Cinco perguntas para se fazer antes de comprar uma imagem

Por André Pantaleão, diretor da Getty Images Brasil

Adnews

15.10.2019

Cinco perguntas para se fazer antes de comprar uma imagem

Então você acabou de encontrar a imagem perfeita e quer comprá-la, e agora? A primeira coisa que você precisa saber é que não está realmente comprando a imagem. Você está na realidade comprando uma licença que te oferece certos direitos para usá-la. Pensando nisso, responder estas cinco perguntas pode te ajudar a diminuir o risco de uso não autorizado posteriormente.*

1. A imagem é royalty free (RF), direitos controlados (RM) ou Editorial?

“RF”, “RM” e “Editorial” são maneiras comuns para descrever o tipo de licença disponível para uma imagem. Isso é importante porque o tipo de licença determina o que você pode (e não pode) fazer com a imagem.

  • Royalty Free (RF)
    Muitas imagens que você encontra são listadas como RF, e esse tipo de licença geralmente te dá o direito de usar a imagem por quanto tempo você quiser, quantas vezes quiser, em qualquer lugar do mundo e entre todos os tipos de mídia. Podem haver certas restrições de uso que você deve estar ciente — caso esse seja o caso, essas restrições serão explicadas no acordo da licença.

  • Direitos controlados (RM)
    Licenças de RM te dão o direito de usar imagens apenas para usos específicos (que pode incluir uso promocional e comercial) — fatores que devem ser considerados incluem o tipo de conteúdo que você quer produzir, como o tamanho e localização da imagem, duração de uso e distribuição geográfica. Com RM, talvez você possa licenciar uma imagem de uma forma exclusiva.

  • Editorial
    Notícias, esportes, entretenimento e imagens de arquivo são licenciadas baseadas nos mesmos fatores que licenças RM, mas geralmente só é possível usar essas imagens quando elas são relacionadas a eventos de notícias ou quando são de interesse público. Normalmente, você não pode usar imagens editoriais para propósitos comerciais (por exemplo: publicidade ou para promover um produto) porque as pessoas contidas nela, ou os donos dos produtos ou propriedades na imagem não a autorizou para esse tipo de uso.

2. Por quanto tempo a imagem será usada?

Quando você licenciar uma imagem RF, você pode usá-la por quanto tempo precisar. Imagens RM e Editorial são normalmente licenciadas por um período específico — entre uma semana até alguns anos. Lembre-se que uma vez que uma licença RM ou Editorial expira, você não pode continuar a usar a imagem sem uma autorização adicional, então certifique-se que a sua licença cobre o período integral da sua campanha ou projeto.

3. Quanto você quer gastar?

Você pode licenciar uma imagem por vez, mas isso pode consumir o seu orçamento. Se você notar que está usando imagens RF com frequência, considere comprar uma assinatura anual para um número determinado de licenças. A vantagem dessa opção é que quanto mais você comprar, mais barato será o custo de cada imagem. Para licenças RM, o preço pode variar dependendo de como você planeja usar a imagem e se você quer licenciar a imagem de uma forma exclusiva.

4. A sua imagem tem pessoas, marcas registradas, monumentos ou trabalhos artísticos?

Se a resposta for sim, podem existir alguns direitos de privacidade, marcas registradas e direitos autorais que podem prevenir certos usos da imagem (como projetos comerciais). Para conteúdo RF, é importante garantir que qualquer modelo e/ou proprietários cederam os direitos (também conhecido como “liberações”) antes de licenciar a imagem — o provedor já pode ter essas liberações assinadas para a sua imagem e você geralmente pode encontrar a situação da liberação na página de detalhes da imagem. Saiba que se uma liberação não tiver sido obtida, isso pode restringir as maneiras pelas quais você pode usar a imagem.

5. O provedor da imagem oferece proteção legal (indenização)?

Outra maneira de reduzir alguns riscos legais é licenciar imagens através de um provedor que oferece proteção de imagens. Por exemplo, se você seguir os termos de acordo da licença, a Getty Images pode indenizar você de acordo com o uso da sua licença RF contra reivindicações que declaram que o seu uso da imagem infringe direitos autorais, marcas registradas ou direitos de privacidade.

Ficou com alguma dúvida?

Para mais informações e para explorar o nosso conhecimento em licenças de acordo com o seu uso do conteúdo da Getty Images, entre em contato com o seu representante de vendas.

Por André Pantaleão, diretor da Getty Images Brasil.

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