Cibersegurança Criativa: proteger a reputação na era dos deepfakes
Por Mario Marchetti* Imagine abrir seu telefone e assistir a um vídeo do seu CEO dizendo algo que ele nunca diria. Mesma cara. Mesma voz. Mesma maneira de falar. Mas…
Os brasileiros sabem que em um dia de calor intenso, nada se compara a um bom copo d’água… melhor dizendo (e convenhamos), nada se compara a uma Coca-Cola (ou coquinha,…
Adnews
26.04.2024
Os brasileiros sabem que em um dia de calor intenso, nada se compara a um bom copo d’água… melhor dizendo (e convenhamos), nada se compara a uma Coca-Cola (ou coquinha, como é chamada popularmente) gelada. E aposto que ao ler esse início, você se recordou do som da lata ou garrafa sendo aberta, das bolhas efervescentes subindo e, para coroar, aquele “ahhh” que soltamos após beber o primeiro e refrescante gole do refrigerante. Esses sons satisfatórios são como música para os ouvidos, não é mesmo? Pois bem, e se eu contar que a Coca-Cola lançou um novo instrumento, impulsionado por inteligência artificial, que realmente transforma esses sons em música?
Em sua nova estratégia de marketing, a marca está investindo em IA e neurociência para simular a sensação de beber uma Coca-Cola por meio do aplicativo Coke SoundZ. Nele, os usuários podem criar as próprias músicas utilizando amostras dos sons de abrir e experimentar uma coquinha. De acordo com a empresa, todos esses sons são capazes de gerar uma sensação satisfatória em nossos cérebros.
A nova empreitada da Coca-Cola no mundo da inteligência artificial veio após o contrato, avaliado em US$ 1,1 bilhão, de cinco anos com a Microsoft. O objetivo da parceria é a melhora da produtividade e das unidades de trabalho, além de gerir os custos da empresa.
Além disso, a parceria fará com que não somente o Coke SoundZ, mas também todos os aplicativos da empresa passem a integrar a nuvem da Microsoft.
“É o próximo capítulo importante na jornada de priorizar o digital na empresa”, declarou o VP da Coca-Cola, Neeraj Tolmare.
Sobre o app
Durante a explicação sobre como funciona o aplicativo, a Coca-Cola não apresentou muitos detalhes sobre como a IA é empregada, revelando apenas que ela é utilizada para analisar as formas de onda a partir dos sons da experiência de beber o refrigerante.
Acredita-se também que a IA seja utilizada como forma de um algoritmo que mistura sons.
Outra parte pouco comentado pela empresa é a neurociência por trás do aplicativo. Sobre isso, o maior detalhe exposto até o momento é o fato de que a marca trabalhou com o apoio da cientista cognitiva e comunicadora de ciências, Katherine Lewis.
“Desde o som do efervescente até o toque do gelo, cada ruído desencadeia uma sensação de antecipação que libera dopamina em nossos cérebros. Incorporamos essa ciência ao Al, buscando fornecer sons que sejam edificantes e agradáveis”, disse a cientista em um comunicado de imprensa da Coca-Cola.
O aplicativo, desenvolvido em parceria com a WPP Open X e a AKOA, já está sendo utilizado em uma campanha da Coca-Cola Zero Açúcar e provavelmente será aproveitado em futuras campanhas focadas em música.
Do digital para o físico
Disponível gratuitamente para iOS e Android, o aplicativo está superando as barreiras dos smartphones. Agora, além da versão digital, a Coca lançou uma versão física do Coke SoundZ voltada para DJs e produtores musicais, afim de que eles criem suas próprias faixas com o novo instrumento que se assemelha a uma garrafa de Coca-Cola.
Assim como o app, a versão física também oferece uma ampla variedade de sons adicionais, podendo produzir diversos tons de sintetizador, o que consequentemente aumenta as possibilidades de combinações.
Apesar de surpreendente, a campanha não é a primeira vez que a empresa se aventura no marketing com IA. No início de 2023, a marca lançou o desafio ‘Create Real Magic’ (do inglês, ‘Crie Mágica Real’), onde artistas utilizaram IA generativa para criar conteúdos. Em novembro do mesmo ano, a Coca lançou uma campanha na famosa The Sphere, em Las Vegas, utilizando imagens geradas por inteligência artificial para promover o refrigerante Y3000 Zero Açúcar.
Coca-Cola e as novas estratégias de marketing
A Coca-Cola, assim como boa parte das grandes marcas, está investindo cada vez mais em campanhas de marketing inovadoras. Recentemente, além do investimento em tecnologia, a empresa lançou a plataforma Foodmarks para celebrar os marcos da gastronomia pelo mundo, combinando momentos de felicidade, boa comida e, é claro, uma coquinha gelada.
Os primeiros Foodmarks lançados convidaram as pessoas para redescobrir a magia que existe durante o ato de saborear sua comida predileta, assim como quando a Marilyn Monroe foi fotografada aproveitando um clássico cachorro-quente nova-iorquino, ou até mesmo a icônica cena de Cazuza em uma pizzaria com seus amigos, ambos aproveitando o momento com uma Coca-Cola ao lado.
Até o momento, mais de 400 Foodmarks, lançados em parceria com marca de mídia e lazer Time Out, se destacaram durante o lançamento em diversas cidades pelo mundo, como no Rio de Janeiro, onde a atriz Deborah Secco esteve presente e compartilhou a sensação de participar desse momento.
“Participar dessa ação está sendo maravilhoso para mim. Como todos sabem, sou uma grande apaixonada por Coca-Cola. Sempre acompanho minhas refeições com Coca-Cola Sem Açúcar, sem exceção! E compartilhar minhas lembranças dos tempos no meu Foodmark, que também é dedicado ao Cazuza, está sendo mais especial do que nunca! Este projeto é simplesmente incrível”, comentou a atriz.
Após o evento, a Coca-Cola apresentou os Foodmarks de outras celebridades de diferentes estados do Brasil, como Luísa Sonza, Lore Improta, Yarley e Renata Fan.
Confira o local escolhido por cada celebridade:
Luísa Sonza
A cantora escolheu seu próprio restaurante em São Paulo, o Altar Cozinha Ancestral.
Lore Improta
Lore escolheu a Barraca Buraco da Velha, na cidade de Lauro de Freitas, em Salvador.
Yarley Ara
Yarley escolheu o Cantinho do Frango, localizado em Fortaleza. O influenciador compartilhou a importância da Coca-Cola em sua vida e como ela sempre esteve presente em momentos de afeto.
“Coca-Cola para mim significa família pois sempre esteve presente em todos os momentos felizes da minha vida, principalmente com minha família e amigos em Fortaleza – Ceará, a terra que eu nasci e está no meu coração! Quando eu lembro de Fortaleza eu lembro logo da minha boa panelada com arroz, cuscuz, cheiro verde e é claro a minha Coca-Cola bem gelada. Colecionar momentos é muito bom, mas eternizá-los acompanhado de uma Coca-Cola é melhor ainda! Esse é o meu Foodmarks: Fortaleza + panelada + cantinho do frango + coca cola = perfeição.”, disse Yarley Ara.
Renata Fan
A modelo e apresentadora Renata Fan escolheu o Hard Rock Café, no Rio Grande do Sul.
“O Foodmark é uma ótima ferramenta para as pessoas se conectarem aos seus ídolos e aos lugares que eles consideram relevantes em suas vidas e que os tragam lembranças afetivas. Todo mundo sabe que eu sou apaixonada pelo Internacional, então minha lembrança afetiva só podia ser com o meu time do coração. Claro que minha história está linkada ao maior clássico do Rio Grande do Sul e a uma vitória do meu Inter por 3×2 frente ao nosso maior rival em outubro do ano passado. Comemorar com meus amigos no HardRock Café de Porto Alegre com um Grilled Salmon e uma Coca-Cola gelada, sem dúvida nenhuma, deixou essa vitória ainda mais saborosa.”, compartilhou a apresentadora.
Sabia mais sobre a plataforma Foodmarks e as novidades da Coca-Cola no site oficial.
Por Mario Marchetti* Imagine abrir seu telefone e assistir a um vídeo do seu CEO dizendo algo que ele nunca diria. Mesma cara. Mesma voz. Mesma maneira de falar. Mas…
Em uma das maiores audiências da TV americana, a plataforma de apostas Kalshi veiculou um anúncio inteiramente gerado por inteligência artificial durante as finais da NBA. Produzido com o gerador…
Por Mario Marchetti* Você já foi convencido a comprar algo por um chatbot? Se a resposta for não, talvez já tenha acontecido e você nem tenha percebido — e é…
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.