Skip to main content
Patrícia Marins

Patrícia Marins é apaixonada pela comunicação verdadeira e transformadora. Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, também é cofundadora do Women on Board, diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), embaixadora do SheInc e conselheira do MeToo Brasil, do Congresso em Foco e do Movimento Expansão.

O Carnaval é um intricado processo de comunicação, uma linguagem coletiva que se desenha ao longo dos séculos, carregada de símbolos e semiótica vibrante. Mais do que isso: o Carnaval é uma das formas mais potentes de storytelling.

Diferentes expressões comunicacionais são apresentadas pelo carnaval. Uma festa que tem o seu maior simbolismo na forma de expressão crítica e de sátira relacionada à política e à crítica social, com personagens, celebridades, transgressões de gênero e nudez.

Uma verdadeira festa de semiótica com um grande inventário de tipos de signos e de misturas sígnicas.

Entenda porque:

1. Música: A gênese do Carnaval está entrelaçada com a diversidade cultural do Brasil. A miscigenação de influências africanas, indígenas e europeias teceu um mosaico único de expressões artísticas. As marchinhas de Carnaval emergem como o mais genuíno meio de comunicação popular, carregadas de chacota e mensagens profundas, inclusive de protesto.

2. Fantasias: Cores vibrantes, adereços extravagantes e máscaras não são meros ornamentos, mas linguagem visual que transmite a energia pulsante do nosso povo.

3. Representação: No turbilhão de cores, sons e emoções, o Carnaval é um canal essencial para a expressão da identidade brasileira.

4. Intencionalidade: Narrativas das músicas carnavalescas servem como crônicas sociais, capturando sentimentos, denunciando injustiças e desafiando normas estabelecidas.

5. Bloco de Rua: Ao mergulhar na multidão de Olinda, percebi que o Carnaval promove diálogo incessante, onde expressões artísticas se entrelaçam com as demandas da sociedade.

6. Engajamento e Sincronicidade: O Carnaval se revela como espaço para inúmeros manifestos coletivos.

7. Sorriso: A cada batida de tambor, a cada passo de dança, a cada expressão artística, a alegria carnavalesca está expressa.

8. Comunicação Popular: Nesse contexto, a festa não é apenas fuga da realidade, mas sim um espelho que reflete nuances da sociedade. Letras das músicas servem como crônicas sociais, capturando sentimentos coletivos, denunciando injustiças e desafiando normas.

Carnaval transcende os limites do entretenimento efêmero, sendo uma linguagem dinâmica que se renova a cada ano, absorvendo transformações sociais, culturais e políticas.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Adnews

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens