Skip to main content

A inteligência artificial está chegando nos apps de mensagens! A partir de agora, WhatsApp e Telegram também vão contar com IA. Criado na Espanha, o robô Luzia acaba de chegar ao Brasil para facilitar a vida dos usuários de redes sociais, e uma de suas funções caiu como uma luva para quem não gosta de escutar áudios longos: a ferramenta transcreve e resume gravações! Nossos queridos jornalistas do Adnews, que precisam transcrever entrevistas para produzir as matérias que você gosta de ler aqui no portal, farão bom proveito da nova funcionalidade.

O robô Luzia dá todo tipo de informação, como aquelas que buscamos no Google. Também consegue, por exemplo, fazer um roteiro de viagem. Ela tem ainda uma qualidade que vai dar o que falar no território nacional, que é a capacidade de transcrever os áudios recebidos nos apps de mensagens, especialmente aqueles longos que raramente temos tempo de ouvir.

Para Arthur Igreja, especialista em Tecnologia, esta é uma das maiores vantagens da ferramenta.

“Ela consegue transcrever para texto e fazer o resumo. Então você consegue, por exemplo, pegar um áudio de até 10 minutos e falar ‘Olha, Luzia, me traz os cinco pontos mais importantes’. A pessoa ganha muito tempo com isso”, explica.

Luzia chegou com a melhor das intenções. O problema é como o ser humano vai usar o robô. A mesma ferramenta que servirá para checar informações também pode funcionar como uma armadilha.

“Como ela gera texto, gera imagens, do outro lado, do lado que alguém quiser criar uma fake news, também vai ter a ajuda da Luzia para poder fazer isso. A tecnologia é sempre ferramenta, depende de quem está usando e com qual propósito”, reforça o especialista.

De acordo com Igreja, a inteligência artificial pode até facilitar o trabalho humano, mas não é capaz de substitui-lo por completo.

* Com informações do SBT News

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.