Skip to main content

O RD Summit 2023, maior Business Festival do Brasil, começou nesta quarta-feira (8) em São Paulo (SP), e promete chegar com tudo no Expo Center Norte, com expectativa de receber mais de 15 mil participantes nos três dias de evento. Focado em Vendas, Comunicação, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, o encontro é a combinação perfeita entre Negócios, Educação e Entretenimento.

Neste ano, o RD Summit, que historicamente era realizado em Florianópolis (SC), migrou para a capital paulista, centro da economia brasileira, por conta do crescimento do evento. Em entrevista exclusiva para o Adnews, Denis Braguini, diretor de Eventos do RD Summit, explicou um pouco da mudança, afirmando que o ex-CEO, Eric Santos, identificou a oportunidade de transformar as experiências da empresa em um produto, investir nessa estratégia de eventos presenciais e fomentar esse ecossistema.

O evento sempre aconteceu em Florianópolis, mas tomou uma proporção tão grande que, infelizmente, a estrutura da cidade passou a não comportar mais a demanda que tínhamos de projeto. Era um evento que a gente construía parte da estrutura, porque não tem centro de eventos que comporte a projeção, disse Braguini.

Um dos principais diferenciais do RD Summit é o formato híbrido, que já era adotado antes da pandemia de Covid-19. Desde 2017, o evento entrega uma experiência online para os participantes. Nesta 9ª edição, o RD Summit Reality Show acontece em paralelo ao evento presencial, funcionando como um evento complementar que não transmite tudo o que acontece no evento presencial. Com uma série de entrevistas e palestras exclusivas, o acesso é gratuito e qualquer pessoa pode acompanhar o conteúdo.

As marcas parceiras também estarão presentes no online, como a G4, uma das maiores empresas focadas em educação executiva, que terá um podcast oficial dentro do evento. A expectativa é receber entre 40 e 60 mil participantes nesse formato, já que ano passado, o evento atingiu a marca de 30 mil pessoas acompanhando de forma remota.

O RD Summit é uma verdadeira imersão de três dias que recebe profissionais diversos, de todas as áreas de atuação e  vários perfis de empresas. Mais de 60% desse público são lideranças, o que potencializa a geração de negócios. Além disso, o evento conta com nove trilhas de conteúdo, direcionadas principalmente para Marketing, Vendas, Inovação e Tecnologia, com o objetivo de capacitar os profissionais, ao mesmo tempo em que proporciona trilhas Conversacionais, Desenvolvimento Pessoal, Gestão Estratégica, Diversidade e Inclusão e E-Commerce, com mais de 150 palestrantes entregando estes conteúdos.

Segundo Braguini, a grande aposta do ano é a Inteligência Artificial, temática que estará presente em diversas trilhas. O Conversacional e o Uso do Marketing de Influência também são temas que se destacam.

Ativações e Interações

Fortalecendo o compromisso com a educação, entretenimento e negócios, RD Summit conta com uma série de marcas, empresas e instituições parceiras, trazendo maiores experiências para o público.

As maiores empresas de tecnologia estão presentes no evento, com Google assinando a trilha de IA, TikTok tendo um palco proprietário e trabalhando o conteúdo mais focado em marketing de influência, LinkedIn e entre outros parceiros. Porém, startups que ainda estão em crescimento também são bem-vindas, afinal, essa é uma forma de se lançar para o mercado e ganhar visibilidade de marca.

O evento conta com uma Feira de Negócios que tem mais de 20 mil m2 e engloba diversas iniciativas, além de um espaço dedicado a receber instituições educacionais, como ESPM, FGV, Alura, Conquer, FIA, Tera, USP, entre outras, com o foco em alavancar a carreira dos profissionais que participam do evento.

Como entretenimento, o RD Summit proporciona uma Feira Gastronômica com mais de 70 food trucks, três restaurantes e marcas parceiras focadas em gastronomia, ou seja, bastante variedade! E ao final de cada um dos três dias, é realizada uma grande festa com happy hour e presença da distribuidora de chope oficial, Heineken. A Revista Billboard está assinando a playlist do evento, e todas as músicas que você escutar são selecionadas por eles. Outras marcas patrocinadoras são GOL, Sympla, The Coffee e Unesco.

“Acreditamos muito nessa frente de entretenimento, pelo motivo de encantar o participante. O encantamento vem nos pequenos detalhes, todas essas iniciativas são feitas exatamente para isso. E a partir do momento que levamos o evento para São Paulo, a gente passou a se apropriar de coisas que a cidade é referência, como gastronomia. O entretenimento começa desde a régua de comunicação”, destacou o diretor de Eventos.

Trajetória do RD Summit

O RD Summit surgiu por um demanda do público. A princípio, a RD Station trabalhava como uma solução de marketing digital, expandindo para uma plataforma com diversas ferramentas intuitivas e práticas que ajudam as empresas a crescerem de forma previsível e escalável. A empresa sempre foi referência em produção de conteúdo e começou com um blog focado em educar o mercado. Dessa forma, as pessoas os questionaram sobre a possibilidade de realizar um evento presencial para explorar todo esse conteúdo.

Na primeira edição do evento, a RD se preparou para receber apenas 200 pessoas e se surpreendeu com um sold out. O evento teve um retorno muito bom do ponto de vista do público, em termos de conhecimento, geração de negócios e networking.

A RD Station possui algumas soluções dentro do portfólio. O core do negócio começou com a RD Station Marketing, focada em estratégias de marketing digital. E hoje, tem um CRM focado em vendas, então pratica uma jornada de narrativa, onde a marca atrai o cliente e depois converte isso para a venda, por meio desta plataforma de CRM e outras inúmeras estratégias. Atualmente, a empresa conta com mais de 45 mil clientes, mais de 2 mil agências parceiras e 900 funcionários que atuam majoritariamente no Brasil, mas estão presentes em mais de 40 países, com ação secundária no México e na Colômbia. O escritório-sede fica em Florianópolis.

Recentemente, a empresa foi reconhecida com o 9º lugar no ranking Brasil do Great Place to Workpor trabalhar diversidade e inclusão, entre as 150 melhores empresas de diferentes segmentos na categoria ‘Multinacional de Médio Porte’.

“Esses dados são muito legais, porque também temos um programa de parcerias que é muito forte para agências de marketing digital. É um dos maiores, se não o maior programa de agências parceiras do Brasil hoje”, ressaltou Denis Braguini.

* Com supervisão de Jéssica Bitencourt | Foto de capa: Divulgação/RD Summit

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????