bloomberg, essa equipe estava trabalhando em IA e os trabalhadores foram solicitados a se mudar para Austin, Texas.

Fonte: BBCNEWS