Skip to main content

O seu sonho, o seu desejo mais íntimo, é poder comprar um carro 0km, mas fica na dúvida quanto aos preços e pensa em comprar então um carro usado. Diante dessa imprecisão, saiba que com a Tabela Fipe poderá conhecer os preços reais dos carros novos, seminovos e usados.

Um veículo novo é com certeza o desejo da maioria das pessoas, mas às vezes isso se torna difícil, porém não impossível. Tudo depende dos preços, o que permitirá que você possa escolher a sua melhor opção, para poder ter o seu tão desejado carro na garagem.

Hoje em dia praticamente tudo é possível de ser feito através da internet. O avanço tecnológico permite, de mãos dadas com a variedade de dispositivos, que as pessoas possam fazer pesquisas  e compras online de todo tipo de coisas, desde compras de supermercado, livros, móveis, até carros, com a ajuda da Tabela Fipe.

O que é exatamente a Tabela Fipe?

Quando as pessoas decidem vender os seus carros ou comprar um, a pesquisa e a decisão final podem causar estresse, por isso, a maioria decide usar as lojas de revenda de veículos, para se livrar desse estresse. Mas para que tudo corra conforme o esperado, é necessário conhecer o verdadeiro valor do seu carro ou do carro que você pretende comprar.

Há uma variedade de preços para um carro: a) o preço de troca, o menor, que é pago por um negociante pelo seu carro, b) o preço privado, que é estabelecido entre dois compradores que irão negociar, c) o preço do varejo, o esperado pelo vendedor, que deseja vender um veículo usado para outro comprador.

No entanto, para a maior tranquilidade do comprador, existe a Tabela Fipe, onde é possível consultar os valores dos veículos. Mas, o que significa FIPE? Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Criada em 1973, é uma organização sem fins lucrativos, de pesquisa de indicadores financeiros e econômicos que abrange o mercado nacional.

Se bem os preços variam de acordo à região, a Tabela Fipe serve para as negociações e avaliações de carros seminovos e usados. Também a plataforma Auto Avaliar ajuda, pois sendo uma plataforma automatizada, ela faz a avaliação e a cotação de veículos usados.

Como fazer uma compra bem-sucedida

A facilidade de poder comprar um carro pela internet ajuda muito para escolher as melhores opções. Mas é necessário conhecer o verdadeiro valor do mercado antes da decisão definitiva, para que o negócio não acabe em dor de cabeça.

E embora seja muito confortável fazer a compra desde o conforto do seu lar, é necessário tomar cuidado, pois comprar um veículo é um investimento importante!

  1. Escolha um sitio web confiável para comprar o seu carro, esse será o fator fundamental. Verifique que a loja exista, que tenha uma boa reputação, o que poderá ser comprovado através das redes sociais que todos os sítios web possuem.
  2. Outra dica para ter certeza absoluta da segurança desse site é prestar atenção à url, ou seja, ao endereço online, que deve começar com ‘https’. Verifique que o site tenha um telefone de contato e e-mail para poder entrar em contato.
  3. Analise o carro através das fotografias, mas não depende somente delas para poder escolher o seu veículo ideal. Desconfie quanto as imagens são por demais boas ou por demais defeituosas. Portanto, observe muito bem cada detalhe, mas peça sempre o máximo de informação possível sobre o carro. Com esses dados, você poderá checar no Detran Online se é um carro que não tem nenhum tipo de pendencias (multas sem pagar, impostos sem pagar. etc.).
  4. Faça um test-drive antes de comprar o veículo. Nada melhor do que experimentar ao vivo o carro que poderá ser seu. Mas leve um mecânico de confiança, pois só ele poderá descobrir se o carro tem qualquer tipo de problema, desde a carroceria, até a parte mecânica e tecnológica.

Leave a Reply