Apresentação de trabalho: Como montar a sua e causar impacto

Apresentação de trabalho: Como montar a sua e causar impacto

Se você precisa fazer uma apresentação de trabalho, saiba algumas dicas simples que podem elevar a qualidade da apresentação

Para muitas áreas profissionais, fazer uma apresentação de trabalho é algo rotineiro. Porém, nem sempre uma apresentação é boa ou provoca a reação desejada em quem assiste.

Para evitar esse tipo de situação, existem algumas dicas que permitem montar uma apresentação de trabalho e causar impacto, para comunicar suas ideias e projetos de forma adequada e atrativa.

Quer saber como fazer uma boa apresentação de trabalho? Confira algumas dicas práticas!

FreePik

Saiba sobre o que você quer falar

Antes de começar a projetar a sua apresentação no computador, você já sabe o que você quer falar? Qual é o objetivo dessa apresentação de trabalho?

Saber sobre o que você quer falar é essencial para organizar as ideias e criar uma linha de raciocínio.

Lembre-se também que, assim como uma redação, uma apresentação precisa ter começo, meio e fim bem definidos. Ou seja, é preciso ter uma introdução, o desenvolvimento do assunto e a conclusão.

Escolha slides visualmente atrativos

Sabendo a estrutura do que você quer falar na sua apresentação de trabalho, é possível começar a montagem de slides. Nessa etapa, é importante buscar opções que sejam visualmente atrativas.

Para isso, fuja dos slides tradicionais e muito utilizados do Powerpoint. Você pode, inclusive, usar outros programas para criar apresentações mais originais.

Uma boa opção é o EdrawMax. Nesse software, além da possibilidade de criar centenas de tipos de gráficos e infográficos, o usuário consegue fazer apresentações criativas, com designs bem originais.

Imagem Freepik / EdrawMax

Não transcreva o que você pretende falar

Certamente, você já acompanhou uma apresentação de trabalho em que o apresentador apenas lia o conteúdo que estava no slide. E se você quer causar impacto, não deve repetir esse cenário.

A verdade, é que os slides devem servir somente como um apoio do que você precisa falar, pequenos lembretes capazes de guiar a comunicação, enquanto os espectadores podem ter uma visão geral do assunto rapidamente.

Na montagem dos slides, lembre-se de colocar somente textos necessários. Use recursos como divisão em tópicos, negrito ou destaque de palavras-chave. Tenha como meta fazer com que o espectador consiga ter uma noção do tema em uma leitura de poucos segundos.

Coloque gráficos e imagens na apresentação de trabalho

Gráficos, infográficos e fluxogramas são bastante úteis para transmitir uma ideia ou conceito. Por isso, não se esqueça de compor sua apresentação com esses elementos.

Para criar infográficos interessantes, com um design mais sofisticado e elaborado, você também pode utilizar o EdrawMax.

Na ferramenta de construção de infográficos, além dos modelos prontos para a personalização, é possível desenvolver um material do zero, a partir das informações que você possui.

O EdrawMax também apresenta alguns recursos bem úteis para quem acha complexo desenvolver gráficos. A ferramenta ‘Formatação automática’, por exemplo, corrige aspectos visuais que não estão adequados, seja nas fontes, nas linhas ou mesmo nas cores.

img 423 2.JPG
Imagem: EdrawMax

Faça uma revisão atenta

Quando estamos escrevendo, é muito comum que erros de gramática ou de concordância passem despercebidos.

Por isso mesmo, é fundamental fazer uma revisão atenta de conteúdo antes de finalizar a sua apresentação.

Depois da montagem dos slides, reserve um tempo para “descansar” a mente, para reler tudo o que foi escrito com calma e atenção. Dessa forma, você vai garantir que o conteúdo tem qualidade e está bem desenvolvido.

Treine a apresentação de trabalho

Em uma apresentação de trabalho, ainda que os slides sejam importantes, o que causa impacto de verdade é a forma como o conteúdo é apresentado.

Assim, é muito importante treinar essa apresentação. Nesse treino, você terá uma ideia de quanto tempo vai levar para transmitir as ideias, podendo adicionar ou excluir slides, se perceber que é necessário.

Para não se perder no conteúdo, crie notas ou mesmo uma linha de tempo visual separada por tópicos e treine com anotações. Quanto mais você treinar, melhor será sua apresentação de trabalho.

Uma apresentação de trabalho de impacto

Ideias bem organizadas, ferramentas para gráficos, conteúdo de qualidade e muito treino é a melhor combinação para garantir que sua apresentação de trabalho tenha sucesso.

Ao fazer pequenos ajustes e seguir algumas dicas simples, é possível elevar o nível de uma apresentação de trabalho, para causar o impacto desejado nos espectadores.

Assim, além de conseguir se comunicar com mais clareza, seja em um pedido de promoção ou na busca de investimentos para uma ideia, você pode desenvolver diferentes habilidades. Uma melhoria na apresentação, pode se transformar em uma melhoria para a sua carreira.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior
Faustão retorna à Band após 34 anos com programa diário (1)

Faustão retorna à Band após 34 anos com programa diário

Próximo post

Pronto pro BBB 22? Veja o que sabemos até agora!

Posts Relacionados