Skip to main content

A DeepMind, divisão de Inteligência Artificial do Google, está testando uma ferramenta que poderá se tornar um coach de vida. O projeto utiliza inteligência artificial generativa para realizar diversas tarefas, incluindo aconselhamento de vida e sugestões criativas. A ferramenta também é testada para responder a questões íntimas sobre a vida das pessoas.

Um exemplo de uso da ferramenta seria como abordar um amigo próximo que vai casar em um local distante, e dizer que você não pode pagar para ir. A IA possui uma funcionalidade de geração de ideias, fornecendo sugestões baseadas em diferentes situações. Além disso, ensina habilidades como corrida, e fornece planos de refeições e exercícios personalizados! Já estamos ansiosos pra testar essa novidade. #LiberaGoogle

Christian Guttmann, cientista e vice-presidente de Engenharia, Tomada de Decisões e IA na Pegasystems, falou ao The Guardian sobre ética e segurança no uso de chatbots, e disse acreditar que esta é uma progressão natural de como a IA será implementada em nossas vidas diariamente.

“A IA já é usada com sucesso em outros ambientes há muitos anos, em áreas que são sensíveis e onde as pessoas realmente preferem pedir conselhos a uma IA. É claro que é importante adotar uma abordagem responsável para construir esses relacionamentos entre humanos e sistemas de IA, para garantir que o conselho dado a uma pessoa seja seguro, sólido e esteja de acordo com o que um profissional aconselharia, acrescenta Guttmann.

No início deste ano, o Google se fundiu com a DeepMind para combinar as duas equipes de pesquisa sobre inteligência artificial. O CEO do Google, Sundar Pichai, ressaltou a importância do desenvolvimento de sistemas de IA mais capazes e responsáveis.

Para garantir o desenvolvimento audacioso e responsável da IA geral, estamos criando uma unidade que nos ajudará a construir sistemas mais capazes de maneira mais segura”, ressalta.

IA x Relações Humanas

Mas, afinal, a IA pode substituir as relações humanas? O debate sobre o uso da inteligência artificial em aspectos pessoais está tomando conta de outras áreas, como foi o caso da campanha publicitária para o Dia das Mães lançada pela fabricante de produtos de higiene e limpeza Ypê, em maio deste ano.

O filme assinado pela agência DPZ mostra jovens buscando, na IA, soluções para seus problemas pessoais, algo que elas ainda não conseguem resolver. Em contrapartida surgem as mães desses adolescentes, demonstrando que a tecnologia não consegue substituir o afeto e o contato humano. Essa campanha chamou bastante a atenção da nossa equipe! Se você não viu, assista abaixo.

* Com informações do The Guardian | Foto de capa: Dado Ruvić/Reuters

 

Acompanhe a gente no InstagramLinkedIn e Threads. Adnews, onde as transformações acontecem. ????