Skip to main content

A edição de 2022 da CES, maior evento de técnologia do mundo, já aconteceu. Com ela, nós tivemos o anuncio de diversos produtos e novidades, e claro, algumas se destacaram, seja por sua inovação ou mesmo por sua natureza no mínimo estranha.

Com tantas empresas grandes no mercado aproveitando para mostrarem o que tem de melhor, muita gente tem interesse em saber o que aconteceu na CES. Para você não ficar de fora sobre o que houve de diferente na CES 2022, nós do AdNews separamos os principais destaques do evento.

Confira as principais novidades da CES 2022:

Roupas feitas para jogos – e o metaverso

A era do Metaverso está cada vez mais perto de acontecer. A novidade anunciada por Mark Zuckemberg no ano passado irá criar uma realidade virtual onde todos podem interagir, mas de que adianta conviver nesse espaço se você não consegue sentir o mundo ao seu redor.

É ai que as roupas inteligentes da Owo entram em ação. Cada um dos coletes colantes da empresa espanhola vem equipado com eletrodos em 10 locais em seu torso e braços, todos controlados por um aplicativo executado em seu telefone. 

Por que eletrodos? Obviamente, para estimular seus músculos para simular a sensação de cair pelo ar, insetos zumbindo nas suas costas e até coisas um pouco mais extremas como… ser esfaqueado? Segundo o CEO Jose Fuertes a empresa planeja tornar as roupas compatíveis com o Metaverso em breve.

Óculos de realidade aumentada que não parecem (tão) ridículos

Os óculos de realidade aumentada geralmente não tem um estilo que se adeque tão bem ao mundo real. Muitas vezes tornando o usuário rídiculo em público, a TCL enxergou isso como um problema a ser resolvido e criou seu próprio protótipo de óculos que parece mais utilizável em público.

O aparelho funciona com uma tecnologia chamada de “guia de onda holográfica”, que permite que algo seja exibido nos seus olhos sem que ninguém veja. Como as lentes desse protótipo são praticamente transparentes e o produto não tem um design tão extravagante, realmente parece um óculos comum com a função especial.

O software do protótipo que vimos estava longe de ser concluído, mas mencionava a capacidade de controlar chamadas telefônicas, visualizar fotos e até exibir texto em um teleprompter virtual. A empresa que trouxe a novidade a CES planeja desenvoler melhor o protótipo nos próximos anos, algo que deve demroar para ficar concluído completamente.

Um medidor fitness para Gatos

Alguns até podem achar rídiculos donos de animais de estimação utilizarem aparelhos rastreadores de batimentos cardíacos para verificarem a qual frequência seus gatos ou cães dormem ou fazem suas atividades. Entretanto, a empresa coreana PurrSong tentou provar o contrário na CES 2022.

A marca revelou um “rastreador fitness” para gatos. O aparelho faz parte de uma linha especial da empresa chamada “design de estilo de vida” habilitado para IoT (Internet das Coisas) para gatos. A principal função do produto é como medida preventiva, avaliando de forma biométrica a rotina e comportamento do animal.

Os produtos para a saúde e estilo de vida dos bichinhos não parou por aí. A empresa francesa Invoxia também anunciou uma coleira de cachorro com inteligência artificial integrada na CES. A CEO da empresa falou sobre como nós amamos que nossos animais tenham vidas melhores.

Nas palavras dela da CEO francesa Amélie Caudron:

“O lugar do animal de estimação na família está mudando”, e acrescentou: “Não é mais uma relação cão-dono. Pensamos em nós mesmos como pais e nossos cães como membros da família”.

Um projetor de imagens que funciona em lugares bem inesperados

Mesmo em uma CES com divulgações tão estranhas quanto a desse ano, um padrão ainda segue: as marcas mostrando suas televisões enormes para o público. A Samsung no entanto entrou focada em um ramo bem menor, literalmente. A empresa coreana fez um grande anúncio envolvendo projetores.

Pesando menos de 2 quilos, você pode carregar o novo projetor Freestyle da Samsung de sala em sala sem muito barulho. E apesar de seu tamanho compacto, o Freestyle pode projetar uma imagem de 1080p de até 100 polegadas em uma tela, parede ou na lateral de sua casa.

Agora, pequenos projetores de home theater não são exatamente novos – o que torna o Freestyle interessante é o que ele pode fazer com a ajuda de alguns acessórios. A Samsung planeja lançar um complemento de bateria que deve manter o Freestyle longe das tomadas por até duas horas por vez. 

Um robô que mordisca seus dedos e aquece seu coração

Essa aqui é bem inusitada, mas para quem gosta de coisas fofas com certeza vai ser um dos melhores itens da lista. Desenvolvido pela Yukai Engineering, esse robô pode ficar dando pequenas mordidas nos seus dedos para aquele momento que você precisar de um pouco de tranquilidade.

Chamado de Amagami Ham Hamm, o pequeno robô pode parecer um gato ou um cachorro. Para levar as mordicadas nos dedos, basta aproxima-los da boca do animal mecânico. A empresa ainda se preocupou em colocar padrões diferentes de mordidas feitos através de uma tecnologia chamada de (acredite se quiser), “HAMgorithms“.

Para o CEO da Yukai, Shunsuke Aoki, a resposta para o por quê da criação desse produto é simples: dar as pessoas um pouco de felicidade quando elas precisarem. O Amagami será financiado por uma campanha de crowdfunding em alguns meses e, se tudo der certo, ser comercializado por cerca de 30 dólares.

Um robô que provavelmente vai incomodar você

Os robôs humanóides estão ficando cada vez mais realistas. Entretanto, essa aproximação da realidade só conta de verdade quando os comparamos com seus antecessores. Na vida real, esses aparelhos ainda caem no chamado “vale da estranheza”, quando sabemos que algo não é humano mesmo que pareça e isso nos incomoda naturalmente.

O novo robô, Ameca, da Engineered Arts é um exemplo perfeito disso. O aparelho que foi apresentado no evento foi feito para ser colocado em eventos e interagir com as pessoas. O aparelho, feito de metal e plástico, tenta reproduzir ao máximo de forma fiel as expressões humanas, contando com as caretas.

O vídeo da Engineered Arts mostra a Ameca realizando gestos faciais e de mão que são de fato naturais, embora marcadamente lentos. A empresa toma o cuidado de descrevê-la como “não ameaçadora”, embora o nível de ameaça do robô esteja nos olhos de quem vê.

E a Engineered Arts não é a única empresa que vende sósias humanas na CES. A DeepBrain AI está apresentando seu novo software chamado AI Studios: basta digitar um roteiro de vídeo e o programa gerará instantaneamente um humano deepfake para executar o que foi apresentado inicialmente. 

Uma tela dobrável que funciona como um laptop

Depois de muito tempo de desenvolvimento, os aparelhos com telas dobráveis finalmente estão chegando as mãos do grande público. Com isso, a Asus, gigante no ramo da fabricação de computadores desenvolveu seu próprio produto com tela dobrável para avançar no mercado.

Seu novo Zenbook 17 Fold é um tablet enorme – é um pouco mais pesado que o novo MacBook Pro de 14 polegadas da Apple – e possui uma tela sensível ao toque de 17 polegadas, como o nome sugere. A grande vantagem do aparelho é poder se transformar de um laptop para um tablet em segundos com a tecnologia dobrável.

Mas precisamos de uma tela dobrável em nossos computadores? A Lenovo, rival da ASUS, tentou uma abordagem semelhante com o ThinkPad X1 Fold PC lançado há mais de um ano, e os revisores quase universalmente criticaram a coisa. 

Um purificador de ar que também é um fone de ouvido

Como deu para perceber por alguns produtos anteriores dessa lista, a CES é cheia de itens que tentam ser funcionais e ao mesmo tempo, usados como acessórios. Talvez nesse grupo a Ible, empresa de Taiwan, tenha sido a que lançou o produto mais aleatório esse ano.

O Airvida E1 é, em sua essência, um purificador de ar de íons negativos que envolve seu pescoço. E como estamos em 2022 e sempre precisamos de uma maneira rápida de evitar interagir com outras pessoas, esse novo modelo tem um conjunto de Fones de ouvido Bluetooth com cancelamento de ruído integrados.

Como purificadores de ar semelhantes, o Airvida destina-se a ajudá-lo a respirar mais facilmente quando o pólen ou a fumaça começam a pairar no ar. A empresa afirma que testes de laboratórios em Taiwan e no Japão mostram que o Airvida pode ser eficaz na remoção de partículas de covid do ar, e claro, o que melhor do que ouvir música enquanto o ar está sendo purificado?

Matéria traduzida do site The Washington Post, escrita por Chris Velazco e Tatum Hunter.

Leave a Reply