Skip to main content
Bom momento para investir: saiba como começar
Fonte: Pexels

Se você acompanha as notícias sobre taxas de juros, taxa Selic e outras, provavelmente está mais atento em relação à economia. Você deve saber que este não é o melhor momento para realizar financiamentos e empréstimos. No entanto, o cenário econômico atual tem um ponto muito positivo: os investimentos.

A taxa de juros continua alta e o Banco Central já informou que seguirá aumentando. A taxa Selic, que atingiu seu maior patamar nos últimos anos, teve nove altas consecutivas. Enquanto isso parece assustar alguns, outros aproveitam o panorama para fazer seu dinheiro render.

Quem já investe há algum tempo conhece bem as vantagens que a alta da Selic pode trazer. Os lucros podem ser elevados, se a estratégia for bem calculada. Se você está começando agora nesse universo, fique atento para os pontos abaixo. Eles te ajudarão a estruturar sua estratégia de investimento.

Antes de mais nada, é preciso entender o funcionamento das corretoras de investimentos. Além disso, é importante se informar sobre a corretora com a qual decida trabalhar, a fim de garantir que seja confiável. Escolher com cuidado a sua corretora de investimentos é o primeiro passo para um investimento de sucesso.

Conhecendo seu perfil de investidor

Tão importante quanto escolher a corretora adequada é saber qual é o seu perfil de investidor — essa informação será útil no momento de escolher a corretora e o tipo de investimento. Na hora de investir, você pode ser mais cauteloso, ou então topar maiores riscos em troca de lucros mais vantajosos. Talvez você prefira distribuir o seu dinheiro em investimentos menores, ou então fazer um único investimento maior. Tudo isso vai depender do seu perfil de investidor.

De forma geral, existem três tipos de investidores: o conservador, o moderado e o arrojado. O conservador é aquele que sempre busca preservar sua segurança e se expor ao menor risco possível. Esse tipo de investidor prefere fazer investimentos que tragam lucros menores, mas que não ofereçam riscos ao seu patrimônio. Em outras palavras, ele troca altos ganhos por segurança.

O investidor moderado também prioriza a segurança de seu patrimônio, porém está disposto a se expor a mais riscos. Se a rentabilidade for vantajosa, os moderados aceitam correr algum risco, desde que não seja muito elevado.

O investidor de perfil arrojado, por sua vez, é aquele que não se importa em correr riscos. Sua prioridade é a alta rentabilidade e os grandes lucros, sobretudo em um curto período de tempo. Se o investimento traz um alto risco, ele também pode apresentar uma rentabilidade elevada, e ao investidor arrojado é isso que interessa.

Bom momento para investir: saiba como começar
Fonte: Pexels

Definindo suas metas e objetivos

Depois de descobrir o seu perfil de investidor, você saberá escolher o tipo de investimento mais adequado. Resta, portanto, definir as suas metas e objetivos.

Quanto você pretende investir? Quanto você tem disponível para iniciar um investimento hoje? O que você pretende com esse investimento? Apenas aumentar seu patrimônio? Investir em um imóvel futuramente? É importante saber o seu principal objetivo, bem como os secundários. Desse modo, você poderá definir onde, como e quanto investir.

O universo dos investimentos pode sim ser para você — basta seguir atentamente todas essas questões. Além disso, é muito importante estudar sobre o mercado. Até mesmo os investidores mais experientes nunca deixam de estudar — esse é um dos grandes segredos para o sucesso das operações financeiras.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!