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Depois do boom de 100 milhões de usuários que chegaram ao Threads nos primeiros cinco dias de funcionamento, a rede social registrou uma queda de 20% no número de usuários diariamente ativos. A queda ocorreu especificamente nos dias 11 e 12 de julho, de acordo com dados levantados pelo Sensor Tower. O relatório também mostra que o tempo gasto na rede social diminuiu 50% no mesmo período, caindo de 20 para 10 minutos.

Anthony Bartolacci, diretor de gerência da empresa de análise de mercado, afirma que o lançamento do Threads “quebrou a internet”, expressão utilizada para descrever qualquer assunto viral na web, com um rápido crescimento na base de usuários. Mas, após registrar um pico, o interesse parece ter começado a diminuir.

As estatísticas foram reforçadas por um estudo paralelo da Similarweb. Segundo a empresa de analytics, o Threads perdeu 25% de seus usuários diariamente ativos entre o pico de novas contas, no dia 7 de julho, e o dia 10 de julho.

“Vimos o engajamento cair um pouco no fim de semana, e na segunda-feira (10), estimamos que o Threads tinha 36,6 milhões de usuários ativos somente no Android”, disse David Carr, gerente sênior de Insights da Similarweb, em entrevista à CNBC.

O Threads é visto como a resposta da Meta para o surgimento de redes sociais baseadas em texto e discussões em linha. A nova plataforma busca atrair usuários do Twitter que, com a gestão de Elon Musk, passou a enfrentar reprovação de usuários e marcas por conta de decisões que não agradaram à comunidade, incluindo a necessidade de pagar pelo selo azul.

Cadê os novos recursos, Tio Zuck?

Com menos de duas semanas de existência, é natural que o Threads registre uma queda no número de inscrições, especialmente pela ausência de recursos muito aguardados pelos usuários. Representantes da Meta disseram que o sucesso inicial da rede social “superou as expectativas”. Agora, o objetivo é torná-la cada vez mais amigável para os novos usuários.

Mas, o que falta para o Threads superar o Twitter? Adam Mosseri, chefe do Instagram, já prometeu a chegada de uma versão web, hashtags e outras atualizações. Aqui no Adnews, já constatamos a falta de uma aba com as hashtags dos temas que estão bombando no momento e uma opção de fazer postagens tanto pelo Threads quanto pelo Instagram, mas apostamos que essa funcionalidade deva chegar em breve, porque a Meta é especialista em conectar todas as suas plataformas.

Além disso, ainda não há a opção de envio de mensagens diretas, as famosas DMs, nem a possibilidade de excluir a conta do Threads sem levar junto a do Instagram. É possível apenas desativar a conta na nova plataforma. Isso, sem falar no famoso feed personalizado, recurso em que o algoritmo da rede social mostra apenas as publicações de quem estamos seguindo e organiza os conteúdos com base em algum critério. No caso, os usuários pedem que a organização seja pela cronologia (data e horário das publicações).

De acordo com um porta-voz da Meta, o foco agora está na estabilidade e atualizações para entrega de novos recursos.

“Lançamos o aplicativo há pouco mais de uma semana, e nosso foco agora é garantir um desempenho estável, entregar novos recursos e continuar a melhorar a experiência nos próximos meses”, disse.

No mais, além das próximas melhorias, a Meta também vai precisar se preocupar com processos judiciais vindos do herdeiro Elon Musk, dono do Twitter, que acusa a empresa de Mark Zuckerberg de contratar seus ex-funcionários para a equipe de criação do Threads.

* Com supervisão de Jéssica Bitencourt

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