Skip to main content

O CEO da TikTok, Shou Zi Chew, testemunhará em uma próxima audiência perante o Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Estados Unidos, confirmou um porta-voz do comitê à CNN na segunda-feira. Chew será a única testemunha na audiência, marcada para 23 de março.

Espera-se que o executivo testemunhe sobre as práticas de privacidade e segurança de dados do TikTok, seu impacto sobre os usuários jovens e sua “relação com o Partido Comunista Chinês”, de acordo com um anúncio de audiência feito no site da comissão.

Deixamos nossas preocupações claras em relação ao TikTok”, disse a presidente do comitê, a deputada republicana de Washington Cathy McMorris Rodgers, em um comunicado. “Agora é hora de continuar os esforços do comitê para responsabilizar a Big Tech, trazendo o TikTok perante o comitê para fornecer respostas completas e honestas para as pessoas.

A audiência no congresso americano ressalta o crescente risco político para o TikTok, à medida que suas negociações com o governo dos EUA sobre um acordo de segurança nacional continuam se arrastando. As autoridades americanas levantaram preocupações de que a China possa usar suas leis para pressionar o TikTok ou a empresa acima dele, ByteDance, a entregar dados de usuários do país que podem ser usados ​​para fins de inteligência ou desinformação. Essas preocupações levaram o governo dos EUA a banir o TikTok de dispositivos oficiais, e mais da metade dos estados dos EUA tomaram medidas semelhantes, de acordo com uma análise da CNN.

Chew, que assumiu o cargo de CEO do TikTok em abril de 2021, ficou fora dos holofotes até a situação se tornar inevitável. Membros do Congresso interrogaram anteriormente a COO da TikTok, Vanessa Pappas, a face pública da empresa nos Estados Unidos, durante uma audiência no Senado no ano passado.

Essa matéria usou como fonte a escrita por Brian Fung para o site CNN Business.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!