Como criar calls to action que geram conversões no seu site

Como criar calls to action que geram conversões no seu site

Seus calls to action podem começar a trabalhar a seu favor e não contra você. Examinamos 8 formas de criar CTAs orientados para vendas.

Os Calls to Action (CTAs) costumam ser a forma mais subutilizada e subestimada de aumentar o engajamento em sua página da web ou anúncio. Os profissionais de marketing experientes sabem que os CTAs são um dos elementos-chave de uma campanha, pois seu objetivo é impulsionar as conversões e garantir as vendas. Mesmo assim, muitos editores e anunciantes usam cópias padronizadas e botões comuns.

Felizmente, você pode remediar o descuido com eficiência. Com apenas alguns ajustes, seus calls to action podem começar a trabalhar a seu favor e não contra você. Vamos examinar oito maneiras de criar CTAs que são naturais e orientadas para vendas.

Foco nos benefícios

Para começar, você deve concentrar seus CTAs nos benefícios do produto, serviço, recurso ou experiência que estão promovendo.

Haverá alguns CTAs que seguem a linguagem tradicional, como “adicionar ao carrinho”, “compre agora” e “inscreva-se”, mas os CTAs da sua página inicial e da página de destino precisam ser mais orientados para os benefícios do que o padrão.

Um dos mantras básicos do marketing é a importância da redação centrada no usuário. Embora você possa querer mostrar seu produto e seus recursos, contando toda a história, desde a concepção até a produção, seus usuários provavelmente não buscarão essas informações. Seu consumidor deseja saber qual é o seu produto ou serviço e como isso o ajudará.

É por isso que os CTAs precisam emular o mesmo princípio. Eles precisam mostrar um lead hesitante de que clicar e converter os beneficiará.

Bônus para benefícios imediatos

Se o seu CTA destaca os benefícios que você pode oferecer agora, em oposição a alguns vagos benefícios futuros que o cliente terá, você está no caminho certo para a conversão.

Compreensivelmente, você pode não ser capaz de prometer benefícios instantâneos. Por exemplo, você pode estar vendendo um shake de proteína e, nesse caso, prometer resultados imediatos seria a coisa errada a se fazer.

O truque com o tipo de CTA “agora” é mantê-lo honesto. Se você pode oferecer um desconto de 50% neste minuto, destaque esse fato. Mas não faça promessas que não possa cumprir. Em vez de invocar um senso de urgência, opte por outra tática de CTA.

Esses tipos de apelos à ação funcionam bem para ofertas por tempo limitado, onde você pode jogar com o visitante FOMO (medo de perder). Você pode capitalizar no FOMO usando palavras como “disponibilidade limitada”, “enquanto durarem os estoques”, “único” e assim por diante.

Provoque curiosidade

A curiosidade matou o gato, ou assim diz o ditado. No entanto, espalhar um pouco de curiosidade em todo o marketing e adicioná-la aos CTAs pode ser uma tática muito inteligente. Principalmente se o seu produto não for óbvio e o cliente estiver preparado para acreditar que você pode ajudá-lo a aprender algo novo.

Para começar, os clientes potenciais gostam de ser seduzidos. Eles gostam de sentir que estão tendo uma experiência de usuário emocionante e divertida. Qualquer coisa que possa fazer você se destacar servirá ao propósito mais geral de ficar na mente dos visitantes. Portanto, uma versão um pouco nova do CTA clássico pode ir muito longe.

Este tipo de CTA funciona bem em sites de SaaS (Software as a Service), especialmente se você oferecer uma demonstração gratuita acessível instantaneamente ou mostrar aos usuários algumas informações que eles não conhecem. 

Reconheça o problema e forneça uma solução

Esta estratégia de composição de CTA é um pouco semelhante ao nosso foco nos benefícios. Você quer lembrar ao usuário o que ele está tentando fazer. Lembre-os do problema que os levou a você em primeiro lugar e, em seguida, forneça uma frase de efeito que garantirá uma conversão.

Pense sobre os principais problemas que seu público-alvo enfrenta e as principais soluções que seu produto ou serviço oferece. Considere as seguintes questões:

  • Qual é a parte mais chata, irritante ou complexa do problema?
  • Como você está ajudando a mitigar isso?
  • A que seus clientes provavelmente responderão melhor?
  • Como você pode se diferenciar de seus concorrentes?

Você precisará de redação inteligente aqui, pois deseja destilar sua mensagem até as necessidades básicas e se concentrar em um ponto de cada vez. Você pode criar páginas de destino individuais para diferentes pontos problemáticos. Além disso, você pode alterar a cópia da página principal e CTA de tempos em tempos e o teste A / B até localizar a melhor versão.

Forneça Prova Social

A prova social é frequentemente mencionada como uma tática para aumentar a conversão. Ajuda a estabelecer confiança em você como uma marca desconhecida de seus novos leads e visitantes, e mostra que você já conseguiu satisfazer um determinado número de clientes.

A prova social vem em todos os tipos de formatos e tamanhos, mas depoimentos e análises são seu disfarce mais popular (e eficaz). Apresentando-os em suas páginas principais (e também em suas páginas de produtos), você pode superar parte da hesitação inicial que todos têm ao olhar para algo novo. Você pode, de fato, provar seu valor.

Supere possíveis objeções com a microcópia

Quando alguém chega pela primeira vez à página de uma empresa com a qual nunca trabalhou antes, e muito provavelmente uma empresa da qual nunca ouviu falar antes, a maioria dos visitantes instantaneamente desenvolve perguntas e objeções.

Afinal, você não poderia criar uma página e escrever um texto que atendesse a todos. Mas o que você pode fazer é tentar prever as objeções mais comuns que um lead provavelmente terá. Em seguida, tente eliminá-los com seus CTAs.

Você pode coletar suas informações de diferentes fontes, como: equipes de atendimento ao cliente, FAQs, comportamento do seu público-alvo, etc. 

Outro ponto importante a se pensar: você pode estar pedindo a seus usuários informações que eles podem relutar em fornecer. Ao explicar por que você precisa disso, você pode superar com eficácia qualquer hesitação.

Por exemplo, se você perguntar a seus leads sobre a data de nascimento quando eles se inscreverem na sua newsletter, você pode usar a microcópia para explicar que você precisa desses dados para enviar-lhes um desconto de aniversário.

Chame a atenção para a oferta principal

Há um ponto essencial a ser lembrado sobre CTAs: provavelmente haverá mais de um em qualquer página. Na verdade, deve haver mais de um. Se você está colocando todos os seus ovos em uma cesta, por assim dizer, você precisa encontrar outra cesta o mais rápido possível.

A maioria das suas páginas deve ter um CTA de inscrição em newsletter (ou qualquer outro CTA que sirva para capturar leads), bem como um CTA de vendas. Você também pode oferecer outras opções, como:

  • Leia uma postagem do blog
  • Assista um video
  • Confira outro produto
  • Veja o que nossos clientes estão dizendo
  • Aqui está um guia sobre como usar este produto
  • Estas são as nossas perguntas mais frequentes sobre o produto

Mantenha a simplicidade nos calls to action

Finalmente, a última dica é simples: mantenha seus CTAs simples. Você não precisa reinventar a roda. E você certamente não precisa ofuscar todos os outros Calls To Action que outras marcas em sua indústria já usaram.

Tudo o que você precisa fazer é falar a língua de seu público e manter sua própria voz e ponto de vista como marca. Às vezes, o texto mais simples é tudo o que é necessário. Outras vezes, você pode deixar sua criatividade brilhar e incorporar um pouco de humor. Contanto que a mensagem seja clara e a ação que você deseja que o visitante execute seja óbvia, dará tudo certo.

Sua oferta principal deve se destacar mais que as outras. Cada página deve ter uma meta de conversão principal e várias outras menores. O CTA do objetivo principal precisa se destacar ao máximo e ser o mais fácil de detectar. Você pode conseguir isso contrastando de forma inteligente a cor de fundo com a cor do botão ou banner CTA. Apenas se certifique de não tornar o contrato muito duro.

Você também pode usar o espaço em branco para enfatizar a importância de um determinado botão ou bolha. O espaço negativo é seu melhor aliado aqui. Seu vazio absoluto atrairá instantaneamente a atenção para os elementos coloridos da página.

Não se esqueça de que também não há regra contra o uso dos mesmos calls to action várias vezes. Da mesma forma, você pode até mesmo solicitar que a mesma ação seja realizada de várias maneiras diferentes.

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