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Além da ação da Disney em parceria com o Instituto Gerando Falcões, Disney Brincar e Doar, que instalou ativações em lojas de brinquedos das principais cidades brasileiras, onde cada hora brincada equivale a R$50 doados para a ONG, com o objetivo de ajudar quem precisa e reconectar famílias e crianças de todo país, as duas instituições também se juntaram à Riachuelo, uma das maiores varejistas de moda do país, para celebrar o Dia das Crianças de forma especial.

Produtos exclusivos foram lançados pela marca, inspirados em personagens da Disney, e parte das vendas da coleção oficial para a data também serão destinadas ao Instituto, que já é parceiro da Riachuelo desde 2022, com o Bazar da Gerando Falcões. A coleção também comemora os 100 anos da Disney, buscando a construção de um futuro mais inclusivo e promovendo a diversidade e imaginação. Por isso, o nome da campanha é O amanhã que eu quero.

Quando pensamos em transformação e sustentabilidade, não tem como não pensar em crianças, elas são o nosso futuro. A base de tudo para transformar a sociedade com um olhar mais sustentável e inclusivo nasce nas crianças, é na educação que tudo se transforma, afirma Cathyelle Schroeder, head de Marketing da Riachuelo.

A campanha também buscou dar espaço a novos artistas. Quatro artistas urbanos participaram da criação das peças, que inclui pijamas, acessórios, camisetas, jaquetas e vestidos para crianças de 0 a 16 anos, e trazem estampas dos personagens mais encantadores da Disney.

Deise Evlin e Diego Tadeu de São Paulo (SP), Suellen Rodrigues de Fortaleza (CE) e Clara Feliz de Natal (RN) foram os artistas convidados. Cada um desenvolveu estampas exclusivas por meio de sua arte e individualidade, e a ideia imprimindo algo único, lúdico e colorido. Confira abaixo os depoimentos desses profissionais.

Com campanhas como essa e parcerias de renome, o Instituto soma cada vez mais auxílio e envolvimento em suas causas. Toda ajuda é bem-vinda, especialmente no que se refere às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O impacto é extremamente positivo e visível, principalmente quando você atua no combate à pobreza, trazendo protagonismo e dignidade para o morador da favela. Nas ações como foco em infância, por exemplo, entendemos que o fortalecimento de vínculos gera um retorno extremamente positivo para essas crianças e as famílias. Compreendemos que, quanto melhor forem as oportunidades ofertadas de forma acessível e lúdica para as crianças já na infância, melhores serão as condições para o seu pleno desenvolvimento. Ficamos muito felizes com a ampliação da parceria com a Riachuelo, que já apoia a Gerando Falcões em nosso Bazar. Isso só mostra o quanto a união de marcas com a causa podem fazer a diferença na vida das famílias que estão em situação de pobreza, destacou Juliana Plaster, diretora de Desenvolvimento e Parcerias da Gerando Falcões.

Atualmente, mais de mil líderes sociais passam pelos cursos de gestão da ONG, o que representa aproximadamente 6 mil favelas contempladas com as ações de combate direto à pobreza. Praticamente todos os projetos da rede estão focados em crianças, e o maior desafio é, de fato, em meio a tantas carências, destacar a importância do cuidado, do amor e da atenção que pais, mães e cuidadores em geral devem ter com crianças e adolescentes.

Com Disney e Gerando Falcões, Riachuelo lança coleção exclusiva para o Dia das Crianças

Estampas foram desenhados por artistas urbanos convidados. (Foto: Divulgação/Riachuelo)

Projetos Riachuelo

A Riachuelo tem diversos projetos dentro da agenda ESG, como o Pró-Sertão, focado em geração de emprego no semiárido do Rio Grande do Norte, que abrange 32 cidades do interior do Estado. O projeto foi criado em 2013 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, em parceria com a Federação das Indústrias (FIERN) e com o SEBRAE/RN, e estimula toda a região com iniciativas, principalmente de mulheres.

A ideia por trás do projeto é interiorizar a indústria têxtil, ao mesmo tempo em que contribui para a geração de emprego em regiões com baixo desenvolvimento. Com 116 oficinas de costura terceirizadas, o projeto já gerou cerca de 5 mil empregos diretos, que beneficiam cerca de 50 mil pessoas. Desse total, 90% tiveram a carteira de trabalho assinada pela primeira vez.

A marca também possui projetos de campos de algodão, que ajuda famílias de agricultores. O algodão agroecológico incentiva a agricultura familiar, e por isso, considera não apenas os aspectos ambientais, mas também os culturais, sociais e econômicos, além de ter a crescente procura de empresas que desejam trabalhar com matérias-primas mais sustentáveis.

Tudo o que fazemos na Riachuelo é buscando o olhar atento, além dos produtos. Não é uma moda pela moda, é tudo o que está por trás. A empresa tem 76 anos, é uma empresa nordestina, com base em Natal e com grandes iniciativas ESG em diversos pilares. A Riachuelo vive e respira isso, ressalta Cathyelle.

O Instituto Riachuelo atende alguns pilares, como oficinas de costuras, treinando mais pessoas para atuarem no programa Pró-Sertão; artesanato potiguar em peças de cerâmica e bordado do sertão de Caicó; formação empreendedora para jovens, por meio do programa Jovem Empreendedor, em parceria com a Junior Achievement e pela viabilização de bolsas de estudo para filhos de colaboradores, em parceria com o SESI e Sistema FIERN, entre outras iniciativas.

* Com supervisão de Jéssica Bitencourt | Foto de capa: Divulgação/Riachuelo

 

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