Nesta segunda-feira (8 de Março), Dia Internacional da Mulher, muitas empresas aproveitaram a data para desenvolver ações especiais. Mas – como em todos 8 de Março – nem todas mandaram bem.
Desta vez, foi o Burger King do Reino Unido. No Twitter, o fast food publicou a mensagem ‘Women belong in the kitchen’, que pode ser traduzido como a expressão machista ‘lugar de mulher é na cozinha’.

No entanto, a marca tinha o objetivo de apenas chamar atenção, para que nos tweets seguintes promovessem bolsas de estudo para educação culinária, ressaltando o fato que apenas 20% das chefs profissionais de cozinha do país eram mulheres.
Bom, a intenção foi boa, mas execução… O design do Twitter prioriza o primeiro tweet, então ao bater o olho a impressão que dá é que a marca está sendo totalmente sexista.
O impacto da ação foi tamanha que levou a marca a excluir o post que repercutia negativamente no mundo inteiro. Na mesma rede social, a marca reconheceu que errou.
“Nós ouvimos você. Nós erramos em nosso tweet inicial e pedimos desculpas… Faremos melhor da próxima vez.”, esclarece o restaurante no seu perfil oficial do Burger King do Reino Unido.
We hear you. We got our initial tweet wrong and we’re sorry. Our aim was to draw attention to the fact that only 20% of professional chefs in UK kitchens are women and to help change that by awarding culinary scholarships. We will do better next time.
— Burger King (@BurgerKingUK) March 8, 2021