Skip to main content
Cathy Birle

Publicitária, Head de Conteúdo e Sócia do Adnews.

Você conhece os perigos em dividir informações nas redes sociais, e como isso pode impactar o futuro da sua família? Se ainda não parou para pensar sobre isso, melhor ler essa matéria agora.

Em um cenário digital em constante evolução, é crucial entender os potenciais riscos associados ao compartilhamento de informações e experiências pessoais nas plataformas de mídia social, seja documentando férias, casamentos ou até mesmo o nascimento de um filho. Uma vez postadas online, elas se tornam acessíveis a qualquer pessoa, sem quaisquer restrições.

Para esclarecer essa questão, a Deutsche Telekom, maior companhia de telecomunicações da Alemanha e da União Europeia, criou um anúncio impactante que utiliza inteligência artificial para manipular a imagem de uma criança, mostrando como ela pode parecer no futuro. A campanha, intitulada ‘A Message from Ella’, apresenta uma versão deepfake sofisticada de Ella, atualmente uma criança, imitando de forma convincente o movimento e a fala humanos, o que deixa seus pais surpresos quando encontram a filha projetada na tela do cinema.

“A Telekom fornece a melhor e mais segura infraestrutura de rede, mas além de acessar essa rede, também devemos nos equipar com o conhecimento e as ferramentas necessárias para garantir o gerenciamento seguro e responsável de nossos dados na internet. À medida que o campo da inteligência artificial avança, ele apresenta oportunidades e riscos. Neste anúncio, permitimos que a IA nos alerte sobre suas próprias capacidades, enfatizando simultaneamente nosso fascínio e admiração pela ferramenta. Devemos aprender a navegar em ambos os aspectos com prudência”, comenta Uli Klenke, Chief Brand Officer (CBO) da companhia.

As cenas são perturbadoras e mostram usos maliciosos da tecnologia, que teriam sido obtidos a partir dos registros públicos da menina de apenas 9 anos. Em meio à possibilidade de roubo de identidade e fraudes financeiras, incluindo golpes contra os próprios pais a partir da manipulação da voz da filha, também estão vexames públicos que podem envolver o compartilhamento das imagens como memes, levando a bullying e ofensas pessoais.

Assista ao filme completo da campanha abaixo para conferir o recado que a Ella adolescente deu aos pais sobre o compartilhamento de suas fotos nas redes sociais.

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.