Atualmente, frases como “música brasileira não presta!” são ditas com frequência, em especial por pessoas que criticam, de forma generalizada, os ritmos produzidos em território nacional. Demonstrando o equívoco dessa constatação e reafirmando o seu posicionamento a favor da diversidade, o serviço de streaming de músicas Deezer lançou uma série de conteúdos originais focados na pluralidade cultural do Brasil. A plataforma compartilhou com o ADNews o processo criativo por trás desses projetos e sua visão sobre o papel da música na era digital.
Por meio de iniciativas como ‘Deu Baile’, ‘Forró Viral’, ‘Deezer Sessions’, ‘Deezer Next’ e ‘Canais Deezer’, o streaming está investindo em artistas emergentes e seus potenciais para combinar e criar diferentes subgêneros musicais. Para isso, a Deezer se atentou às múltiplas faces, culturas e estilos que existem no Brasil, observando o que está acontecendo em todos os cantos do país no que diz respeito à música, e desenvolvendo artistas para construírem grandes carreiras domésticas.
“Nossa ideia não é interferir nos movimentos, mas ter um retrato do cenário musical brasileiro. Para isso, nós contamos com o trabalho de pesquisa do time editorial e com fontes externas, indo até os locais onde esses movimentos estão acontecendo e conversando com uma gama de produtores e artistas que são responsáveis por essa movimentação”, comenta o Head de Conteúdo da Deezer, Pedro Kurtz, em entrevista exclusiva ao ADNews.
Um dos principais desafios por trás do desenvolvimento de conteúdos originais direcionados ao público brasileiro é a forma de transmitir, com verossimilhança, as nuances de cada movimento musical.
“Nossos times editorial, de relações com artistas e de conteúdo possuem pessoas de quase todas as regiões do Brasil. Com isso em mente, tomamos muito cuidado na hora da pesquisa e da discussão para aprovar um conceito que queremos criar, sempre verificando se a forma que estamos pensando conversa com o artista e com as culturas locais”, explica Kurtz.
Forró Viral
Em 2021, acompanhando o crescimento do forró no Brasil, a Deezer lançou o projeto ‘Forró Viral’. De acordo com Kurtz, o intuito dessa espécie de “plataforma dentro da plataforma” é reunir o que está sendo produzido no gênero musical e promovê-lo.
O projeto também procura gerar oportunidades para novos talentos e ideias que agreguem ao forró, como a promoção do subgênero ‘Piseiro de Cria’, que junta os ritmos característicos do funk carioca e paulista com a melodia do forró, exaltando um dos atributos mais fortes do Brasil: o encontro de diferentes culturas.
Na seleção do ‘Forró Viral 2024’, a Deezer lançou faixas com a participação de artistas como Felipe Amorim, Melody, Solange Almeida e uma produção inédita do DJ Jeffdepl, que você pode conferir abaixo:
Deu Baile
Falando sobre o impacto cultural do funk e sua influência em outros segmentos musicais, a Deezer promove a música de baile, que abrange subgêneros como funk, rap, trap e hip-hop. Esses e outros estilos exaltam o som que combina o legado do Miami Bass com as ideias das novas gerações, com destaque para nomes como MC Jacaré, Valesca Popozuda, MC Frog, MC Teteu e outros.
Deezer Sessions
Para aproximar esses ritmos tanto de quem produz quanto dos ouvintes, o streaming fortalece o projeto ‘Deezer Sessions’, que apresenta performances ao vivo de artistas dos mais variados estilos musicais no canal da plataforma no YouTube. Com um escritório e um estúdio recém-reestruturados, a Deezer reformatou o projeto para que ele se tornasse imediatamente reconhecível pela estética intimista e acústica.
“Nossa nova estratégia para o ‘Deezer Sessions’ segue de acordo com o contexto de cada época, podendo ou não ser um lançamento, mas trazendo artistas para criarem performances únicas que reflitam o planejamento editorial”, comenta Pedro.
Deezer Next
Seguindo nessa energia de sempre oferecer algo inovador e único, a plataforma promove desde 2017 o ‘Deezer Next’, projeto focado em detectar e impulsionar novos artistas, especialmente os independentes (aqueles que ainda não estão ligados a uma gravadora, mas representam com autenticidade os movimentos dos quais fazem parte).
Assim como os demais projetos da Deezer, o Next envolve um grande trabalho de pesquisa dos times, que estão presentes em eventos para descobrir o que há de novo no mercado, com olhar atento para o potencial de crescimento. Em seguida, os times decidem quais artistas independentes serão selecionados para receber investimento de carreira.
“O Next sempre funcionou como um programa dentro da plataforma. Apesar de conseguirmos atingir uma boa base de usuários para esses artistas, existe um problema de circulação deles no Brasil. Mesmo com um cenário mais favorável atualmente, circular um artista pequeno ainda é um desafio para equipes que pensam se ele venderá ingressos (para shows) ou não”, afirma Kurtz sobre a relação da música com o meio digital e físico.
Nesse sentido, a Deezer, em colaboração com seus parceiros comerciais, coloca em prática um movimento para levar a plataforma para fora do mundo digital, criando outras dinâmicas entre os artistas independentes, os eventos e as empresas.
Segundo o Head de Conteúdo, a iniciativa tem gerado bons resultados para os artistas, que apresentam feedbacks positivos sobre contatos e relações que conseguiram criar a partir dessas dinâmicas. Confira abaixo as artistas que se destacaram no Deezer Next neste ano:
Melly
Allana Macedo
N.I.N.A
Canais Deezer
Além dos projetos citados, o streaming aproveita datas sazonais e temas que estão em alta para promover canais com músicas selecionadas. O time de editores da Deezer cumpre o compromisso de exaltar a diversidade cultural da música brasileira montando playlists que oferecem uma experiência completa, como o ‘Canal Queer‘, um dos destaques durante o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, que promoveu artistas como Pabllo Vittar, Jão, Ludmilla, Urias e LINIKER para celebrar todas as formas de amor. Outro exemplo que se conecta com o mês de junho é o ‘Canal Festa Junina‘, que combinou os maiores sucessos do forró, baião e pisadinha para oferecer um arraial completo e animado.
Essas projetos destacam o compromisso da Deezer em oferecer uma experiência completa não somente para os ouvintes, mas também para os artistas, abraçando suas diferenças e raízes em um grande “palco digital”. Desde a montagem de uma playlist até a promoção de um artista independente, a plataforma demonstra respeito ao legado da vanguarda de cada ritmo, e especialmente, à miscigenação de ideias e estilos que ecoam por todo o território brasileiro.
Acompanhe o ADNews no Instagram e LinkedIn.
#ADDSomethingNew #ADNewsOficial #ADGroupBR