*Thiago Catino
Um estudo do Campaign Monitor mostra que pelo menos 50% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis. Isso significa que adaptar campanhas para esse meio é um verdadeiro desafio para as marcas. Hoje, o e-mail é uma das principais fontes de tráfego das páginas de e-commerce, principalmente pelo ROI oferecido por esse canal. Por isso, elaborei uma lista com ações concretas que as empresas podem adotar para se diferenciar da concorrência e otimizar o desempenho de suas campanhas de email marketing:
Identifique os hábitos dos destinatários – Em primeiro lugar, uma estratégia eficaz de email marketing direcionada para celular deve levar em consideração uma série de parâmetros técnicos e contextuais. Quanto mais conhecidos forem o propósito e as limitações do usuário, maior será a probabilidade de ele fornecer conteúdo relevante no momento certo. Portanto, é essencial identificar o sistema operacional que seu cliente usa (iOS, Android, etc.), a plataforma de leitura preferida (webmail ou aplicativo, Gmail ou Outlook, etc.), o ambiente em que está quando abre a mensagem (na loja, em casa, perto de um ponto de venda, etc.) ou o melhor momento para receber o e-mail.
Esteja na vanguarda da inovação – O celular oferece a possibilidade de integrar de forma simples elementos diferenciadores nos e-mails, como vídeos ou códigos QR, que muitas vezes são utilizados para evitar cópias físicas de bilhetes de venda, cupões de desconto ou até mesmo cartões de programas de fidelidade.
Facilite a identificação do remetente – Restrições à leitura de um e-mail em um dispositivo móvel, que aumentam os riscos para as marcas serem associadas ao phishing (roubo de identidade da marca), tornam a identificação rápida e fácil dos remetentes mais importante. Para fazer isso, certifique-se de que a conta utilizada tenha um nome conhecido do destinatário, além de um endereço de e-mail que não suscite dúvidas, como: Nike <[email protected]>.
Tecnologias como o BIMI já permitem que o logotipo do remetente seja exibido diretamente na caixa de entrada do Yahoo, e em breve farão isso também no Gmail, tornando mais fácil para o destinatário identificar o remetente.
Otimize o tempo de carregamento do e-mail – A aparência do e-mail é fundamental, mas é recomendável usar imagens HD nítidas para não diminuir o tempo de carregamento do conteúdo do e-mail. Antecipar potenciais limitações externas, como o ambiente de visualização ou cobertura do destinatário, e levá-las em consideração também é fundamental para garantir o tempo mínimo de upload (ideal = peso inferior a 100 KB), mesmo nas circunstâncias menos favoráveis.
Tenha cuidado com a exibição – os anunciantes devem garantir que o criativo funcione independentemente do tipo de dispositivo, sistema operacional ou aplicativo de e-mail usado. Portanto, é necessário testar a exibição de gifs animados, e-mails relativamente longos (rolagem) e assuntos com emoji em vários ambientes diferentes (webmail, aplicativos, software de e-mail) e em vários dispositivos (tablets, celulares, etc.), mesmo com o modo escuro do iPhone.
Para melhorar a legibilidade e o envolvimento do cliente, a integração de carrosséis de imagens e formulários interativos ao e-mail são boas alternativas.
Para maximizar as taxas de conversão, as marcas devem minimizar o caminho até o cliente, permitindo o acesso às compras com um clique. Para isso, otimizar a leitura de e-mails no celular é essencial. É também fundamental conhecer o público-alvo, os seus hábitos de consumo e o terminal que utiliza para visualizar o e-mail, para que a estratégia se adapte a cada caso. O e-mail continua a ser um verdadeiro gerador de valor e a sua evolução constante exige uma estratégia sólida para poder explorar todo o seu potencial.
*Thiago Catino é Senior Customer Success Manager da Validity