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Então você acabou de encontrar a imagem perfeita e quer comprá-la, e agora? A primeira coisa que você precisa saber é que não está realmente comprando a imagem. Você está na realidade comprando uma licença que te oferece certos direitos para usá-la. Pensando nisso, responder estas cinco perguntas pode te ajudar a diminuir o risco de uso não autorizado posteriormente.*

1. A imagem é royalty free (RF), direitos controlados (RM) ou Editorial?

“RF”, “RM” e “Editorial” são maneiras comuns para descrever o tipo de licença disponível para uma imagem. Isso é importante porque o tipo de licença determina o que você pode (e não pode) fazer com a imagem.

  • Royalty Free (RF)
    Muitas imagens que você encontra são listadas como RF, e esse tipo de licença geralmente te dá o direito de usar a imagem por quanto tempo você quiser, quantas vezes quiser, em qualquer lugar do mundo e entre todos os tipos de mídia. Podem haver certas restrições de uso que você deve estar ciente — caso esse seja o caso, essas restrições serão explicadas no acordo da licença.

  • Direitos controlados (RM)
    Licenças de RM te dão o direito de usar imagens apenas para usos específicos (que pode incluir uso promocional e comercial) — fatores que devem ser considerados incluem o tipo de conteúdo que você quer produzir, como o tamanho e localização da imagem, duração de uso e distribuição geográfica. Com RM, talvez você possa licenciar uma imagem de uma forma exclusiva.

  • Editorial
    Notícias, esportes, entretenimento e imagens de arquivo são licenciadas baseadas nos mesmos fatores que licenças RM, mas geralmente só é possível usar essas imagens quando elas são relacionadas a eventos de notícias ou quando são de interesse público. Normalmente, você não pode usar imagens editoriais para propósitos comerciais (por exemplo: publicidade ou para promover um produto) porque as pessoas contidas nela, ou os donos dos produtos ou propriedades na imagem não a autorizou para esse tipo de uso.

2. Por quanto tempo a imagem será usada?

Quando você licenciar uma imagem RF, você pode usá-la por quanto tempo precisar. Imagens RM e Editorial são normalmente licenciadas por um período específico — entre uma semana até alguns anos. Lembre-se que uma vez que uma licença RM ou Editorial expira, você não pode continuar a usar a imagem sem uma autorização adicional, então certifique-se que a sua licença cobre o período integral da sua campanha ou projeto.

3. Quanto você quer gastar?

Você pode licenciar uma imagem por vez, mas isso pode consumir o seu orçamento. Se você notar que está usando imagens RF com frequência, considere comprar uma assinatura anual para um número determinado de licenças. A vantagem dessa opção é que quanto mais você comprar, mais barato será o custo de cada imagem. Para licenças RM, o preço pode variar dependendo de como você planeja usar a imagem e se você quer licenciar a imagem de uma forma exclusiva.

4. A sua imagem tem pessoas, marcas registradas, monumentos ou trabalhos artísticos?

Se a resposta for sim, podem existir alguns direitos de privacidade, marcas registradas e direitos autorais que podem prevenir certos usos da imagem (como projetos comerciais). Para conteúdo RF, é importante garantir que qualquer modelo e/ou proprietários cederam os direitos (também conhecido como “liberações”) antes de licenciar a imagem — o provedor já pode ter essas liberações assinadas para a sua imagem e você geralmente pode encontrar a situação da liberação na página de detalhes da imagem. Saiba que se uma liberação não tiver sido obtida, isso pode restringir as maneiras pelas quais você pode usar a imagem.

5. O provedor da imagem oferece proteção legal (indenização)?

Outra maneira de reduzir alguns riscos legais é licenciar imagens através de um provedor que oferece proteção de imagens. Por exemplo, se você seguir os termos de acordo da licença, a Getty Images pode indenizar você de acordo com o uso da sua licença RF contra reivindicações que declaram que o seu uso da imagem infringe direitos autorais, marcas registradas ou direitos de privacidade.

Ficou com alguma dúvida?

Para mais informações e para explorar o nosso conhecimento em licenças de acordo com o seu uso do conteúdo da Getty Images, entre em contato com o seu representante de vendas.

Por André Pantaleão, diretor da Getty Images Brasil.

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