O Ibovespa B3, principal índice de desempenho das ações negociadas na bolsa brasileira, serviu de inspiração para a composição “Frequência do Brasil”. Os dados do indicador foram convertidos em música pelo cientista de dados Alexandre Algranti e pelo compositor e programador Dino Vicente. A obra foi interpretada pela Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Baccarelli, em campanha que contou com a regência do maestro Edilson Ventureli. Fundado em 1996, o Instituto Baccarelli recebe apoio da B3 desde 2022.
“A campanha busca mostrar como a B3 faz parte do dia a dia dos brasileiros, e a sinfonia homenageia todas as pessoas e empresas que têm na bolsa do Brasil uma parceira para a realização de seus projetos. Além disso, a presença do Instituto Baccarelli reforça um de nossos pilares, que é investir no legado da arte e apoiar a transformação social por meio da educação”, diz Bruna de Caro, superintendente de Marca e Marketing da B3.
Para Flavio Waiteman, fundador e CCO da Tech & Soul, “a B3 reafirma seu compromisso com a educação financeira e a democratização do acesso aos mercados, utilizando a música como ferramenta para inspirar e conectar as pessoas. A composição traduz números complexos em emoções palpáveis para desejar movimento, ritmo e melodia em 2025”.
Produzido pela Eva Filmes e Blood Audio, o filme será divulgado nas redes sociais da B3, além das mídias on-line.
Veja: