CBYK anuncia Érica Carbone como nova Head de Marketing Services
Executiva assume área estratégica com foco em integração de serviços, excelência operacional e crescimento de contas
Nesta quarta-feira (25), durante o Digitalks Expo 24, Fatima Pissarra, CEO da Mynd, trouxe reflexões importantes sobre os desafios enfrentados por mulheres em posições de liderança, especialmente no competitivo mercado…
Adnews
25.09.2024
Nesta quarta-feira (25), durante o Digitalks Expo 24, Fatima Pissarra, CEO da Mynd, trouxe reflexões importantes sobre os desafios enfrentados por mulheres em posições de liderança, especialmente no competitivo mercado de comunicação. Em uma conversa exclusiva ao AdNews, após sua palestra no evento, Fatima compartilhou sua trajetória e discutiu o papel fundamental que algumas figuras masculinas tiveram em sua carreira.
“Eu nunca imaginei que seria uma CEO. Eu queria ser gerente, e foi com o apoio de homens incríveis que me incentivaram que consegui chegar onde estou. Carlos Scappini e Marcelo Azevedo me disseram: ‘você tem capacidade’. Esse incentivo fez toda a diferença”, relembra Fatima. Mesmo assim, ela faz questão de frisar que nunca deixou o preconceito ditar seus caminhos: “Eu nunca vivi pensando assim, por conta de ser mulher, não posso fazer aquilo. Eu optei por ser feliz, fazer o que eu amo, e é isso que eu faço.”
O equilíbrio entre carreira e maternidade
Além dos desafios no mercado de trabalho, Fatima também falou sobre o dilema que muitas mulheres enfrentam ao equilibrar a carreira com a maternidade. Mãe de três filhos, ela reconhece as pressões sociais que envolvem essa escolha, mas reforça que a paixão pelo trabalho sempre falou mais alto – algo que ela faz questão de compartilhar com seus pequenos. “Eu falo para os meus filhos: vocês preferem que eu fique em casa ou trabalhe? E todos dizem: trabalhe. Eles são meus fãs, eles adoram”, conta.
A CEO da Mynd também falou sobre como os envolve na rotina de trabalho. “Eles conhecem os influenciadores que trabalhamos e vão nos eventos comigo. Não sou aquela mulher que acha que não pode ser CEO por causa disso ou daquilo. Eu sou muito feminina, viajo com meus filhos e levo eles comigo para onde posso.”
Autenticidade e saúde mental no mundo dos influenciadores
Fatima abordou ainda como a Mynd, a maior agência de marketing de influência da América Latina, lida com a questão da autenticidade dos influenciadores. “Para entrar na Mynd, a gente tem que se apaixonar pela pessoa. Se o conteúdo me vendeu, então sei que é real e autêntico. Isso é o que buscamos: influenciadores que amem o que fazem e que a gente ame acompanhar”, explica.
Outro ponto importante da conversa foi a crescente preocupação com a saúde mental dos influenciadores, que frequentemente enfrentam uma enxurrada de críticas nas redes sociais. “Eles vivem numa zona de risco e recebem críticas diretas que podem ser devastadoras. Então, na Mynd, buscamos dar suporte emocional e treiná-los para lidar com isso. A saúde mental é uma preocupação constante para nós, tanto pela quantidade de informações que eles precisam lidar quanto pela pressão de estar sempre conectado,” pontua.
Conselhos para futuras empreendedoras
Ao final da entrevista exclusiva ao AdNews, Fatima deixou uma mensagem inspiradora para as mulheres que estão começando no mundo da comunicação e sonham em empreender. “A primeira coisa é ser apaixonado, para mim, regra número 1. Segunda regra, aprenda sobre tudo. Para empreender, você precisa ser as quatro pernas da mesa. Você tem que saber tudo o que as pessoas estão fazendo para direcionar a equipe da melhor forma”, aconselha.
Executiva assume área estratégica com foco em integração de serviços, excelência operacional e crescimento de contas
Projeto amplia a carteira da instituição financeira cooperativa, com enfoque na região amazônica
Após 27 anos de atuação no Itaú, o ex-CMO Eduardo Tracanella volta ao mercado com o lançamento da consultoria Al.in...
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.