Skip to main content

Você é do tipo que encontra uma fila e já sai perguntando o motivo para as pessoas que estão em volta? Pois é, a Heineken sabe que muita gente tem esse costume, e usou esse truque como campanha de marketing. Dá para acreditar?

O grupo Heineken apresentou na semana passada em São Paulo (SP) um grande momento da campanha ‘Raro como FYS’. A ação foi realizada entre os dias 14 e 18 deste mês, e formou uma fila gigante no Shopping Ibirapuera, um dos maiores da cidade, sem motivo aparente.

Boatos deram conta de se tratar de um refrigerante peculiar e compensador da espera, e aí está a conexão com as raridades que vem sendo exploradas pela marca para posicionar o produto, especialmente por contar com características únicas dentro da categoria, como 50% menos açúcar e menos marketing, sem abrir mão da refrescância e do sabor de qualidade.

No final da fila, havia um stand para degustação dos sabores de FYS, que são Guaraná da Amazônia, Limão Siciliano, Laranja Pêra e Tônica com toque de Limão Siciliano, a última também na versão zero.

A ideia, concebida pela agência AlmapBBDO e desenvolvida em parceria com o time de influência da MktMix, atua com força na amplificação do acontecimento nas redes sociais, como Instagram e Twitter, com intermédio dos broadcasters Gabriel Holtz e Luana Zucoloto, que estiveram presentes na quinta-feira (15), e produção de conteúdo em canais como Choquei, Emputecido e Vai Desmaiar, a fim de fortalecer o discurso da marca, que também prepara um material especial para seus perfis próprios.

Está previsto o volume de 14 mil doses de sampling durante os quatro dias da ação, que entregou três latas de FYS em sabores variados para cada pessoa que participou. 

“A fila traduz a expectativa do encontro e brinca com a predileção do público brasileiro por aglomerações, ainda que não se saiba o que vai encontrar. FYS aparece como elemento surpreendente e amarra os pilares de toda a campanha, afinal, um refrigerante com 50% menos açúcar e menos marketing é raridade no mundo dos refris”, afirma Bruno Piccirello, diretor de Marketing das marcas não alcoólicas do Grupo Heineken no Brasil.

A campanha ‘Raro como FYS’ tem como pauta a dificuldade de encontrar um refrigerante com 50% menos açúcar e menos marketing, e foi desenvolvida a partir da escuta dos consumidores, especialmente em comentários nas redes da marca, sobre a dificuldade em encontrar os refrigerantes no mercado.

As peças e eventos relacionados à campanha trazem o humor como fonte de comunicação, para reforçar credenciais de qualidade. Anteriormente, foram apresentados filmes inspirados em “Onde está Wally” e na busca por itens históricos, como a primeira moeda do mundo, um lenço de Cleópatra e um vaso chinês, além de mídia digital, OOH e YouTube. Confira um dos filmes completos da campanha abaixo.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.