A Creditas, plataforma de serviços financeiros, anuncia seu rebranding. A reformulação inclui novo logo, identidade visual, posicionamento e uma campanha que conecta os produtos de crédito com garantia aos consumidores.
Fundada em 2012, a Creditas surgiu a partir da insatisfação de Sergio Furio com o alto custo do crédito no Brasil. A empresa desenvolveu produtos de crédito com garantia utilizando ativos como casa, carro e salário, buscando oferecer alternativas mais acessíveis. Com um portfólio que ultrapassa R$ 6 bilhões, a Creditas é líder no segmento na América Latina.
O novo posicionamento da empresa reflete seu objetivo inicial de questionar o modelo tradicional de crédito e propor soluções inovadoras. A fintech segue desenvolvendo serviços que combinam tecnologia e sustentabilidade para o mercado de crédito.
Entre 2019 e 2021, a Creditas cresceu rapidamente, alcançando o status de unicórnio e ampliando sua atuação para o México. Em 2022, iniciou uma busca por equilíbrio operacional, atingindo o breakeven em dezembro de 2023. Hoje, com foco em crédito com garantia, seguros e investimentos, a empresa projeta crescimento anual entre 30% e 35% nos próximos cinco anos, mantendo o objetivo de tornar o mercado financeiro mais acessível.
Para a Diretora de Marketing Estratégico da Creditas, Ana Whittaker, a mudança é um marco importante na trajetória da empresa. “Nosso rebranding reflete o novo momento de retomada de aceleração de crescimento e será uma importante alavanca neste sentido. Ao mesmo tempo que resgata a essência da empresa, que com sua atitude inconformista inovou nos mercados de crédito e seguros, olha para o futuro e reflete o compromisso contínuo da Creditas com a construção de um mercado financeiro mais inclusivo e justo”, afirma a executiva.
Nova marca e posicionamento
A Creditas apostou também em uma mudança visual significativa para marcar esta nova fase. O rebranding, que vai além de um novo logo, foi realizado pelo time de marketing e criação da Creditas, em parceria com o estúdio de design Rebu. “Revisitamos toda a plataforma de marca para reforçar nossa conexão emocional com os clientes, oferecendo soluções que acompanham cada momento de suas vidas de forma mais simples e acessível”, destaca Lucas Madeira, Gerente de Estratégia de Marca da Creditas.
“Repensamos desde o propósito e tom de voz até as cores, fontes e fotos, sempre com o objetivo de trazer mais personalidade para a marca, tornando-a mais contemporânea. Com a nova marca colocamos o consumidor no centro e mostramos que os nossos produtos estão em diferentes momentos da vida das pessoas”, destaca Madeira.
O posicionamento, traduzido no conceito “Creditas, a garantia do seu próximo passo”, sintetiza o papel que a companhia tem em ser parceira dos clientes em diferentes momentos da vida financeira, seja por meio de produtos de crédito saudável, como o empréstimo com garantia de imóvel, veículo ou salário, seja para auxiliar os clientes no aprimoramento de suas finanças pessoais, com a educação financeira.
Novo logo (à direita)
Campanha Publicitária
Desenvolvido pela agência Euphoria Creative, a campanha tem como destaque três filmes principais. O primeiro deles explora o conceito central da transformação da marca Creditas, fortemente alinhado ao novo momento da empresa. Intitulado “Inconformado”, apresenta o posicionamento institucional da marca e seu propósito de transformar o mercado de crédito brasileiro.
Os outros dois filmes destacam os principais produtos da Creditas: o empréstimo com garantia de veículo (auto equity), denominado “Bateria”, e o empréstimo com garantia de imóvel (home equity), intitulado “Britadeira”. Ambos os filmes indicam que, mesmo em um cenário caótico de desafios financeiros, os clientes da Creditas estão tranquilos e conseguem dormir em paz. Por meio dos produtos de crédito com garantia, que possuem taxas mais acessíveis, a campanha mostra que é possível não apenas quitar dívidas, mas também fazer novas realizações.
“Para criar a campanha, partimos de uma verdade cultural muito simples e que todo mundo sabe: as pessoas perdem o sono quando estão endividadas ou com qualquer preocupação financeira. Por isso trouxemos o olhar positivo desse insight: com a Creditas as pessoas não vão mais perder o sono, vão dormir como nunca. E a partir daí contamos algumas histórias de um jeito divertido e icônico.” afirma Marcelo Rizério, Co-fundador e CCO da Euphoria Creative.
Filme Inconformados
Filme britadeira – Home Equity
Filme bateria – Auto Equity