Skip to main content

O CPB London trabalhou com a agência de pesquisa Perspectus Global para avaliar como as crianças ainda são afetadas pelo preconceito inconsciente de gênero, criando uma campanha com base em suas descobertas. A partir do Dia Internacional da Mulher (8 de março), “Imagine” é uma campanha nacional centrada no tema deste ano #BreakTheBias.

Uma série de cartazes convida o público a simplesmente “imaginar” a pessoa que assume um cargo específico, incluindo um diretor executivo, um médico, uma enfermeira e um maquiador. Os pôsteres perguntam se estão imaginando um homem ou uma mulher no papel, destacando como a maioria das pessoas ainda é afetada pelo preconceito inconsciente de gênero.

Campanha da CPB Londres destaca preconceito de gênero inconsciente - ADNEWS
Imagem: Reprodução/CPB London

O estudo, realizado em fevereiro, entrevistou 1.000 pais de crianças residentes no Reino Unido de cinco a 11 anos e 1.000 crianças residentes no Reino Unido nessa faixa etária. Ele revelou que 39% das crianças pesquisadas achavam que “as mamães deveriam cuidar dos bebês e fazer todo o trabalho doméstico”, com 38% concordando que “os papais deveriam ir trabalhar”.

Quarenta e cinco por cento acreditavam que as enfermeiras são sempre mulheres, enquanto 22% acreditavam que um médico provavelmente seria um homem. Sessenta por cento das crianças achavam que ser encanador ou eletricista era trabalho de homem e quase metade (46%) disse que os homens sempre são melhores engenheiros. No entanto, a pesquisa também descobriu que a maioria concorda que as crianças devem crescer para ser o que quiserem (94%), enquanto 82% acreditam que meninos e meninas podem ser tão bons nas mesmas coisas.

Três em cada 10 pais disseram que tiveram que explicar aos filhos que homens e mulheres podem fazer o mesmo trabalho. Além disso, três em cada 10 pais admitiram que houve muitas vezes em que seus filhos expressaram crenças que reforçam estereótipos de gênero prejudiciais.

Os apoiadores oficiais da campanha “Imagine” incluem Creative Equals, Goodstuff, Assembly e Open Media. Good Stuff e Assembly estão liderando a campanha nas mídias doadas, incluindo fora de casa, social, display e cinema.

Helen James, diretora-gerente da CPB London, disse: “Apesar de todo o progresso feito, é chocante ver como as visões profundamente arraigadas ainda podem ser sobre os papéis de mulheres e homens. “E quando essas são as opiniões de nossos filhos – nosso futuro – isso nos diz que ainda temos muito trabalho a fazer para criar um mundo onde seu gênero não faça diferença para o que você pode alcançar”.

A CPB London também criou um livro de colorir infantil, que está disponível para compra no site da agência. Com uma abordagem semelhante aos cartazes, o livro pede para “desenhar o que você imagina ao ler a manchete”. Todo o dinheiro arrecadado com o livro de colorir “Imagine” será usado para alimentar um “futuro melhor e mais diversificado” com Beyond Equality e Young Women’s Trust.

James explicou: “A ideia é que não há desenhos certos ou errados – apenas uma visão de nossas suposições sobre os papéis de gênero. Todos nós temos preconceitos inconscientes, e a única maneira de mudar isso é questionar e fazer as pessoas falarem”.

Matéria traduzida de Campaign.

Leave a Reply