Skip to main content

O Brasil se despede de um ícone do marketing promocional nesta quarta-feira (7). Jorge Emílio Medauar Junior, mais conhecido como Jorginho Medauar, faleceu após uma batalha contra o câncer iniciada em agosto do ano passado. Jorginho era um profissional reconhecido no mercado, com uma trajetória que inclui passagens por empresas como Incentive House, Grupo Privia, MCI Brasil e a presidência do Instituto da Felicidade.

Durante a pandemia, Jorginho criou a Coopera Cria, uma agência que reuniu profissionais free lancers, dando perspectiva profissional e financeira para pessoas que tiveram suas carreiras impactadas naquele período.

Colaborador assíduo do Grupo Conecta Eventos, nos último anos assinou diversos projetos da empresa. Entre outros trabalhos, foi responsável pelas campanhas de Prêmio Caio e Fórum Eventos nos últimos anos.

 

História de vida

Nascido em Pernambuco, filho do poeta Jorge Medauar, Jorginho passou a infância em Ilhéus, na Bahia, onde através da influência de seu pai, conviveu com a nata da cultura baiana, entre escritores, publicitários e artistas, como Jorge Amado, Zélia Gatai, entre outros.

“Ainda quando criança [em Ilhéus] fiz do mar meu refúgio. Era lá que encontrava o lugar perfeito para escrever minhas poesias, foi assim que eu aprendi a transformar a areia da praia em caderno”, afirmou em entrevista para a Revista Eventos.

Começou a atuar em Comunicação aos 15 anos de idade, no Jornal da Tarde de Ilhéus. Logo seu texto começou a chamar atenção das agências de publicidade, quando foi convidado para trabalhar na CBBA (Castelo Branco Borges & Associados), onde permaneceu até os 20 anos de idade. Logo foi reconhecido, conquistando premiações em Salvador por suas campanhas. “Depois fui adotado pela Publivendas, e me apaixonei pelo setor”.

No ano de 1993, em São Paulo, entrou para o time da Incentive House, uma das pioneiras no marketing de incentivo no Brasil. Deixou a empresa somente após mais de 20 anos nela.

Como diretor de Criação da Incentive House, Medauar fez uma de suas primeiras contribuições para o Prêmio Caio, assinando a campanha da edição de 2004, que que revolucionou a comunicação do “Oscar dos Eventos” com o mercado.

Após sua saída da Incentive House, passou a colaborar com algumas das principais empresas de live marketing do país, como RST Com, Grupo Prívia e MCI Brasil.

Em 2020, durante a crise da pandemia do Covid-19, fundou a Coopera Cria, em suas palavras, “a primeira startup de comunicação e live marketing com propósito”. Como o lema “Qualidade de agência com preço de freelancer”, Jorginho criou a Coopera Cria reunindo profissionais altamente qualificados do ramo de comunicação, live marketing e eventos, que naquele momento estavam sendo altamente impactados pelos efeitos financeiros e emocionais da pandemia: diretores de arte, produtores de vídeo, planners, redes sociais, redatores, organizadores de eventos, entre outros.

A partir de 2023 a Coopera Cria passou a ser a agência oficial do Grupo Conecta Eventos, com Jorginho assinando as campanhas do Prêmio Caio 2022 e 2023, do Fórum Eventos 2023, entre outros.

Além da Coopera Cria, nos últimos anos Jorginho Medauar Jr. vinha atuando individualmente com algumas das principais agências de live marketing e incentivo do país, como a Expertise Group e Nossa Praia.

 

O adeus ao ícone

Medauar faleceu em João Pessoa, na Paraíba, ao lado da esposa Carla, do filho Caio e da irmã Matilde. Ele será cremado ainda hoje e, de acordo com seu desejo, terá suas cinzas espalhadas no mar.

“Deus me fez pequeno, para eu saber a medida que sou. 
Eu sou um pouquinho de cada coisa que vivi, sonhei e desejei”, do Grande Jorginho Medauar Jr.

A cerimônia de cremação será realizada no Crematório Caminho da Paz em Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa/PB, cidade que Jorginho escolheu para viver os últimos anos. A cerimônia de cremação está marcada para às 18h.

*Com informações do Portal Eventos

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappensi