Skip to main content

Relatório anual analisa desempenho e potencial de aplicativos, destacando jogos para celular com potencial de crescimento de 53,5%.

Adjust, plataforma de mensuração e analytics, lança a edição anual do Mobile Growth Report, um relatório que ajuda a determinar o desempenho e o potencial de aplicativos e do marketing de aplicativos em diversos mercados. Segundo a pesquisa, os jogos para celular tiveram o melhor desempenho entre todas as verticais do mundo, com uma taxa de potencial de crescimento de 53,5.

A pesquisa revela o Growth Score (Pontuação de Crescimento) baseado nos mais de 2.500 aplicativos da Adjust e no desempenho durante o primeiro semestre de 2023. A pontuação incorpora três métricas principais: volume de instalações, custo efetivo por instalação (eCPI) e valor de vida útil (LTV).

Com base nos dados da Adjust do primeiro semestre deste ano, a pontuação média global de crescimento mobile em todos os setores de verticais é de 29,9.

 

Mercado mobile brasileiro

Segundo a análise da Adjust, o Brasil foi o terceiro mercado que mais cresceu globalmente, com Growth Score de 29,3, ficando atrás apenas da Índia, 31,2, e Estados Unidos, 29,4. Os aplicativos de utilidades, como buscadores, VPNs e autenticadores, apresentaram uma pontuação de crescimento de 26,3, pouco abaixo da média latino-americana, de 26,9.

 

“A América Latina tornou-se um dos espaços de crescimento mobile mais estimulante do mundo, com mais da metade da população utilizando mais os apps do que antes da pandemia. Apesar do crescimento notável do Brasil e da  América Latina como um todo, o relatório demonstra um potencial de crescimento ainda pouco explorado por profissionais de marketing da região, que demanda a criação de campanhas altamente personalizadas e regionalizadas”, analisa Flávio Levi, diretor de Vendas LATAM da Adjust.

 

Cenário global

Em todo o mundo, os aplicativos de compras garantiram o segundo maior growth score, com 43,2.  Os apps de viagens também demonstraram força, com 41,6 pontos, seguidos dos aplicativos financeiros, com 34,1, e dos apps de comida e bebida, com 32 pontos.

O crescimento global pode ser explicado também pelo aumento no número de usuários de internet. Em julho de 2023, havia 5,19 bilhões de usuários de Internet em todo o mundo, contra 4,9 bilhões em 2021.

Mobile Growth Report

O relatório revela insights sobre os mercados mais maduros e também mostra como os mercados emergentes podem ser uma fonte de crescimento inexplorado de aquisição de usuários (UA). 

Para saber mais, baixe o e-book completo aqui.

*Foto de capa: iStock

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????