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De princesas encantadas a brinquedos com vida, a Disney mostra ao público, ao longo de gerações, a importância da infância, rompendo os limites da imaginação e dando asas aos sonhos mais ambiciosos. Por outro lado, nem todas as crianças têm a oportunidade de usufruir da magia desse universo criado por Walt Disney no início dos anos 20. Pensando nisso, a empresa, em colaboração com o Instituto Gerando Falcões, ONG voltada para educação, desenvolvimento econômico e cidadania em favelas, está realizando uma campanha especial para o mês das crianças.

Com o objetivo de inspirar as famílias a aproveitarem o tempo em união e promover os benefícios das brincadeiras, a Disney Brasil, por meio da ação ‘Disney Brincar e Doar’, instalou dez ativações em lojas de brinquedos selecionadas nas principais cidades brasileiras, como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Manaus, Recife, entre outras. Cada hora brincada dentro desses locais equivale a R$ 50 em doações para a ONG, valores esses que serão contabilizados em um painel informativo chamado “brincadômetro”, instalado na Avenida Paulista, na altura do número 1776.

Para aumentar a visibilidade da campanha, o brincadômetro também será palco, nos dois últimos domingos de outubro, de duas ações da Blitz Rádio Disney, contando com quizzes, sorteios e premiações em parceria com a rádio da empresa, na frequência 91.3 FM. Haverá ainda a participação de influenciadores digitais e a exibição de um filme publicitário.

A ‘Disney Brincar e Doar’ se apresenta como uma alternativa para reconectar as famílias e crianças de todo o país, mas ela encara o grande desafio de tornar o mercado de brinquedos e o mundo das brincadeiras atrativo para as crianças da geração digital.

“Para a Walt Disney Company, o Dia das Crianças é uma das datas mais importantes, e todos os anos, nos deparamos com um desafio: como fazer com que as crianças brinquem mais e saiam da frente das telas? Para isso, a campanha, que também destaca a importância de incentivar as famílias a passarem mais tempo de qualidade juntas, faz uma ponte entre o digital e o físico, seja com os espaços físicos de brincadeiras, seja com a participação online nas redes sociais com a hashtag da campanha”, explica Mara Ronchi, líder de Consumo da Disney Brasil.

Entretanto, o que é visto como um desafio, pode ser um grande aliado durante o processo que cativa as crianças a participar desse universo lúdico de brincadeiras.

“O meio digital e o físico são mundos complementares, não excludentes. Muitas vezes, as crianças têm acesso ao nosso conteúdo por meio dos nossos canais online, como o YouTube e o Disney+. Essa interação também é uma forma de brincar, que retroalimenta um ecossistema responsável por instigar as crianças a pegar um brinquedo e recriar as histórias assistidas a partir da imaginação”, ressalta Lucas Younis, líder de Marketing e Consumo da Disney Brasil.

Apesar de construir um ambiente mágico para as crianças, a filial da Disney no Brasil se encontra em um país onde, segundo dados do Cadastro Único, 17,5 milhões de famílias se encontram na linha da extrema pobreza, com renda per capita mensal de até R$ 105. Diante disso, iniciativas voltadas para a transformação social, que busquem democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento para as crianças, se fazem necessárias.

Em entrevista ao Adnews, o Instituto Gerando Falcões foi questionado acerca da elaboração de projetos que levem as famílias que se encontram em condição de extrema pobreza aos espaços de brincadeiras fornecidos pela Disney, a fim de oferecerem a elas a oportunidade de conhecer e aproveitar essa campanha por outra via, além das doações.

“Praticamente todos os projetos da rede estão focados em crianças e o maior desafio é, em meio a tantas carências, trazer a importância do cuidado, do amor e da atenção que pais, mães e cuidadores devem ter com crianças e adolescentes. As Unidades Próprias (UPS), por exemplo, são os nossos polos de cultura, e é uma outra frente que temos por aqui com foco em cultura e esporte. Através de leis de incentivo, muitas crianças e adolescentes de favela têm acesso pela primeira vez a aulas de canto, violão, teatro, tênis, boxe e outras modalidades. Acreditar em potências da periferia para transformar em novos falcões, essa é a nossa missão”, comenta Juliana Plaster, diretora de Desenvolvimento e Parcerias da Gerando Falcões.

Até o momento da publicação desta matéria, foram registradas mais de 5 mil horas dedicadas à diversão, e mais de R$250 mil arrecadados em doações para o Instituto. Isso demonstra o poder que a participação de grandes empresas em iniciativas sociais tem de ampliar a visibilidade desses projetos. Esses resultados reforçam, inclusive, a relevância do compromisso assumido pela própria Disney, ao longo de 100 anos de existência, em levar a magia para pessoas de todas as idades e classes. Você pode conferir a evolução do brincadômetro no site oficial da campanha.

* Com supervisão de Jéssica Bitencourt | Foto de capa: Divulgação/Disney

 

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