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À medida que a temporada de compras de fim de ano se aproxima, lojistas intensificam as estratégias para conquistar a audiência e aumentar a receita. De olho nessas datas importantes para o comércio, a Ecglobal, empresa da Haus, ecossistema de marketing do Grupo Stefanini, conduziu um estudo qualitativo em sua plataforma de consumidores para desvendar os detalhes do comportamento do consumidor e as oportunidades apresentadas pela Cyber Monday.

Embora a data ainda não tenha alcançado a mesma popularidade da Black Friday no Brasil, tornou-se um ponto importante no calendário comercial. Entre 583 consumidores questionados sobre o assunto, 67% expressaram a intenção participar do evento, sendo que desses 39% já tinham adquiridos itens na Cyber Monday e planejam repetir a experiência, enquanto 28% pretendem fazer sua primeira compra este ano.

Para 32% de 370 participantes, os gastos devem ser entre R$ 501 e R$1 mil, enquanto 27% estão dispostos a gastar mais de R$ 1 mil. Eletrônicos são destaque, com 59% planejando investir em dispositivos pessoais, e outras categorias como roupas (44%), eletrodomésticos (40%) e em produtos de beleza e perfumaria (38%). Entre as marcas, SamsungAmericanasAmazon se destacam entre as mais lembradas para data, seguidas Mercado Livre, Magazine LuizaMondialApple, o que evidencia a diversidade de percepções e preferências dos consumidores em relação ao evento.

 

Estratégias

Para captar o interesse dos consumidores, a Ecglobal indica que os lojistas invistam em estratégias que deixem a jornada de compra do consumidor atrativa e vantajosa. O foco deve ser principalmente no ambiente online e nas comunicações, visto que 43% dos participantes afirmam recorrer as plataformas das marcas em busca de ofertas atrativas e 17% assinam newsletters, esperando por informações diretas sobre descontos e promoções.

A data oferece oportunidades significativas para as marcas capitalizarem o crescente interesse dos consumidores por compras online no Brasil. A compreensão aprofundada do comportamento do consumidor e a implementação de estratégias direcionadas podem posicionar as marcas de forma estratégica para maximizar o potencial de vendas.

“Para otimizar as vendas, mesmo no pós-Black Friday, os lojistas podem adotar estratégias exclusivas, como a criação de promoções que integrem ambas as datas, como a oferta de cupons de desconto na Cyber Monday para quem realiza compras na Black Friday. Além disso, a implementação de vendas casadas, especialmente envolvendo eletrônicos e outras categorias de produtos, pode ser uma tática eficaz para impulsionar as vendas”, indica Adriana Rocha, Co-CEO e fundadora da Ecglobal.

 

Conheça a Cyber Monday

A Cyber Monday, criada nos EUA em 2005, chegou com o intuito de expandir as ofertas da Black Friday, incentivando as compras antes das festas de fim de ano. Com o crescimento do e-commerce e a diversificação de produtos online, as empresas viram nessa data uma oportunidade de estimular vendas.

A principal diferença entre a Black Friday e Cyber Monday é o ambiente, já que a data original foca em lojas físicas, enquanto a mais recente privilegiava descontos online. Apesar disso, o avanço do e-commerce ampliou as ofertas da Black Friday para o ambiente online, incluindo no Brasil.

Somente em 2022, a Black Friday brasileira movimentou R$ 6,5 bilhões em vendas online, com previsão de 8,3 milhões de pedidos, 3,5% a mais que em 2021. Apesar de menos popular, a Cyber Monday faz parte do calendário comercial brasileiro e está ganhando cada vez mais visibilidade.

 

Sobre a Ecglobal

A Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, com operações no exterior, países da América Latina e Estados Unidos, e oferece uma plataforma colaborativa, com tecnologia própria para criação de comunidades que apoiam as marcas no engajamento dos seus consumidores, colaboração e cocriação de melhores produtos e experiências. Atualmente, a Ecglobal tem mais de 1 milhão de consumidores ativos em sua plataforma, sendo 600 mil no Brasil.

 

Sobre a Haus

A Haus é o ecossistema de marketing digital do Grupo Stefanini formado pelas seguintes empresas: Gauge, W3haus, Brooke, Inspiring e Ecglobal. Atua focada em ajudar as marcas a se relacionarem melhor com os consumidores e a aumentarem suas receitas.

 

Sobre a Stefanini

A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 36 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com 37 mil funcionários, a Stefanini é apontada como empresa brasileira que mais cria valor internacional, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC).

 

* Foto de capa: Divulgação/Ecglobal

 

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