Ausência de recursos pode estar desinteressando usuários do Threads

Nos dias 11 e 12 de julho, a nova rede social da Meta registrou uma queda de 20% no número de usuários diariamente ativos, e o tempo gasto na plataforma caiu de 20 para 10 minutos.

Adnews

18.07.2023

Ausência de recursos pode estar desinteressando usuários do Threads

Depois do boom de 100 milhões de usuários que chegaram ao Threads nos primeiros cinco dias de funcionamento, a rede social registrou uma queda de 20% no número de usuários diariamente ativos. A queda ocorreu especificamente nos dias 11 e 12 de julho, de acordo com dados levantados pelo Sensor Tower. O relatório também mostra que o tempo gasto na rede social diminuiu 50% no mesmo período, caindo de 20 para 10 minutos.

Anthony Bartolacci, diretor de gerência da empresa de análise de mercado, afirma que o lançamento do Threads “quebrou a internet”, expressão utilizada para descrever qualquer assunto viral na web, com um rápido crescimento na base de usuários. Mas, após registrar um pico, o interesse parece ter começado a diminuir.

As estatísticas foram reforçadas por um estudo paralelo da Similarweb. Segundo a empresa de analytics, o Threads perdeu 25% de seus usuários diariamente ativos entre o pico de novas contas, no dia 7 de julho, e o dia 10 de julho.

“Vimos o engajamento cair um pouco no fim de semana, e na segunda-feira (10), estimamos que o Threads tinha 36,6 milhões de usuários ativos somente no Android”, disse David Carr, gerente sênior de Insights da Similarweb, em entrevista à CNBC.

O Threads é visto como a resposta da Meta para o surgimento de redes sociais baseadas em texto e discussões em linha. A nova plataforma busca atrair usuários do Twitter que, com a gestão de Elon Musk, passou a enfrentar reprovação de usuários e marcas por conta de decisões que não agradaram à comunidade, incluindo a necessidade de pagar pelo selo azul.

Cadê os novos recursos, Tio Zuck?

Com menos de duas semanas de existência, é natural que o Threads registre uma queda no número de inscrições, especialmente pela ausência de recursos muito aguardados pelos usuários. Representantes da Meta disseram que o sucesso inicial da rede social “superou as expectativas”. Agora, o objetivo é torná-la cada vez mais amigável para os novos usuários.

Mas, o que falta para o Threads superar o Twitter? Adam Mosseri, chefe do Instagram, já prometeu a chegada de uma versão web, hashtags e outras atualizações. Aqui no Adnews, já constatamos a falta de uma aba com as hashtags dos temas que estão bombando no momento e uma opção de fazer postagens tanto pelo Threads quanto pelo Instagram, mas apostamos que essa funcionalidade deva chegar em breve, porque a Meta é especialista em conectar todas as suas plataformas.

Além disso, ainda não há a opção de envio de mensagens diretas, as famosas DMs, nem a possibilidade de excluir a conta do Threads sem levar junto a do Instagram. É possível apenas desativar a conta na nova plataforma. Isso, sem falar no famoso feed personalizado, recurso em que o algoritmo da rede social mostra apenas as publicações de quem estamos seguindo e organiza os conteúdos com base em algum critério. No caso, os usuários pedem que a organização seja pela cronologia (data e horário das publicações).

De acordo com um porta-voz da Meta, o foco agora está na estabilidade e atualizações para entrega de novos recursos.

“Lançamos o aplicativo há pouco mais de uma semana, e nosso foco agora é garantir um desempenho estável, entregar novos recursos e continuar a melhorar a experiência nos próximos meses”, disse.

No mais, além das próximas melhorias, a Meta também vai precisar se preocupar com processos judiciais vindos do herdeiro Elon Musk, dono do Twitter, que acusa a empresa de Mark Zuckerberg de contratar seus ex-funcionários para a equipe de criação do Threads.

* Com supervisão de Jéssica Bitencourt

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental