Das ondas de Maresias para o mundo, Gabriel Medina se tornou um ídolo do esporte no Brasil. Com dois títulos mundiais (2014 e 2018), os vice-campeonatos (2017 e 2019) e mais vitórias na bagagem, o brasileiro conquista cada vez mais seu espaço como um dos maiores surfistas do mundo na atualidade. Mas todo o sucesso e desempenho no mar não foram conquistados de um dia para o outro.

 No próximo dia 31, o Globoplay lança o filme ‘Gabriel Medina’, surfista natural de Maresias, litoral norte de São Paulo. O campeão de 2014 e 2018 do WSL (World Surf League) vai ser protagonista no novo filme do Canal OFF com HD Filmes, ele vai mostrar a história e a evolução do surfista brasileiro como pessoa e atleta. Tudo isso sob a ótica de familiares, amigos e grandes nomes do esporte, como Galvão Bueno,  Kelly Slater, Mick Fanning. O documentário acompanhará Gabriel e sua família desde que o surfista era uma jovem promessa, através do programa “Mundo Medina”, que tem a sua 8ª temporada já confirmada no canal para este ano.

 ‘Gabriel Medina’ traz imagens exclusivas do arquivo pessoal do atleta e de seus familiares, com registros feitos pelos próprios, mas que nunca haviam sido exibidos ao público. A produção explora momentos marcantes do esportista, desde sua entrada no surfe, com o apoio da mãe e o incentivo e treinamento do padrasto. Com apenas 20 anos, veio a conquista de seu primeiro título mundial, em 2014, e ele despontou como um dos pioneiros na nova safra de ídolos do esporte. Atualmente, integra um grupo seleto de surfistas brasileiros, conhecidos mundo afora como ‘Brazilian Storm’, que também ganhou a grade do Canal Off desde 2012, e que vêm se destacando temporada atrás de temporada.

 Para Gabriel Medina, a produção é a realização de um sonho: “Estou muito feliz em poder contar minha história através desse filme junto com o Globoplay, que já é muito grande e vem crescendo cada vez mais. Será um dia muito especial para mim. Acredito que muitas famílias vão se identificar com a minha história. Todo mundo conhece o Gabriel Medina de hoje, mas não sabe o que passei para chegar até aqui. Estou ansioso para compartilhar minha história, e espero inspirar crianças a sonharem alto e se dedicarem para isso. Tenho certeza que esse lançamento vai ser especial”.

 Diretor do filme, Henrique Daniel revela que a ideia da produção surgiu há muito tempo, quando começou a viajar com Medina para as disputas das etapas do Mundial. “A ideia surgiu na época em que iniciamos as gravações da primeira temporada da série ‘Mundo Medina para o Canal OFF’. Já tínhamos esse olhar de separar o melhor do material para essa produção, mas as coisas foram ocorrendo de forma exponencial. Finalmente chegou o momento que, com os dois títulos mundiais, vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio e a consagração dele como ídolo de uma geração, foi possível criar essa história linda, bem contada e que vai emocionar muita gente”, afirma Henrique.

 O diretor se diz orgulhoso por ter a oportunidade de participar do projeto desde o início da carreira do surfista e completa: “O público pode esperar um filme muito real e verdadeiro, que retrata esse grande campeão que é o Gabriel Medina. Boa parte do material foi capturada nas viagens que fiz ao lado dele. Nós gravamos toda parte profissional e pessoal durante esse período, tínhamos total liberdade para filmar tudo o que acontecia com ele a cada momento”.

 Em um dos trechos do filme, o público vai descobrir, por exemplo, o momento em que Medina decide trocar a bola, recreação diária dele com os amigos, pela prancha de surfe. Tudo isso começou quando o bicampeão mundial, então com 8 anos, topou o convite de seu padrasto, Charles Medina, que fazia treinamentos diários como triatleta e era apaixonado pelo surfe, para entrar no mar e subir na prancha pela primeira vez. Mdo em uma região com altas ondas e clima perfeito para o esporte, não demorou muito para que Gabriel adotasse o novo hobby como profissão. Charles apostou no garoto, iniciou com ele um trabalho de condicionamento físico e, com muito treinamento diário, começaram a parceria que renderia prêmios e títulos nacionais e internacionais. 

 Roteirista do filme, Lucas Paraizo destaca que a produção vai surpreender muita gente. “Quem está esperando ver um filme de surfe, ondas e baterias, vai perceber que está assistindo a história de vida de uma pessoa. O público vai poder conferir um menino se transformando em um homem através do esporte. ‘Gabriel Medina’ é sobre um sonho, família e, também, um jovem brasileiro que acreditava no seu dom e foi atrás do que queria. O Gabriel é um esportista muito jovem ainda e tenho certeza que virão muitas conquistas. O que a gente quis retratar nessa história é o começo de um sonho que certamente ainda terá muitos frutos”, comenta Lucas Paraizo.