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O Big Brother Brasil de 2021 foi um dos principais assuntos do Twitter ao longo dos primeiros meses do ano e gerou mais de 380 milhões de Tweets em todo o mundo – aumento de 40% em comparação ao de 2020. Além das conversas do público sobre os acontecimentos do reality show, muitas marcas também fizeram parte do sucesso dos debates na plataforma, usando o Twitter não apenas para exibir seus produtos, mas também para se posicionar em relação a temas relevantes ao longo do BBB, como saúde mental e preconceito racial e de gênero, por exemplo.

O reality show, assim como diversos outros, é um grande exemplo da complementaridade entre Twitter e TV. De acordo com dados do GlobalWebIndex, 96% das pessoas que usam Twitter assistem TV e utilizam o celular ao mesmo tempo, sendo que quatro em cinco delas conversam em redes sociais ao mesmo tempo. Além disso, segundo pesquisa realizada em 2019 em parceria com a Kantar, o Twitter também impacta na audiência de um em cada quatro programas da TV.

“O que você estava vendo no celular enquanto estava assistindo à decisão do BBB? Talvez você estivesse fazendo um comentário no Twitter sobre a expectativa da final ideal ou sugerindo uma prova de resistência. Com um adendo: existem grandes chances de o Boninho responder sobre o que achou da sua sugestão. O Twitter é sobre essa interação, na qual a audiência pode co-criar com os realities que mais ama e com as marcas que participam dele”, explica Samantha Almeida, diretora de Twitter Next no Brasil.

Confira abaixo alguns cases de empresas que souberam usar o contexto e o momento de maneira adequada e conseguiram colocar em prática campanhas com bons resultados:

Americanas – A marca se conectou à audiência e manteve presença constante no Twitter ao alinhar sua comunicação offline, incluindo o diferencial de entrega rápida, e utilizar momentos-chave do BBB, como paredões e provas, para estar presente por meio de formatos de alto impacto.

Avon – Além de ser a primeira marca de maquiagem a patrocinar uma edição do BBB, a Avon ganhou destaque na timeline com Tweets que se conectaram diretamente com o que acontece no dia a dia do reality. Mais do que participar das conversas, a marca pautou diálogos relevantes e muitas vezes conseguiu propor perspectivas proprietárias, alavancando as vozes referências sobre os temas em questão. Além disso, convidou o ex-participante Lucas Penteado para uma live com Astrid Fontenelle, gerando mais engajamento na plataforma.

Lacta – Após comentário positivo de participante sobre um dos ovos de Páscoa da marca, a Lacta fez um Tweet convidando sua audiência para experimentá-lo com um cupom de desconto especial – o que resultou na liquidação do estoque do produto duas vezes. A marca registrou 400% de crescimento de vendas na loja online em relação ao último ano e ficou em 4° lugar entre as marcas mais mencionadas dentro da conversa de #BBB21.

Pic Pay

McDonald’s – A marca ganhou destaque com as campanhas “Fome de Méqui” e “Méqui BBBoxes”, exibidas diretamente no programa. Além de interagir com conteúdos sobre o BBB, McDonald’s também criou suas próprias versões de memes que conectaram as promoções dos seus lanches com os acontecimentos do reality. A marca promoveu uma das festas mais icônicas do programa – a “Festa do Pijama do Méqui” – e vendeu as vestimentas da festa em seu delivery.

PicPay – Uma das patrocinadoras oficiais do programa, a marca utilizou os momentos em que foi ativada dentro do BBB para mostrar a facilidade e usabilidade do aplicativo, como no almoço do anjo e nas compras de suprimentos para a casa. Além disso, PicPay se conectou com a audiência ao engajar com pautas diárias do programa, utilizar vozes influentes na plataforma para ajudar a marca a contar sua história, além de promover uma festa patrocinada com participação da cantora Iza.

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