Skip to main content

Hoje (31) é o Dia Mundial do Backup, por isso a Western Digital, apoiada por suas marcas, como SanDisk e WD_BLACK, lançam campanha para conscientização sobre a necessidade do armazenamento seguro dos dados, sejam pessoais ou profissionais.

O movimento ‘Backup Salva’ irá estimular, por meio de ativações nas redes sociais, dicas de especialistas e mídia programática, que as pessoas compartilhem suas histórias e experiências de como foram salvos pelos backups de suas memórias e arquivos.

Com 50 anos de história, a Western Digital respira armazenamento e sabe que todos temos histórias e momentos importantes para guardar e compartilhar. A ideia será baseada na pergunta: Como o backup já te salvou? – o que deverá estimular que mais pessoas se atentem ao fato de que um backup bem realizado e com as tecnologias certas pode fazer toda a diferença. A ação deverá sugerir as marcações: #WorldBackupDay #WDBackupSalva #WDbrasil

“Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância de se fazer backup, a Western Digital quer mostrar que é fácil e existem soluções que atendem a todos os segmentos e usuários. Para isso, criamos uma comunicação divertida e que se aproxima ao nosso cotidiano, principalmente no momento atual. Fica a dica, BackupSALVA, mas só se fizer o backup correto de seus arquivos”, completa Priscila Aiello, Gerente de marketing de canal da Western Digital no Brasil.

Dicas para manter seus arquivos sempre salvos e em segurança 

  1. Cheque a importância dos documentos e salve versões mais atuais: para iniciar o backup, você deve levar em consideração a importância de cada documento. Às vezes, várias versões de um mesmo arquivo são criadas, por exemplo, e provavelmente não há necessidade de salvar todas. Considere os arquivos em suas versões aprovadas ou em andamento. 
  1. Escolha o tipo de armazenamento que melhor se adeque a suas necessidades: contamos hoje com uma variedade de plataformas e dispositivos para o armazenamento. Por isso, é importante avaliar a quantidade de dados que possui e o quanto disso é criado diariamente para que, assim, seja possível definir o espaço necessário, que pode ser medido em GB e/ou TB. Pode-se utilizar dispositivos de backup de estado sólido, como cartões de memória e pen drives, HDD externo, armazenamento de rede, como NAS e Nuvem Personalizada, ou até Data Centers. A escolha deve levar em consideração o perfil do usuário, o risco/benefício do valor a ser investido e a possibilidade da perda do arquivo em questão.
  1. Defina a periodicidade para o backup: realize o armazenamento de todos os seus arquivos. Depois, faça o backup a cada nova alteração relevante ou sempre que precisar. Leve também em consideração que, em alguns casos, podem ser feitas mais de uma versão daquele arquivo.
  1. Considere a possibilidade de precisar restaurar um backup: mesmo quem tem o hábito de fazer backups sabe que corre o risco de apagar ou perder algum documento que não deveria. Neste caso, o uso de um software desenvolvido para a restauração do backup, seja pago ou freeware, pode ajudar a recuperá-lo. Esse processo também pode ser realizado manualmente, mas pode ser mais demorado do que quando é possível usar um software apropriado.
  1. Dados profissionais e pessoais são diferentes: o backup empresarial deve prezar por salvar os arquivos que são ligados à empresa, não permitindo que os funcionários acessem sem permissão ou, até mesmo, salvá-los para uso pessoal. As companhias precisam ter uma política de armazenamento e um responsável pelo gerenciamento destes dados, sem falar claro de soluções robustas e cheias de tecnologia – que irão auxiliá-los nesta gestão dos dados. Já o usuário comum, é ele quem deve avaliar e priorizar o que lhe é mais importante. Entendendo seu perfil e quais tipos de dados ele precisa armazenar, fica mais fácil de buscar por soluções que possam atendê-lo. Independente do caso, o backup deve ser um aliado tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Leave a Reply