Skip to main content

Série mostra imersão de fotógrafos em iniciativas que valorizam preservação ambiental e comunidades locais.

O Discovery lançou hoje, em parceria com a Petrobras, e com criação da agência Propeg, a iniciativa ‘Solo’, série de três episódios que acompanhará a imersão de fotógrafos em projetos socioambientais nos estados do Amazonas, Piauí, Ceará e Rio de Janeiro. A Petrobras é patrocinadora dos projetos mostrados na série, em prol da preservação do ecossistema, da melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e do fortalecimento da economia regional.

Os profissionais foram incentivados a interagir e explorar cada um dos projetos a fundo, para capturar seus objetivos e a essência da cultura e da conexão entre o povo e a terra. Os episódios, de dez minutos cada, contam com entrevistas com os fotógrafos designados, falando sobre suas experiências, além de imagens exclusivas captadas durante a imersão, com o objetivo de mostrar a importância das iniciativas.

A série foi publicada na íntegra no canal do YouTube oficial do Discovery, e versões reduzidas dos episódios também estão sendo veiculadas no canal de TV por assinatura.

A fotógrafa Graci Guarani fotografa o projeto “Raízes do Purus”, no Amazonas, patrocinado pela Petrobras desde 2013, que tem como objetivo contribuir para a manutenção florestal e a conservação da biodiversidade no sul e sudoeste do Amazonas, por meio de manutenção e reaplicação de iniciativas que promovam o fortalecimento da gestão/proteção e o uso sustentável dos recursos naturais das terras indígenas beneficiadas pelo projeto. Para mais informações, acesse aqui.

Jão Vicente cobre o “No Clima da Caatinga”, na região da Reserva Natural Serra das Almas localizada entre as cidades de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI). O objetivo do projeto é diminuir os efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga. O projeto existe desde 2011 e é patrocinado pela Petrobras desde 2013, por meio da iniciativa Petrobras Ambiental. Para mais informações, acesse o site.

E, por fim, a fotógrafa Salem fez uma imersão no projeto “Guapiaçu”, no Rio de Janeiro, que tem como objetivo contribuir para a melhoria socioambiental da região da Baía de Guanabara e entorno, por meio de ações que integrem ambientes e comunidades locais, potencializando ações de restauração, educação ambiental, monitoramento de biodiversidade e reintrodução de fauna nativa. O projeto é patrocinado pela Petrobras desde julho de 2013. Para mais informações, acesse o link.

“Estamos muito contentes em fazer parte dessa iniciativa, que busca valorizar e preservar a cultura e o meio-ambiente brasileiro. Foi muito enriquecedor acompanhar a trajetória imersiva desses artistas, especialmente dentro de suas próprias regiões”, comenta Eduardo Teixeira, diretor de Creative Brand Solutions da Warner Bros. Discovery (WBD) no Brasil. “A WBD tem como um de seus objetivos ter um impacto positivo na sociedade brasileira, seja por meio de nossos conteúdos ou apoiando causas com tanto impacto quanto os projetos ‘Raízes dos Purus’, ‘No Clima da Caatinga’ e ‘Guapiaçu IV’, e estamos sempre buscando mais formas de poder ampliar nossa participação.”

“A ideia sempre foi trazer essa novidade da narrativa conduzida por nomes que entendem muito de concepção de imagens e que também tivessem forte ligação com o bioma retratado. O resultado traz o aprofundamento deles em questões essenciais dos projetos e um forte apelo visual, imprimindo as diferentes visões de cada fotógrafo. E sem dúvida isso está “impresso” de maneira diferente em cada um dos episódios.” Diz Bernardo Cople, diretor de criação da Propeg.

“O projeto “Solos” em parceria com a Discovery celebra sete décadas de paixão da Petrobras pelo nosso país, honrando aqueles que moldaram nossa jornada e olhando com determinação para um horizonte sustentável. Um novo tempo na companhia, que agora se volta para a transição energética justa, focando na redução de emissões e em novas fontes de energia.”, comenta Ana Cláudia Esteves, Gerente de Marcas e Publicidade da Petrobras. “É um tributo à nossa história e uma inspiração para o amanhã. Em cada episódio, encontramos a harmonia perfeita entre nosso legado e a energia que nos guiará rumo ao futuro.”

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens