O Big Brother Brasil de 2021 foi um dos principais assuntos do Twitter ao longo dos primeiros meses do ano e gerou mais de 380 milhões de Tweets em todo o mundo – aumento de 40% em comparação ao de 2020. Além das conversas do público sobre os acontecimentos do reality show, muitas marcas também fizeram parte do sucesso dos debates na plataforma, usando o Twitter não apenas para exibir seus produtos, mas também para se posicionar em relação a temas relevantes ao longo do BBB, como saúde mental e preconceito racial e de gênero, por exemplo.
O reality show, assim como diversos outros, é um grande exemplo da complementaridade entre Twitter e TV. De acordo com dados do GlobalWebIndex, 96% das pessoas que usam Twitter assistem TV e utilizam o celular ao mesmo tempo, sendo que quatro em cinco delas conversam em redes sociais ao mesmo tempo. Além disso, segundo pesquisa realizada em 2019 em parceria com a Kantar, o Twitter também impacta na audiência de um em cada quatro programas da TV.
“O que você estava vendo no celular enquanto estava assistindo à decisão do BBB? Talvez você estivesse fazendo um comentário no Twitter sobre a expectativa da final ideal ou sugerindo uma prova de resistência. Com um adendo: existem grandes chances de o Boninho responder sobre o que achou da sua sugestão. O Twitter é sobre essa interação, na qual a audiência pode co-criar com os realities que mais ama e com as marcas que participam dele”, explica Samantha Almeida, diretora de Twitter Next no Brasil.
Confira abaixo alguns cases de empresas que souberam usar o contexto e o momento de maneira adequada e conseguiram colocar em prática campanhas com bons resultados:
• Americanas – A marca se conectou à audiência e manteve presença constante no Twitter ao alinhar sua comunicação offline, incluindo o diferencial de entrega rápida, e utilizar momentos-chave do BBB, como paredões e provas, para estar presente por meio de formatos de alto impacto.
Entrega rápida, frete grátis e variedade? Relaxa, na Americanas você acha
— americanas (@americanascom) April 12, 2021
Não tem como esquecer dos hits do #BBB21, né? Mercado e Relaxa estão na boca do povo! Fica ligado na grande final de hoje que tem surpresas e emoções pra todo mundo! Baixa o app e se prepara.
— americanas (@americanascom) May 4, 2021
A Americanas tem tuuudo pra você ser líder! E no app, você encontra milhares de produtos com entrega rápida pra continuar espiando a casa mais vigiada do Brasil, sem sair do sofá ?
— americanas (@americanascom) March 3, 2021
• Avon – Além de ser a primeira marca de maquiagem a patrocinar uma edição do BBB, a Avon ganhou destaque na timeline com Tweets que se conectaram diretamente com o que acontece no dia a dia do reality. Mais do que participar das conversas, a marca pautou diálogos relevantes e muitas vezes conseguiu propor perspectivas proprietárias, alavancando as vozes referências sobre os temas em questão. Além disso, convidou o ex-participante Lucas Penteado para uma live com Astrid Fontenelle, gerando mais engajamento na plataforma.
Assunto importantíssimo! Precisamos ouvir, entender e respeitar sempre #AvonTáOn https://t.co/HLkoRAUJns
— #OlhaDeNovo pra Avon! (@AvonBR) January 30, 2021
Hoje eu tô pensando nele: no jogo das plaquinhas que rolou ontem na casa do #BBB21. Eu, que não dispenso um jogo da verdade, resolvi dar certas plaquinhas para certos produtos do meu site. Olha aqui os escolhidos ? #AvonTáOn
— #OlhaDeNovo pra Avon! (@AvonBR) March 2, 2021
*Meus convidados @lucaskokapenteado e @astridfontenelle já estão ON pra começar o primeiro bate-papo do #ConversaTáOn. Bora abraçar esse menino gigante e falar sobre os assuntos que não saem do nosso feed! Vem que a #ConversaTáON ?? #AvonTáON #BBB21* https://t.co/8BdU2kmGxL
— #OlhaDeNovo pra Avon! (@AvonBR) February 15, 2021
• Lacta – Após comentário positivo de participante sobre um dos ovos de Páscoa da marca, a Lacta fez um Tweet convidando sua audiência para experimentá-lo com um cupom de desconto especial – o que resultou na liquidação do estoque do produto duas vezes. A marca registrou 400% de crescimento de vendas na loja online em relação ao último ano e ficou em 4° lugar entre as marcas mais mencionadas dentro da conversa de #BBB21.
Pic PayOlha, eu tive que recorrer atééé para o Coelho da Páscoa, mas consegui: O SITE FOI REABASTECIDO. ?
— Lacta (@Lacta) March 27, 2021
Tem cupom: Lacta15, cupom @FreireJuliette ? lactacacto ?, cupom Rappi: OVOMETADE15
Só não dá pra ficar sem ovo nessa Páscoa, hein? pic.twitter.com/FnxgaeeZCY
Olha, @FreireJuliette, eu te entendo, viu ???? pic.twitter.com/eLafxjCuu9
— Lacta (@Lacta) March 27, 2021
• McDonald’s – A marca ganhou destaque com as campanhas “Fome de Méqui” e “Méqui BBBoxes”, exibidas diretamente no programa. Além de interagir com conteúdos sobre o BBB, McDonald’s também criou suas próprias versões de memes que conectaram as promoções dos seus lanches com os acontecimentos do reality. A marca promoveu uma das festas mais icônicas do programa – a “Festa do Pijama do Méqui” – e vendeu as vestimentas da festa em seu delivery.
Ai, Carla… se pelo menos fosse uma TORTINHA de banana ?❤️ pic.twitter.com/msyHQH5D0c
— McDonald’s Brasil (@McDonalds_BR) March 12, 2021
Na nossa festa ninguém precisa se preocupar com roupa nova: aquele pijamão das antigas vai servir. Mas isso não impede a gente de sugerir uns looks procês. Segue o fio.
— McDonald’s Brasil (@McDonalds_BR) March 14, 2021
Em homenagem ao desfecho do tão esperado paredão falso, preparamos um cupom especial para você economizar seu ouro na hora de garantir um Méquinho!
— McDonald’s Brasil (@McDonalds_BR) March 11, 2021
• PicPay – Uma das patrocinadoras oficiais do programa, a marca utilizou os momentos em que foi ativada dentro do BBB para mostrar a facilidade e usabilidade do aplicativo, como no almoço do anjo e nas compras de suprimentos para a casa. Além disso, PicPay se conectou com a audiência ao engajar com pautas diárias do programa, utilizar vozes influentes na plataforma para ajudar a marca a contar sua história, além de promover uma festa patrocinada com participação da cantora Iza.
essa Feijoada tá bonita, né? meu estômago até gritou aqui! Vou aproveitar e usar o cupom PRESENTEDOANJO no app da @picpay p ganhar 20% de cashback no meu almoço.
— rapha (@raphaelviicente) April 18, 2021
E agr quero saber, se vcs ganhassem o anjo, qual prato seria o almoço de vcs? #PicPayNoBBB21 #Publi
Os boletos não param de chegar, né?! Mas relaxa, na Cidade PicPay você paga e pode parcelar seus boletos em até 12x usando o cartão de crédito. 0 estresse, 0 fila e 0 burocracia. Vem com a gente! #PicPayNoBBB21 ?
— PicPay (@picpay) April 9, 2021