Skip to main content

Presente em 98% dos lares brasileiros, Britânia Eletrodomésticos está comemorando seu aniversário de 67 anos neste mês. Com orgulho de ser uma das principais líderes de mercado nos segmentos de eletrodomésticos e eletroportáteis, levando ao consumidor final produtos com inovação, qualidade e praticidade, a empresa também é exemplo quando o assunto é valorização da força feminina de trabalho.

Na Britânia, a participação de mulheres totaliza 49% do quadro, o equivalente a 2.673 mulheres em um total de 5.400 colaboradores. O valor é 19% acima da média nacional, que está em 30% de mulheres. Quando o assunto são os cargos de liderança, a mesma tendência é observada na Britânia: as mulheres ocupam atualmente 36% das posições de decisão na empresa, um valor 7% maior do que o observado em média nas indústrias brasileiras, que chega a 29%. O percentual chega a ser 15% maior quando é considerada somente a área administrativa da empresa, que conta com 44% dos cargos de liderança sendo ocupados por mulheres.

Os dados foram retirados de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Instituto FSB, divulgada em março deste ano. O estudo confirma que a Britânia segue no caminho certo no reconhecimento profissional das mulheres.

“Para nós, é muito importante ter diversidade dentro do ambiente de trabalho, pois são as visões diferentes de cada um que constroem a empresa como um todo. Britânia não possui rótulos, nós buscamos profissionais comprometidos e que queiram crescer conosco. Ficamos orgulhosos de ver todas essas mulheres engajadas, com muita determinação e profissionalismo”, comenta Leandro Esperança, gerente de Recursos Humanos da Britânia.

Uma das mulheres à frente da empresa é Cristiane Clausen, diretora geral da Britânia. Ela começou sua carreira na companhia há 23 anos, como supervisora de Importação. Tendo notável atuação, com comprometimento e grandes resultados, a diretora recebeu novos desafios, passando também pelo cargo de gerente de Importação. Atualmente, ela é responsável pelas áreas de Desenvolvimento de Produtos, Engenharia, Qualidade, Assistência Técnica e Produção (fábrica).

Segundo Cristiane, a liderança feminina tem um olhar mais sensível para as situações.

“A mulher tem um olhar muito próprio, sabe o que é ideal para os seus times. Às vezes, nos colocam como frágeis, mas os resultados que alcançamos são bem expressivos e afastam essa alcunha”, declara.

A diretora também ressalta o número crescente de mulheres na Britânia.

Britânia comemora 67 anos com quase 50% de mulheres na equipe

“Um fator desafiador é que algumas mulheres ainda sofrem pressão para conseguir manter seus empregos e cuidar da casa e filhos. Apesar da dupla jornada estar presente na maior parte da vida das mulheres, a superação é constante, fazendo com que encontremos caminhos para lidar com essa situação. No entanto, a Britânia é uma empresa que preza por ter em seu quadro de colaboradores essa diversidade, porque isso permite que tenhamos novos olhares e pontos de vista que tornam nosso dia a dia mais humano e mais real para o trabalho em equipe”, finaliza a diretora.

Britânia também se orgulha em ter sido pioneira quando o assunto é inclusão feminina. Fundada em 1956, sob o nome de Metalúrgica Eletro Dínamo, que fabricava fogões, fogareiros e móveis metálicos, a empresa teve Thereza M. de B. Withers como sua primeira diretora presidente. Em 1963, a empresa se expandiu e começou sua linha de fabricação para o segmento de eletroportáteis, em especial, ventiladores. A partir do amplo sucesso de vendas, a empresa decidiu mudar o seu nome para Britânia Eletrodomésticos.

Em constante evolução, a Britânia segue construindo uma trajetória inovadora e cercada por várias conquistas que cada vez mais solidificam a empresa e sua marca, permitindo um percurso de sucesso e de valorização das pessoas, dos seus parceiros e de todas as famílias brasileiras. Até a próxima sexta-feira (30), a empresa celebra seu aniversário com a campanha ‘Transformando Casas em Lares’, com promoções e cupons de desconto em seu e-commerce.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.