Em 2019, o comércio feito por plataformas conversacionais (C-Commerce) para México, Índia e Brasil foi de 5,4 bilhões de dólares e hoje acontecem mais de 11 bilhões de trocas de mensagem em Whatsapp entre pessoas e empresas. Mas não para por aí, com a adoção de Inteligência Artificial a tendência é esse mercado crescer cada vez mais. De acordo com a Statista, o mercado mundial de chatbots era previsto atingir 65,5 milhões de dólares em 2020 e deve chegar a 458,8 milhões em 2027.
Para 2021, a tendência é aumentar a quantidade de empresas que usam assistentes virtuais para atendimento e vendas assistidas. Isso porque a relação com o cliente pode ser transformada pela humanização dos chatbots quando há uma linguagem natural na plataforma.
“Vemos uma aceleração muito importante na adoção de tecnologias de conversação, o que mostra que as empresas estão vendo a necessidade de estar onde seus clientes e usuários estão; são os aplicativos de chat que irão melhor atendê-los e facilitar sua vida”, diz Karla Berman, vice-presidente da Yalo Chat, em entrevista ao portal MILENIO.
Karla diz ainda que viu a sua empresa crescer rapidamente desde o início do ano passado, fruto da evolução natural da utilização de ferramentas tecnológicas e da necessidade das empresas de acelerarem os seus processos de atendimento digital.
“Vimos uma enorme transformação digital nos últimos meses. O que pensávamos que levaria anos, devido à pandemia levou meses ou até semanas. As vendas por chatbots tem muitas soluções que permitem às empresas fornecer um melhor atendimento ao cliente e tornar ainda mais eficiente os processos de vendas.”, diz o CEO da Yalo, Javier Mata, em entrevista ao ADNEWS.