Skip to main content

Muitas das principais corporações do país e ao redor do mundo desfrutam dos benefícios do Data Driven Marketing.

O Data Driven Marketing é a união da análise de dados e da criatividade para melhorar os resultados das empresas de maneira efetiva e em tempo reduzido.

É a capacidade de tomar importantes decisões mais assertivas com base em dados reais e com isto criar ações de Growth Hacking para aumentar os negócios da empresa e a experiência dos usuários nos seus canais digitais.

Mas se você ainda não sabe exatamente como isso acontece, ou seja, porque os resultados mudam, conheça agora todo o processo.

Profissional e empresas do futuro – A Era 2.0

Os últimos dez anos mostraram que o mundo é capaz de se reinventar, mesmo quando surge aquela sensação de que já estamos no ápice. Desta forma, o novo profissional e as empresas estão vivendo a chamada Era 2.0, focada no marketing digital.

Esta nova era recebe mais investimentos e esforços voltados para a captação e retenção de clientes, principalmente pensando na experiência do usuário.

Na prática, as empresas já sabem que não basta mais oferecer um produto de qualidade e esperar que o cliente venha até o negócio. Afinal, com o volume de opções, é preciso se destacar de alguma forma. A nova Era 2.0 pensa em um conjunto de processos, ferramentas e práticas que acontecem no meio virtual. E com isto, é possível encantar o cliente, trazer apontamentos e considerações importantes, nutrir uma relação de igualdade e muito mais.

Ao mesmo tempo, vem a cultura do Data Driven, desenvolvida para criar um método de análise de dados dentro das empresas para tomada de decisões criativas com base nos dados ao invés do achismo.

Em outras palavras, é uma era tecnológica, pautada em qualidade aliada a experiência, repleta de possibilidades e capaz de transformar os números em ações e lucros.

Data Driven Marketing melhora resultados das empresas

Primeiramente, o Data Driven Marketing refere-se a metodologia ou o planejamento baseado em dados. Logo, todas as decisões de uma empresa são baseadas em informações que foram coletadas e analisadas.

A partir disso, é possível tomar decisões mais pensadas na realidade e evitar erros e falhas que podem acontecer na falta da informação.

Indo um pouco além, o Data Driven é uma das maiores revoluções da internet voltada para o marketing digital, já que trouxe à tona a chance de analisar um volume gigantesco de dados coletados.

Porém, a partir disso, surge a dúvida de como exatamente essa nova era melhora os resultados das empresas. Dessa forma, as vantagens incluem:

Segmentação de usuários

A segmentação de usuários se refere a divisão dos consumidores a partir dos seus interesses, problemas ou personalidades.

Por exemplo, um site que vende aulas de aeróbica pode ter vários públicos com necessidades distintas, como:

  • Aqueles que querem emagrecer;
  • Os que buscam aumentar o condicionamento físico;
  • Outros que querem apenas ter uma rotina mais ativa, etc.

A partir dessa segmentação ou divisão, as ações de marketing são melhoradas, para atingir o público corretamente. Entretanto, apenas com a análise de dados você terá as informações que precisa para criar campanhas de publicidade que realmente funcionam.

A criação de conteúdos com Data Driven Marketing

A criação de conteúdos relevantes está entre os assuntos mais comentados na rede. Sempre que um famoso, influencer digital ou especialista apresenta um produto ou seus benefícios de forma direta ou indireta, a chance de sucesso da campanha é praticamente certa.

Mas, a dúvida que fica é: que tipo de criação o seu público consome?

Dessa forma, o Data Driven Marketing melhora os resultados das empresas porque consegue responder a esta pergunta.

Atualmente, o público não quer ver apenas a sua campanha ou as informações do seu produto/serviço. Ele quer mais informações.

Para isso, é preciso criar conteúdos que sejam relevantes, interessantes e que respondam as perguntas dos usuários.

Esse sistema de análise de dados é capaz de dizer exatamente qual tipo de conteúdo tem um resultado melhor.

A partir disso, você sabe o que os usuários estão consumindo de verdade, no que deveria focar mais, o que pode ser deixado de lado no momento e muito mais.

Experiência do usuário é a estratégia para o sucesso

Considerando a era do mundo atual, falar em experiência de usuário é pensar em sucesso (ou não) para as empresas. Em resumo, o público já cansou do marketing tradicional e não tem mais paciência para viver ou aguentar uma experiência ruim.

Além de um produto/serviço de qualidade, eles buscam atendimento personalizado, vivenciar experiências diferentes e sentirem-se que são importantes ou que suas necessidades estão sendo atendidas. Neste aspecto, o Data Driven Marketing faz uma análise de dados relevantes, levando em conta os interesses e as respostas dos usuários.

Através do Data Driven Marketing, a empresa saberá exatamente o que precisa fazer para atingir esses públicos. Inclusive, uma necessidade de muitas empresas atualmente é começar a apostar na estratégia de UX Design (Design de Experiência do Usuário), que tem o objetivo de garantir a melhor experiência para o usuário através de um alinhamento dos seus objetivos.

Integração com vendas

Dentre as principais vantagens que mostram como o Data Driven melhora os resultados das empresas é a integração com as vendas.

Atualmente, muitas empresas não são capazes de compartilhar as informações corretas entre os setores. Seja porque não possuem esses dados ou mesmo porque existe uma “perca” da informação.

Com a implantação da cultura de coleta de dados e o seu correto uso para a tomada de decisões, esses problemas acabam. Como resultado, os setores corretos recebem todas as informações que precisam para agir de maneira mais eficaz.

Por exemplo, imagine que o setor de marketing ou de criação de posts recebe os dados referente ao retorno financeiro, considerando o que o público está buscando mais naquele momento. Dessa forma, é possível definir ações futuras mais específicas, tomando decisões mais assertivas e inteligentes.

Por Ricardo R. Junior, Diretor de Inovação e Novos Negócios da aunica Interactive Marketing

Leave a Reply