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A Dentsu, empresa global em soluções de marketing e comunicação, anuncia o lançamento do relatório anual Dentsu Media Trends 2024, oferecendo uma visão sobre as tendências que moldarão o cenário da mídia no próximo ano. Entre elas, estão a inteligência artificial generativa, a intensificação da concorrência entre as plataformas de tecnologia e as contribuições sustentáveis das marcas para a sociedade. O título sugere uma revolução iminente: O Ritmo do Progresso: Dentsu 2024 Media Trends.

IA Generativa é o motor do avanço tecnológico

A principal descoberta do relatório é a ascensão da IA Generativa, destacada como o avanço tecnológico mais significativo da última década. Com mais de 60% dos profissionais de marketing engajados, a IA Generativa está pronta para assumir o centro do palco nos próximos meses e anos. Da pesquisa à criatividade, do planejamento à produção de mídia, a IA generativa leva a eficácia da mídia a novos patamares. Esse tema é explorado por meio das seguintes tendências:

  • Ascensão da pesquisa generativa: a IA generativa transformará a forma como as pessoas acessam as informações, desde os mecanismos de pesquisa até as plataformas de e-commerce;
  • Criatividade reimaginada: o aumento da criatividade humana por meio da IA generativa em áreas como conteúdo e redação, bem como desenvolvimento de imagens;
  • Otimizações generativas: aproveitamento da IA generativa para simplificar a produção, a segmentação e a eficácia da publicidade em escala e ritmo.

Nossa pesquisa com clientes mostrou que mais de 60% dos profissionais de marketing disseram que já começaram a se envolver com a IA generativa em suas empresas. Portanto, em nosso relatório Dentsu Media Trends 2024, foi importante para nós identificar e apresentar as vantagens, tendências e tecnologias adicionais para ajudá-los a progredir nesse espaço. Quando reunimos os especialistas de nossas agências de mídia e de todo o mundo para criar essas previsões, é essencial mostrarmos os tópicos mais urgentes e as melhores oportunidades para o futuro. O relatório faz exatamente isso, de uma forma conveniente e de fácil acesso, diz Peter Huijboom, CEO Global e Media International Markets da Dentsu.

A corrida pela monetização

O ano de 2024 será marcado pela intensificação da concorrência entre as plataformas de tecnologia. À medida que se esforçarem para monetizar melhor seus serviços em suas circunstâncias econômicas, as plataformas dobrarão o esforço para proteger mais seus dados, entender seus usuários e aumentar suas ofertas de publicidade. Essa megatendência é incorporada por:

  • Um mundo de aplicativos semelhantes: à medida que as plataformas se tornam cada vez mais semelhantes, atrair a atenção do público nunca foi tão importante para as marcas;
  • De ecossistemas fechados a mais restritos ainda: as plataformas têm uma postura mais defensiva em relação aos seus dados, o que abre a questão mais ampla do delicado equilíbrio entre proteção e capacidade de descoberta;
  • A reorientação da identidade: uma duplicação na inteligência de pessoas por plataformas de mídia à medida que os cookies de terceiros se aproximam do fim da linha;
  • Mais anúncios para mais retorno: expansão da publicidade em novas áreas para a maioria das plataformas, com novos formatos, oportunidades e riscos surgindo como resultado.

Economia da integridade

O crescimento no próximo ano não será apenas uma questão de economia, mas também uma questão de contribuições sustentáveis das marcas para a sociedade. Em meio à crescente polarização social e política e à emergência climática, a criação de espaços online mais diversificados, eficientes em termos de carbono e seguros para pessoas e marcas será fundamental para o sucesso. Os destaques serão:

  • As novas faces do crescimento: com o consumo de mídia se tornando cada vez mais diversificado e pessoal, as marcas devem se adaptar para refletir as necessidades e as identidades dos públicos e permanecer relevantes;
  • Mais seguro, melhor, mais rápido, mais forte: em meio a um cenário digital em rápida evolução, novos desenvolvimentos na garantia da marca visam criar ambientes mais seguros tanto para as pessoas quanto para as marcas;
  • Mais atenção, menos emissões: à medida que as marcas implementam estratégias de eficiência de mídia de carbono, a otimização da atenção deve levar à descarbonização por meio de um impacto otimizado e aprimorado.

A Dentsu também explora a intensificação da competição entre plataformas de tecnologia em busca de uma melhor monetização, bem como o papel das marcas na contribuição sustentável para a sociedade em meio a desafios sociais, políticos e ambientais.

* Foto de capa: Divulgação/Dentsu

 

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